Primeiro turno do Brasileirão já é do incrível Corinthians
Outros dois grandes clubes paulistas começam a seguir o mesmo caminho do Corinthians e já estão no G4
Outros dois grandes clubes paulistas começam a seguir o mesmo caminho do Corinthians e já estão no G4
Duas rodadas antes do final do primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2017 e o Corinthians já é o campeão simbólico desta importante fase da competição. Uma conquista que antes do campeonato começar ninguém seria capaz de prever porque o elenco corintiano era considerado limitado e o técnico Fabio Carille apenas um treinador em inicio de carreira que não teria capacidade para levar seu time a uma posição tão destacada naquele que a imprensa brasileira considera “o campeonato mais dificil do mundo”.
Essa conquista, em minha opinião, tem duas faces. A primeira delas, é a inegável competência do jovem treinador corintiano em manter seu time num patamar competitivo que lhe daria condições de brigar pelo título independente do elenco ser limitado em número de jogadores e em qualidade técnica. A segunda, é a de que o elenco pode até ser limitado mesmo, mas os jogadores que ali estão tem competência para seguir à risca aquilo que foi traçado por seu treinador e, quando não na técnica, conseguem no peito e na raça superar as dificuldades e atingir seus objetivos.
O Corinthians não joga bonito. É um time montado para não levar gols e fazer ao menos um por partida. E foi assim que ele cumpriu 17 jogos do primeiro turno, sem perder uma vez sequer e com uma eficiência digna dos grandes campeões. Em razão disso, considero a conquista simbólica do Corinthians totalmente merecida e justa.
Mesmo porque seu time foi mesmo o melhor do primeiro turno em todos os sentidos. Tem a melhor defesa, um dos melhores ataques e uma sequência surpreendente de bons resultados. Não vai ganhar troféu, mas é o lídimo campeão do primeiro turno do Brasileiro e um dos g randes favoritos ao título da competição.
E nesta fantástica conquista nosso reconhecimento ao trabalho maravilhoso de Fabio Carille e toda a comissão técnica e dos jogadores, que aceitaram o desafio que lhes foi imposto por seu treinador e souberam como leva-lo ao sucesso depois de dezessete jogos incríveis onde não faltou dedicação, competência, qualidade e determinação. Virtudes que só um grande campeão possui!
C * U * R * T * A * S
* NO CLÁSSICO dos dois clubes de maior torcida no País não houve um vencedor. Corinthians e Flamengo empataram no Itaquerão em 1 a 1. O Timão foi mais eficiente no primeiro tempo. O Flamengo muito melhor no segundo. Em tese, um resultado justo. Mas houve um gol legítimo de Jô que foi anulado pelo juiz que prejudicou o Timão.
* O ÚNICO gol corintiano foi de Jô aos 17 minutos do primeiro tempo. Com falha do goleiro estreante, Diego Alves. O gol do Flamengo aconteceu aos 26 minutos do segundo tempo, numa meia bicicleta do zagueiro Rever dentro da grande área corintiana. O jogo agradou pela sua movimentação e o Itaquerão recebeu público total.
* COM os resultados da rodada, o Corinthians sagrou-se campeão do primeiro turno, duas rodadas antes do final desta fase. Com méritos, com competência. O Flamengo ficou mais atrás, mas pode ser considerado também como uma das forças deste campeonato. Campeões do primeiro turno geralmente confirmaram o título no returno.
* CÁSSIO foi um dos destaques do Corinthians. Balbuena foi o melhor da defesa. No meio campo Rodriguinho deu as cartas. No ataque o destaque fica para Jô. No Mengão o River e Juan foram muito bem no miolo de zaga. Diego foi destaque no meio de campo ao lado de Everton Ribeiro. E Guerrero o melhor do ataque carioca.
* O EMPATE em 1 a 1 entre Grêmio e Santos, em Porto Alegre, não foi bom nem para um lado nem para o outro. Mas pelo que produziram nos dois tempos, nenhum dos dois times merecia vencer. Foi um jogo de técnica limitada mas de muito empenho. Os dois times correram demais. A arbitragem teve bom desempenho durante o jogo.
* O SANTOS teve no goleiro Vanderlei, mais uma vez, um de seus grandes destaques. Lucas Lima brilhou no meio campo. Mas faltou eficiência no ataque. No Grêmio, Geromel foi o melhor na defesa. Luan o mais eficiente no ataque. Outro que brilhou foi Fernandinho que fez o gol gremista. No mais, equilíbrio entre as duas equipes.
* TUDO indica, tanto o Grêmio como o Santos vão manter o ritmo e também serão destaque no segundo turno da competição. Objetivo agora será forçar o ritmo para tirar a diferença de pontos em relação ao Corinthians. Missão que não será nada fácil. O Timão está bem entrosado e não parece disposto a ceder espaço aos adversários.
* O SÃO PAULO conseguiu uma virada histórica sobre o Botafogo carioca, lá no Rio de Janeiro. O placar chegou a ficar 3 a 1 para o time da casa mas, a partir dos 41 minutos do segundo tempo, o Tricolor reagiu, fez três gols e ganhou a partida por 4 a 3, no Engenhão, sábado à tarde. Foi a primeira vitória tricolor fora de seu campo.
* O TIME de Dorival Junior até começou bem. Fez o primeiro gol do jogo através Cueva, que voltou a jogar bem depois de um período de oscilações. Mas o Botafogo reagiu rápido. Em curto espaço de tempo chegou a 2 a 1 e depois ainda conseguiu seu terceiro gol, que parecia definir a vitória botafoguense neste incrível jogo na casa do Bota.
* COM 3 a 1 no placar e já no segundo tempo da partida, o Botafogo diminuiu o ritmo e procurou administrar o resultado. Só que, de repente, após os 40 minutos do segundo tempo, o São Paulo resolveu reagir. Fez um gol através Hernanes aos 41, outro aos 44 através Marcos Guilherme e outro ainda aos 46. também deste estreante.
* NÃO DAVA para acreditar. Aliás, o próprio técnico do São Paulo no final do jogo disse claramente que não sabe como o São Paulo conseguiu aquela proeza. Mas uma coisa é certa. As alterações feitas pelo treinador que colocou Gilberto e Marcos Guilherme no time, deu maior potencialidade de ataque ao São Paulo que virou o placar.
* A VITÓRIA foi justa. O São Paulo mostrou ter mais time do que o Botafogo mas sofreu gols que não poderia sofrer. Numa delas o goleiro Renan engoliu um frangaço que levou o Botafogo ao seu segundo gol. Cueva também errou um pênalti que poderia ter deixado o Sâo Paulo mais tranquilo no placar. Ainda assim, deu Tricolor na cabeça.
* MELHORES jogadores do São Paulo neste jogo foram Arboleta, Edimar, Jucilei, Petros, Cuevas e Hernanes. Este, por sinal, pode ser considerado o grande líder nesta vitória fantástica. Fez gol e jogou muito. Cueva voltou a jogar bem. O garoto Marcos Guilherme estreou muito bem. Em compensação, Pratto jogou mal. Só atrapalhou.
* O PALMEIRAS jogou o feijão com arroz e ganhou com tranquilidade do aplicado time do Avaí. Placar final de 2 a 0 foi extremamente justo. Desta vez o Verdão não foi aquele time nervoso e irritado de outras oportunidades. Houve tranquilidade e da defesa ao ataque, todos os jogadores fizeram questão de errar o mínimo possível.
* DUDU foi um dos destaques. Fez um gol e deu muito trabalho a defesa inimiga. Roger Guedes o acompanhou. Na defesa, Mina foi o melhor. O goleiro Joelson também mostrou sua costumeira segurança (acho que Prass não volta ao time tão cedo). O Avaí teve um jogador expulso (Juan) e ficou ainda mais frágil no restante do jogo.
* CUCA aproveitou para confirmar o afastamento de Felipe Melo que está liberado para procurar clube. O treinador não gosta de jogadores que discutem suas ordens e Felipe andou falando demais dentro dos vestiários do Palmeiras. A torcida palmeirense não deve ter gostado porque Felipe era ídolo de muitos torcedores do clube.
* DE QUALQUER forma, importante para o Palmeiras foi a vitória.Foi a quarta em seguida. Deixou o clube um pouco melhor colocado na tabela de classificação do campeonato. Ainda está muito longe da ponta, mas começa a mostrar que pode sim ao menos brigar por uma vaga na Copa Libertadores. Evolução do time é nítida.
