Primavera XV de Piracicaba-SP
Primavera x XV de Piracicaba - Final da Copa Paulista começa neste domingo

Nas semifinais, o XV eliminou o Comercial de Ribeirão Preto, enquanto o Primavera superou o Grêmio Prudente

A segunda partida, que definirá o campeão, será disputada no dia 11 de outubro, às 18h, no Estádio Barão da Serra Negra, em Piracicaba

Primavera
Foto: Divulgação/Primavera

Campinas, SP , 03 (AFI) – O futebol paulista vive, neste fim de semana, o clima de final. A Copa Paulista de 2025 começa a ser decidida neste domingo, dia 5, às 15h, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, com um grande jogo entre Primavera de Indaiatuba e XV de Piracicaba — duas equipes que fizeram campanhas sólidas e chegaram com méritos à grande decisão do torneio.

A segunda partida, que definirá o campeão, será disputada no dia 11 de outubro, às 18h, no Estádio Barão da Serra Negra, em Piracicaba. Lembrando que não há vantagem para nenhuma das equipes: em caso de empate no placar agregado, o título será decidido nos pênaltis.

Nas semifinais, o XV eliminou o Comercial de Ribeirão Preto, enquanto o Primavera superou o Grêmio Prudente. Ambos já estão garantidos no calendário nacional de 2026. O campeão poderá escolher entre uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro ou na Copa do Brasil; o vice ficará com a vaga restante.


CAMINHADA DO FANTASMA

O Primavera tem um retrospecto respeitável nesta edição da Copa Paulista. Mesmo atuando fora de casa — já que o Estádio Ítalo Mário Limongi passa por reformas para o Paulistão de 2026 —, o Fantasma da Ituana alcançou bons números e chega à decisão com moral. Foram 30 pontos em 16 jogos, com 8 vitórias, 6 empates e apenas 2 derrotas, além de 23 gols marcados e 12 sofridos.

O destaque da equipe é o atacante Brunão, artilheiro da competição com 11 gols. Afonso marcou 3 vezes; Cleiton, 2; e Hugo Lopes, Josie, Kauan Otávio, Matheus Anjos, Nelsinho, Paulinho e Richard anotaram um gol cada.

Na primeira fase, o Primavera foi o segundo colocado do Grupo 3, com 19 pontos em 10 jogos, somando 5 vitórias e 63% de aproveitamento. No mata-mata, eliminou o São Caetano (2 a 0 e 0 a 0), a Francana (3 a 0 e 1 a 1) e o Grêmio Prudente (0 a 1, 2 a 1 e 5 a 4 nos pênaltis).


NÚMEROS DO NHÔ QUIM

O XV de Piracicaba chega com uma campanha ainda mais sólida: 37 pontos em 16 jogos, com 11 vitórias, 4 empates e apenas uma derrota. O time marcou 20 gols e sofreu apenas 6, atingindo 77% de aproveitamento.

João Victor é o artilheiro da equipe, com 5 gols. Luiz Felipe, Matheus Carvalho, Paulo Marcelo e Luiz Gustavo marcaram 2 vezes cada, enquanto Carlos Manuel, David, Iago Toscano, Léo Santos, Messias e Serginho balançaram as redes uma vez.

Na fase de grupos, o XV foi líder do Grupo 3 com 24 pontos em 10 partidas (80% de aproveitamento). No mata-mata, superou Araçatuba (1 a 0 e 2 a 0), Oeste (1 a 0 e 2 a 0) e Comercial (1 a 0 e 1 a 1).


COMO CHEGA O PRIMAVERA

O técnico Fernando Marchiori destacou o equilíbrio da final e a importância de minimizar os erros:

“Minha projeção é de duas grandes partidas, com muito equilíbrio. Os detalhes farão a diferença. É jogo de margem de erro zero. Chegarmos até aqui, com todas as dificuldades que enfrentamos, já é um feito enorme.”

Marchiori também celebrou o momento histórico da equipe:

“Colocamos o clube em uma projeção inédita. Esse mérito é de todos: direção, jogadores, comissão, funcionários, torcedores e patrocinadores. Agora é viver esse momento com alegria.”

