Que o Guarani chegue às quartas do Paulistão para sonhar com Copa do Brasil em 2024

O sorteio foi polêmico e triste para o futebol. Mas agora é pensar no futuro e não ficar chorando o leite derramado. A sorte jogou contra o Guarani.

No jogo da sorte da CBF, o bilhete premiado ficou com o Criciúma, e de cara o Guarani deixa de arrecadar no mínimo R$ 620 mil.

COPA DO BRASIL 2023 - Sorteio
Sorteio histórico e triste de 23 segundos. Foto: Reprodução CBF

Campinas, SP, 16 (AFI) – Claro que vão sobrar críticas à FPF (Federação Paulista de Futebol) pelo fato de não ter distinguido vaga ao Guarani na presente Copa do Brasil, o que originou o sorteio pela CBF para estabelecer o desempate com o Criciúma, em pontuação no ranking da entidade principal do futebol. (Veja todos os Detalhes !)

No jogo da sorte na tarde desta segunda-feira, o bilhete premiado ficou com o Criciúma, e de cara o Guarani deixa de arrecadar no mínimo R$ 620 mil.

Pelo menos agora a regra do jogo para vagas à Copa do Brasil versão 2024 ficou bem clara. (A diretoria do Guarani vai se pronunciar oficialmente).

Copa do Brasil 2023
Sorteio ‘sem graça’ durou exatos 23 segundos e manchou o futebol nacional. Foto: Reprodução CBF

REGIONAIS

Em decisão acertada, a CBF passa a valorizar os campeonatos regionais, pois através deles os clubes vão conquistar vagas à Copa do Brasil.

Agora, do primeiro ao quinto colocado do Paulistão de 2023 as vagas serão asseguradas na edição subsequente.

No caso do futebol paulista, essas vagas podem ser ampliadas na hipótese quase certa de clubes conquistarem classificação à Libertadores.

Assim, em projeção lógica, em vez de cinco, o Estado de São Paulo pode chegar a oito vagas à Copa do Brasil de 2024, considerando-se que Palmeiras, Corinthians e São Paulo são candidatíssimos à Libertadores subsequente.

Portanto, o sinal está ligado ao Guarani para que conquiste classificação nesta fase preliminar do Paulistão, pois do contrário a situação ficará arruinada.

O lado bom da mudança de regulamento é a valorização dos estaduais.

Agora, grandes clubes vão repensar a validade de escalar equipes alternativas e até mesmo reservas em seus jogos do Paulistão, para que a classificação não esteja ameaçada.

PONTE PRETA

O que se vê por aí é pontepretano debochando da desgraça alheia, sem que se dê conta que a vaga de seu clube à Copa do Brasil de 2024 já foi pras cucuias.

Como a Ponte Preta não integra o Paulistão, está fora da concorrência, a menos que seja campeã da Copa do Brasil desta temporada, hipótese pouco provável, para não citar impossível.

Confira também: