Queridinho de Felipão, ex-meia do Barcelona está na mira da Ponte
O jogador tricolor teria sido oferecido por empresários ao clube campineiro
Campinas, SP, 28 (AFI) – O tão aguardado camisa 10 da Ponte Preta pode vir com um lastro de ter passado por clubes como Porto-POR, Barcelona-ESP e Chelsea-ING. De acordo com informações do jornal Correio Popular, de Campinas, o meia Deco, hoje no Fluminense, é um dos meias que integram uma lista de possíveis reforços alvinegros.
Deco foi oferecido à PonteSegundo o diário campineiro, o veterano de 35 anos foi oferecido por um empresário quando Guto Ferreira ainda era técnico da Macaca. O negócio esfriou quando surgiu o interesse do Columbus Crew, time que disputa a Major League Soccer (divisão principal dos Estados Unidos).
A favor da Ponte jogaria o fato de que Deco não pretende deixar o país até o final do ano. Sem muito espaço no Fluminense, ele estaria disposto até a reduzir seu salário, que hoje gira em torno de R$ 700 mil. Em Campinas, estaria próximo da família que é da vizinha Indaiatuba, onde também tem negócios e o Instituto Deco 20.
Na Ponte, Deco chegaria para ser o grande armador do time. O jogador teria como “concorrentes” Ramirez, Rafinha e Adrianinho. Roger e Chiquinho, que atuam mais pelos lados, também tem “quebrado o galho” no setor.
Doping
O experiente meia fez apenas oito jogos na temporada e não entra em campo desde 6 de abril, na vitória sobre o Resende-RJ, por 2 a 0, no Carioca. Isso porque o jogador foi pego no doping pelo uso da substância dopante furosemida e acabou suspenso preventivamente por 30 dias.
O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), no entanto, considerou que Deco não fez o uso da substância intencionalmente. Sendo assim, como já cumpriu os 30 dias, o jogador está liberado para voltar a jogar assim que o Brasileirão for retomado.
Carreira vitoriosa
O meia construiu o início de sua carreira no futebol europeu. Com passagens pela base do Guarani, Juventus-SP, Nacional-SP e Corinthians, o jogador atuou por pouco tempo como profissional no próprio Timão e CSA. Após isso, se transferiu ao futebol português onde é ídolo.
Contratado pelo Benfica-POR, Deco começou a se destacar pelos modetos Alverca-POR e Salgueiros-POR. No entanto, foi no Porto-POR que ele ganhou destaque no cenário nacional. Com a camisa do Dragão, foram 226 partidas e 46 gols, que o levaram a virar cidadão português e defender a seleção local.
Deco era queridinho de FelipãoO luso-brasileiro virou uma das principais peças de Portugal, muito por conta do técnico Luiz Felipe Scolari, que comandou a seleção de 2003 a 2008. O meio-campista deixou o Porto com mais de dez títulos, sendo o principal a Liga dos Campeões de 2003-2004.
Depois disso, ele foi para um dos principais clubes do mundo, o Barcelona. No clube catalão, ele atuou de 2004 a 2008 e fez parceria com craques como Ronaldinho Gaúcho e Messi. Depois de 161 jogos e 22 gols, o craque conquistou títulos como a Liga dos Campeões de 2005-2006.
Depois de deixar a Catalunha, Deco foi para o Chelsea, a pedido do técnico Felipão, que assumira o time inglês. Em Londres, porém, não teve grande sucesso. Desde 2010, o meia está no Fluminense, onde disputou 73 jogos e marcou seis gols. As contusões têm sido o problema do veterano.





































































































































