Paulistão A4 Rivalo: Protocolo antirracismo é acionado após empate entre Araçatuba e Comercial
O confronto, realizado em Araçatuba, terminou em 0 a 0, apesar de o Leão do Norte ter criado as melhores oportunidades durante os 90 minutos
De acordo com informações divulgadas pelo Comercial, torcedores do Araçatuba teriam direcionado ofensas racistas a atletas da equipe visitante
Araçatuba, SP , 14 (AFI) – O empate sem gols entre Comercial e Araçatuba, pela Série A4 Rivalo do Campeonato Paulista, ficou marcado por um episódio lamentável de racismo registrado após o término da partida.
O confronto, realizado em Araçatuba, terminou em 0 a 0, apesar de o Leão do Norte ter criado as melhores oportunidades durante os 90 minutos, mas sem conseguir balançar as redes.
APÓS O APITO FINAL
A situação mais grave ocorreu depois do apito final, quando uma confusão entre jogadores chamou a atenção da arbitragem. Diante do ocorrido, o árbitro Silvio Renato Silveira acionou o protocolo antirracismo, medida prevista para casos de ofensas discriminatórias dentro das praças esportivas.
De acordo com informações divulgadas pelo Comercial, torcedores do Araçatuba teriam direcionado ofensas racistas a atletas da equipe visitante.
Segundo a assessoria do clube, membros da equipe de arbitragem relataram ter ouvido xingamentos como “preto bosta” e “macaco”, o que reforçou a gravidade da denúncia.
DELEGACIA
Após o episódio, o goleiro Wendell e o preparador de goleiros do Comercial se dirigiram a uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência.
Ambos também prestaram depoimento ao árbitro da partida e ao delegado do jogo, que devem incluir os relatos em súmula para que o caso seja analisado pelos órgãos competentes da Justiça Desportiva.
INVESTIGAÇÃO
O caso deve ser investigado e pode gerar punições conforme as normas da Federação Paulista de Futebol e da legislação vigente, que prevê sanções em situações de racismo no esporte.
O episódio reforça a necessidade de medidas cada vez mais rigorosas no combate à discriminação racial no futebol brasileiro.
PRONUNCIAMENTO DA FPF
A Federação Paulista de Futebol lamenta e repudia veementemente os atos racistas sofridos pelo atleta Wendel e pelo preparador de goleiros Altair, ambos do Comercial, neste sábado (14), durante o jogo entre Araçatuba e Comercial no estádio Doutor Adhemar de Barros, em Araçatuba, pelo Paulistão A4 Rivalo.
É inadmissível que praças esportivas continuem sendo palco para os mais diversos crimes de intolerância e racismo. A FPF espera que as autoridades investiguem mais este caso.
A FPF reforça que manifestações racistas, assim como qualquer forma de discriminação, são inaceitáveis e não serão toleradas.
Seguiremos firmes na defesa dos valores da diversidade, da inclusão e da dignidade humana, atuando de forma permanente na conscientização, prevenção e combate a atitudes discriminatórias, para que o futebol seja um espaço seguro, acolhedor e respeitoso para todos.





































































































































