Promovido pelas Atléticas da Unesp, Inter Assis reúne esporte e festas

Tradicional e bastante esperado, evento promovido pelas terá abertura oficial no dia 13

Aguardado com grande expectativa, o Inter Assis está na fase de contagem regressiva. A abertura oficial será no dia 13 de novembro, às 21 horas, no Estádio Jairo Ferreira dos Santos, o Jairão (avenida Otto Ribeiro, em Assis). A expectativa não é sem.

Campinas, SP, 06 (AFI) – Aguardado com grande expectativa, o Inter Assis está na fase de contagem regressiva. A abertura oficial será no dia 13 de novembro, às 21 horas, no Estádio Jairo Ferreira dos Santos, o Jairão (avenida Otto Ribeiro, em Assis). A expectativa não é sem motivo. A competição, tradicional e realizada pelas Atléticas da Unesp, é grandiosa. Contará com a participação de dois mil atletas. Serão universitários dos 22 campi disputando 12 modalidades esportivas: futebol de campo, handebol, basquete, vôlei, futsal, tênis de campo e de mesa, vôlei de areia, judô, natação, atletismo e xadrez.

Assis vai sediar a 13ª edição do campeonato e pela primeira vez será realizada uma abertura oficial, com apresentação de cheerleaders (animadoras de torcida), desfile de delegações, juramento, apresentação das baterias das Atléticas e fogos de artifício.

Realizada de 14 a 17 de novembro
, a competição tem o objetivo de promover o esporte, a integração e o intercâmbio social, esportivo e cultural dos universitários. Além disso, o Inter valoriza os atletas que ao longo do ano dividem o tempo entre estudos e treinamentos.
No total, a organização espera a presença de dez mil pessoas em Assis, entre estudantes, pessoas que vão assistir as competições ou participar das festas.

As competições esportivas serão realizadas nos quatro dias de evento. As festas noturnas estão marcadas para os dias 14, 15 e 16. As diurnas serão realizadas nos dias 14, 15, 16 e 17, na Tenda localizada ao lado do Jairão. A empresa de arbitragem Entrelinhas apitará as partidas e a Usina Universitária será responsável pelas festas. A expectativa é que as competições superem o nível técnico das edições anteriores, tanto em organização como em técnica e qualidade das disputas.

DISPUTAS
Disputam a primeira divisão do Inter Assis as equipes de Bauru (atual campeã), Presidente Prudente, Rio Claro, Botucatu, Rio Preto, Guaratinguetá, Assis, Araraquara, Jaboticabal, Araçatuba e Registro. A segunda divisão terá a participação de Franca, Sorocaba, Tupã, Ilha Solteira, São Vicente, Itapeva, São José dos Campos, Ourinhos, Dracena, Rosana e Marília.
Social
Uma novidade este ano é a realização de projetos sociais como o “Catalendas”, que visa divulgar a pluralidade das profissões e suas funções sociais aos alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas de Assis. Será realizado com os estudantes das escolas utilizadas como alojamentos para os atletas da competição. Dez praças esportivas vão sediar as competições. Quatorze escolas serão usadas para alojar os atletas.

“Queremos contribuir para a construção da identidade pessoal e perspectivas de futuro para esses jovens”, diz Gabriela Sterle Pereira, aluna do curso de ciências biológicas e gestora do “Catalendas”. “Dessa forma cumprimos nossa missão como cidadãos”, afirma Marcelo Henrique Leite, presidente da Liga Interuniversitária.

Uma feira de profissões, ciências e livros faz parte da ação. Será no dia 14, no recinto da Aprumar (Associação de Produtores Rurais de Assis e Região). Também serão desenvolvidas atividades como a exibição de vídeos sobre as profissões e palestras.

Outro projeto é o “Inter Recicla 2013”, que tem o objetivo de conscientizar os participantes sobre a importância do destino correto e sustentável dos resíduos sólidos. O projeto será realizado em parceria com a Empresa Júnior de Ciências Biológicas (CiBi Jr.) e Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Assis (Coocassis). Em 2012 foram arrecadadas duas toneladas de lixo reciclável.

A MUDANÇA DO NOME

O antigo InterUnesp agora leva o nome da cidade-sede, conforme acordo com a reitoria da universidade – é outra novidade este ano.
“A organização e a seriedade dos trabalhos continuam”, afirma Felipe Orru, presidente da comissão de marketing do Inter Assis.

ASSIS

Assis é um município de 100 mil habitantes localizado no centro-oeste paulista. O campus da Unesp tem sua origem na década de 1950, com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis – Instituto Isolado de Ensino Superior.

Em 1976, foi criada a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), que reuniu os antigos institutos isolados do Estado de São Paulo. A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis passou a fazer parte da universidade como Instituto de Letras, História e Psicologia de Assis. Mais tarde, recebeu o nome de Faculdade de Ciências e Letras de Assis.
Hoje oferece cinco cursos de graduação (ciências biológicas, engenharia biotecnológica, história, letras e psicologia), programas de pós-graduação nas áreas de biociências, história, letras e psicologia.