* O JOVEM atacante contratado recentemente pelo Palmeiras, o Deyverson, fez seu primeiro gol com a camisa verde. Ficou bastante emocionado. Provou que poderá ser bastante útil ao técnico Cuca, que precisava de um atacante como ele. Ele corre o tempo todo, tem presença de área e arremata forte. Por isso fez um dos gols do time.
* TODOS os resultados do Brasileirão, serie A disputados no último final de semana. Botafogo 3 x São Paulo 4, Palmeiras 2 x Avaí 0, Chapecoense 1 x Atlético GO 2, Corinthians 1 x Flamengo 1, Coritiba 0 x Atlético MG 2, Bahia 1 x Sport 3, Cruzeiro 0 x Vitória 0, Grêmio 1 x Santos 1. Hoje à noite jogam Vasco da Gama e Atlético PR.
* O CORINTHIANS mantem-se em primeiro lugar com 41 pontos. O Grêmio tem 33; O Santos, 31. O Palmeiras e o Flamengo 29. Na Zona de Rebaixamento estão Atlético PR e Avaí com 17 pontos ganhos. Vitória com 13 e Atlético Goianiense com 12. Esta foi a décima sétima rodada do Brasileirão 2017. Faltam duas para o final do turno.
* A DÉCIMA oitava rodada do primeiro turno será disputada neste meio de semana. Vejam os jogos. Nesta quarta, Sport x Fluminense, Chapecoense x Bahia, Atlético Mineiro x Corinthians, Vitória x Ponte Preta, Botafogo x Palmeiras, Santos x Flamengo e Atlético GO x Grêmio. Na quinta, as 19h30, São Paulo recebe o Coritiba.
* AINDA jogam na quinta, Atlético PR x Avaí e Vasco da Gama x Cruzeiro. Melhores jogos serão Atlético MG x Corinthians e Santos x Flamengo. Sem favoritos. O Palmeiras que encara o Botafogo lá no Rio vai tentar sua quinta vitória seguida. A Ponte tem tudo para bater no Vitória, mesmo em Salvador. Time baiano está mal.
* NA SEMANA passada eu deveria ter falado sobre a morte de Waldir Peres. Passei batido. Mas hoje faço a ele uma homenagem. Foi um grande goleiro, uma figura humana maravilhosa e um ótimo caráter. Foi um dos grandes goleiros do São Paulo. Aproveito para me solidarizar com a família desse velho amigo que se foi.
* PERIVALDO, lateral que jogou pelo Botafogo carioca, também foi homenageado no fim de semana já que morreu na sexta feira. Outra morte que me chocou bastante foi a do filho de Abel Braga, técnico do Fluminense, o conhecido Abelão. Seu filho de 18 anos sofreu um acidente em seu apartamento e veio a falecer. Ao Abel meus pêsames.
* SÁBADO que vem, em La Paz, na Bolívia, a Seleção Brasileira enfrenta o time da casa pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Jogar na altitude de La Paz é sempre um problema sério. Brasil terá dificuldades para se impor ao limitado time boliviano. No dia 10, quinta feira, o Brasil recebe o Chile, na Allianz Arena, em São Paulo. Bom jogo.
*A SÉRIE B do Campeonato Brasileiro tem sequência neste meio de semana. Será a 18ª rodada. Todos os jogos serão nesta terça feira. Figueirense x Juventude, Brasil x Boa Esporte. Paraná x CRB. Santa Cruz x Paysandu. Vila Nova x Náutico. Oeste x ABC. América MG x Londrina. Ceará x Criciúma. Luvedense x Guarani e Inter x Goiás.
* NO MOMENTO o América MG lidera o campeonato com 33 pontos ganhos. Em segundo está o Vila Nova com 29. O Guarani tem 28. O Inter tem 27 ao lado de Juventude e Londrina. Na Zona do Rebaixamento estão Luverdense com 17, Figueirense com 16, ABC com 15 e Náutico com apenas 8. Tudo indica, o Náutico vai cair neste ano.





































































































































