Que fase! Depois de 17 anos, Guarani voltará a não disputar a Copa do Brasil

Com o novo ranking da CBF, que será divulgado nos p´roximos dias, Bugre não conseguirá a classificação

Como diz o dito popular: “não há nada tão ruim que não possa piorar”. Não bastassem os problemas nas vendas de seu estádio.

0002050048067 img scaled

Campinas, SP, 08 (AFI) – Como diz o dito popular: “não há nada tão ruim que não possa piorar”. Não bastassem os problemas nas vendas de seu estádio, desacordos com parceria, estar na Série C do Campeonato Brasileiro e na Série A2 do Campeonato Paulista, o Guarani terá mais um problema para a temporada de 2015. O clube campineiro não estará entre os 87 clubes que disputarão a Copa do Brasil na próxima temporada.

A CBF divulgará o seu ranking atualizado até o final de dezembro, mas segundo cálculos do Portal Futebol Interior, o Guarani não terá pontuação suficiente para ficar entre os dez melhores colocados, excluindo-se os classificados pelos Estaduais, para ficar entre os 87 clubes que disputarão a Copa do Brasil.

Em 2014, o Guarani deu vexame e foi eliminado na Primeira Fase da Copa do Brasil para o modesto Santa Rita-AL

Em 2014, o Guarani deu vexame e foi eliminado na Primeira Fase da Copa do Brasil para o modesto Santa Rita-AL

A última vez que o Guarani ficou de fora da Copa do Brasil foi em 1998. Em todos os anos seguintes, obteve classificação através do ranking de clubes da CBF ou pelo Campeonato Paulista.

Além do Bugre, outros clubes importantes do futebol brasileiro, que têm um número grande de torcedores também não estarão na competição. Casos de Santa Cruz-PE, Brasiliense-DF e Vila Nova-GO.

O que acabou prejudicando o Bugre foi a mudança nas regras do ranking de clubes da CBF. Antes, a classificação de cada clube no ranking era medida pelo fator histórico, ou seja, a pontuação obtida nas décadas de 1960 e 1970 tinham relevância parecida com a obtida nos anos mais atuais. Como foi campeão brasileiro em 1978 e fez grandes campanhas nacionais até o início da década de 1990, o Guarani acabava conseguindo a classificação para a segunda principal competição nacional pela boa colocação no ranking.

Na Série C, pela segunda vez consecutiva o time não consegue passar da Primeira Fase - Rodrigo Villalba/AFI

Na Série C, pela segunda vez consecutiva o time não consegue passar da Primeira Fase

De 2013 para cá, entretanto, a CBF mudou a forma de pontuação de seu ranking. A partir do ano passado, passou-se a considerar apenas a pontuação nos últimos cinco anos, justamente o período de grande queda do Guarani. Com exceção da disputa da Série A do Campeonato Brasileiro de 2010, todas as campanhas posteriores do Bugre em competições nacionais foram fracassadas.

Outro fato que agravou a dificuldade do Guarani de classificação para a Copa do Brasil é que a partir de 2013, os clubes que disputam a Copa Libertadores passaram a também fazer parte da competição nacional, diminuindo o número de vagas pelo ranking.

No novo ranking da CBF, os campeões das Série A, B, C e D recebem 800, 400, 200 e 100 pontos respectivamente. O vice-campeão de cada divisão receberá sempre 80% dos pontos do campeão, o terceiro recebe 75%, o quarto 70%. Do quinto colocado em diante cada posição perde 1 ponto percentual em relação ao colocado imediatamente anterior.

Nova diretoria do Guarani terá que encontrar patrocinadores mesmo sem ter a

Nova diretoria do Guarani terá que encontrar patrocinadores mesmo sem ter a “propaganda” da Copa do Brasil

A pontuação máxima de cada série representa o dobro da pontuação máxima da série inferior. Deste modo o quinto colocado recebe 69% dos pontos do campeão campeão reduzindo até 51% para o 23º colocado (quando houver mais participantes o percentual se mantém), seguido pelo campeão da divisão inferior com 50%. Ou seja, como o Guarani disputa a Série C do Campeonato Brasileiro, ele teria que lutar para ficar pelo menos entre os quatro melhores para ter uma pontuação considerada no ranking.

Outro fator de influência no ranking é a colocação na Copa do Brasil. Nos últimos dois anos, o Bugre foi eliminado ainda na primeira fase, somando apenas 25 pontos para a CBF. Os clubes, nesta competição, são pontuados de acordo com a fase alcançada: título (600), vice-campeão (480), semifinais (450), quartas de final (400) e oitavas de final (200). Clubes que alcançaram a 2ª fase até 2012 ou a 3ª fase a partir de 2013 receberam 100 pontos. Participantes eliminados na 1ª fase até 2012 ou 2ª fase após 2013 receberam 50 pontos. Eliminados da primeira fase a partir de 2013 receberam 25 pontos.