Desde 2022, Marchiori disputou duas finais do Campeonato Potiguar e a Série C com o ABC-RN. Em 2025, com o Primavera, chegou às finais da Série A2 e da Copa Paulista em apenas seis meses.

O time que vai a campo deve ser o mesmo que eliminou o Grêmio Prudente na semifinal, salvo algum imprevisto de última hora.

TWHPrEoE image
Foto: Divulgação/Primavera

COMO VEM O NHÔ QUIM

O técnico Moisés Egert também pregou respeito ao adversário e cautela na preparação:

“O que nos trouxe até aqui foi a preparação e o respeito por todos os adversários. O Primavera é um dos favoritos desde o início, tem continuidade no trabalho, conquistou o acesso à Série A1 e investe no futebol profissional.”

Egert destacou que conhecer o adversário pode ajudar, mas não significa vantagem:

“Final é um jogo tenso, decidido nos detalhes. Precisamos estar atentos e jogar no limite para conquistar o título.”

O treinador ainda elogiou o trabalho coletivo da comissão técnica, em especial do preparador físico Léo Tabai, e garantiu que o XV deve ir a campo com força máxima.

eimX8OqU image
Foto: Bruno Cruz / @bcruz_fotografias

RETROSPECTO

Segundo o Primavera, os dois clubes já se enfrentaram 19 vezes na história, com 8 vitórias do XV, 3 do Primavera e 8 empates. Só em 2025, foram três confrontos: empate por 1 a 1 no Barão, vitória do XV por 2 a 0 no Moisés Lucarelli (Copa Paulista) e empate por 0 a 0 na Série A2, em Indaiatuba.

Segundo o site O Gol, considerando apenas os 15 confrontos oficiais registrados, são 6 vitórias do XV, 3 do Primavera e 6 empates. A última vitória do Fantasma foi em 19 de março de 2022, pela Série A2. Desde então, foram nove jogos: 3 vitórias do XV e 6 empates.


DESAFIO DE VÍDEO

Assim como nas semifinais, as duas partidas da final contarão com o Desafio de Vídeo — o Football Video Support (FVS), sistema implementado pela Federação Paulista de Futebol. Cada técnico poderá solicitar até dois desafios por jogo, para lances de gol, pênalti, cartão vermelho direto ou erro na aplicação de cartão.


BOA EXPECTATIVA DE PÚBLICO

A curta distância entre Campinas e as cidades de Indaiatuba e Piracicaba deve favorecer um bom público no Moisés Lucarelli. Campinas está a apenas 40 minutos de Indaiatuba (pela Rodovia Santos Dumont) e a cerca de 1h15 de Piracicaba (via Rodovia dos Bandeirantes).

As duas equipes mobilizaram suas torcidas. O Primavera convocou seus torcedores nas redes sociais:

“A hora chegou, Fantasma! Garanta já seu ingresso e venha empurrar o Primavera em mais uma decisão histórica.”

Já o XV organizou uma caravana para Campinas através do programa de sócios “Nação XV”. Os sócios pagam R$ 50 e os não-sócios R$ 70 (sem ingresso incluso), com saída às 12h, em frente ao Estádio Barão da Serra Negra.

O técnico Moisés Egert também fez seu apelo:

“Convocamos o nosso torcedor e mais de 12 mil vieram nos apoiar. Essa energia das arquibancadas é um dos fatores que têm nos fortalecido. Temos uma final pela frente, e esse incentivo será fundamental.”

FICHA TÉCNICA

Primavera
Primavera
XV de Piracicaba-SP
XV de Piracicaba-SP
Fase Fase:
Final
Fase Rodada:
Fase Data:
05/10/2025
Fase Horário:
18:00
Fase Árbitro:
Gabriel Henrique Meira Bispo
Fase Assistentes:
Daniel Paulo Ziolli e Izabele de Oliveira
Fase VAR:
Pedro Fernandes Barboza Daniel
Fase Estádio:
Moisés Lucarelli
Fase Local:
Campinas (SP)