Atacante Fernando lamenta a eliminação do Guarani na Série A2 - Rodrigo Villalba/AFI

Atacante Fernando lamenta a eliminação do Guarani na Série A2

Neste sentido, o Bragantino, por exemplo, que estava atrás do Guarani até o ranking divulgado em 2013, acabou ultrapassando o time campineiro, pois chegou nas oitavas de final da Copa do Brasil e terminou a Série B do Campeonato Brasileiro na 16ª posição.

VACILO NOS ESTADUAIS
Os erros do Guarani para ficar de fora da Copa do Brasil não aconteceram apenas em competições nacionais, afinal, das 87 vagas oferecidas na competição, 71 vêm das competições estaduais.

Mesmo disputando a Série A2 do Campeonato Paulista, o Bugre poderia lutar por duas vagas através de competições estaduais. O campeão da Série A2 tem direito a uma (o Capivariano ficou com a vaga) e o campeão da Copa Paulista fica com outra (o Santo André levou). Com a preocupação total na Série C do Campeonato Brasileiro, o Guarani sequer disputou a Copa Paulista. Vale lembrar que o campeão (Santo André), também faz parte da Série A2.

ACABA COM A ARRECADAÇÃO
Ficar uma temporada sem disputar a Copa do Brasil trará grande prejuízo ao Guarani. Quando foi eleito, o presidente Horley Senna contava com a participação do clube nesta competição, o que facilita na hora de convencer patrocinadores a assinarem com o clube, afinal, toda empresa quer ver a sua marca estampada na camisa durante uma competição do porte da Copa do Brasil.

Mais do que isso, o clube também acaba perdendo na questão de público, já que se espera uma quantidade de torcedores maior em um jogo de Copa do Brasil, principalmente se o time conseguir ir longe na competição e enfrentar clubes considerados “grandes”.

A concorrência com a Ponte Preta na atração de patrocinadores, que já era complicada pelo fato do outro time de Campinas disputar a Série A no ano que vem, fica ainda mais difícil sem o Bugre na Copa do Brasil.

GUARANI CONTESTA
Segundo o Guarani, a federação paulista de Futebol enviou um documento ao clube informando que ele estará na Copa do Brasil no ano que vem. A assessoria de imprensa apresentou o documento em que a CBF afirma que o clube disputará o Campeonato paulista da Série A2, a Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro da Série C.

Cabe agora a entidade explicar quais os critérios no ranking que levam o Bugre à classificação na competição.

O sorteio da CBF para a Primeira Fase da competição acontece no dia 16 de dezembro, na sede da entidade.

CONFIRA OS CLASSIFICADOS PARA A COPA DO BRASIL DE 2015*

Vagas por Estaduais e Copas Estaduais:

Acre: Atlético e Rio Branco
Alagoas: Coruripe, CRB e Murici
Amapá: Santos
Amazonas: Nacional e Princesa do Solimões
Bahia: Bahia, Jacuipense e Vitória da Conquista
Ceará: Ceará, Fortaleza e Icasa
Distrito Federal: Brasília e Luziânia
Espírito Santo: Estrela do Norte e Real Noroeste
Goiás: Anapolina, Atlético e Goiás
Maranhão: Moto Club e Sampaio Corrêa
Mato Grosso: Cuiabá, Luverdense e CEOV Operário
Mato Grosso do Sul: Águia Negra e CENE
Minas Gerais: América, Boa Esporte, Tupi e Villa Nova
Pará: Cametá, Paysandu e Remo
Paraíba: Botafogo e Campinense
Paraná: Atlético, Coritiba, Londrina e Maringá
Pernambuco: Náutico, Salgueiro e Sport
Piauí: Piauí e River
Rio de Janeiro: Cabofriense, Flamengo, Fluminense, Vasco e Madureira ou Resende
Rio Grande do Norte: Alecrim, América e Globo
Rio Grande do Sul: Brasil de Pelotas, Caxias, Grêmio e Lajeadense
Rondônia: Vilhena
Roraima: São Raimundo
Santa Catarina: Chapecoense, Figueirense e Joinville
SãoPaulo: Capivariano, Ituano, Palmeiras, Santo André e Santos
Sergipe: Amadense e Confiança
Tocantins: Interporto

Classificados pela Série A do Campeonato Brasileiro (disputarão a Copa Libertadores):

Cruzeiro, São Paulo, Internacional, Corinthians e Atlético-MG (campeão da Copa do Brasil 2014)

Dez melhores colocados no ranking da CBF (excluindo-se os 77 clubes já classificados)

1º) Botafogo
2º) Vitória
3) Ponte Preta
4º) ABC
5º) Portuguesa
6º) Criciúma
7º) Avaí
8º) Paraná
9º) Bragantino
10) ASA

*A CBF divulgará a lista oficial de classificados no dia 15 de dezembro, um dia antes do sorteio dos confrontos de primeira Fase.