Fernando Marchiori deixa o Primavera e deve assumir o Caxias
Em comunicado breve, o Fantasma agradeceu ao treinador pelo trabalho realizado e desejou sucesso em sua sequência de carreira
Enquanto isso, o Caxias avançou nesta segunda-feira (27) nas conversas com o treinador. Caso o acerto seja confirmado, esta será a primeira experiência de Fernando Marchiori no futebol gaúcho
Indaiatuba, SP , 27 (AFI) – O Primavera SAF informou, por meio de nota oficial, que o técnico Fernando Marchiori comunicou seu desligamento do clube. Em comunicado breve, o Fantasma agradeceu ao treinador pelo trabalho realizado e desejou sucesso em sua sequência de carreira.
Marchiori encerra sua passagem pelo time de Indaiatuba após uma temporada marcante, em que conquistou o acesso à elite do Campeonato Paulista e ainda foi vice-campeão da Copa Paulista, garantindo uma classificação inédita para a Copa do Brasil de 2026 — um dos maiores feitos da história recente do clube.
BOM TRABALHO NO PRIMAVERA
Com apenas 11 meses de trabalho, a primeira grande conquista veio: o acesso à elite do Campeonato Paulista. Na época de sua chegada, o Primavera já havia disputado a Copa Paulista de 2024, alcançando a segunda fase.
Antes de assumir o comando do Primavera, Fernando Marchiori havia treinado o Santo André no Paulistão de 2024, mas acabou sendo demitido após apenas cinco rodadas, mesmo tendo histórico vitorioso no clube, onde conquistou o título da Série A2.
Reconhecido pelos bons trabalhos e conquistas anteriores, o treinador chegou a receber propostas de clubes de outros estados e até um convite para comandar a Seleção do Zimbábue, após participar de uma conferência naquele país. No entanto, seu objetivo era permanecer no estado de São Paulo, para ficar mais próximo da família.
CAXIAS AVANÇOU
Enquanto isso, o Caxias avançou nesta segunda-feira (27) nas conversas com o treinador. Caso o acerto seja confirmado, esta será a primeira experiência de Fernando Marchiori no futebol gaúcho.
O técnico paulista acumula passagens por diversas equipes do cenário nacional, como Santo André, Náutico, ABC, Sampaio Corrêa, Oeste, Portuguesa-SP, Água Santa, Maringá e Cuiabá.
Entre suas conquistas mais recentes, destaca-se o trabalho no ABC, onde foi vice-campeão da Série C de 2022 e garantiu o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro.
Marchiori deve ser oficializado como novo técnico do Caxias nos próximos dias, após a saída de Júnior Rocha do comando grená. O clube gaúcho busca dar continuidade ao projeto de fortalecimento da equipe para as disputas da próxima temporada.
CARREIRA COMO JOGADOR
Fernando iniciou sua carreira nas categorias de base da Portuguesa onde foi convocado pela seleção Brasileira sub 20. Passou pelo Juventus, Osasco, CRB e Avaí, até chegar à Europa, onde ingressou no Istres da França.
Em 2003 foi contratado para atuar no União Barbarense, onde obteve destaque e foi contratado em 2004 pelo Paraná Clube para disputar a seria A do Brasileiro.
No ano de 2005, retornou à Europa para atuar no futebol espanhol defendendo o Córdoba. No ano seguinte voltou ao Brasil para reforçar o América-SP no Paulistão de 2006 foi defender o Mogi-Mirim e disputou o brasileiro pelo Juventude-RS.
Em 2007 disputou o campeonato paulista pelo Rio Branco-SP, até chegar ao ADAP/Galo Maringá. Em 2008, foi contratado para jogar pelo Puertollano da Espanha, no ano de 2009 atuou pelo San Fernando da Espanha, onde optou por encerrar sua carreira como jogador.
CARREIRA COMO TREINADOR
Sua carreira de treinador iniciou com estágios no Deportivo La Coruña e no Cádiz, ambos clubes de futebol espanhol. Na Espanha estudou e certificou-se no curso de monitor de futebol realizado pela Real Federação Espanhola de Futebol.
Entre agosto de 2009 e agosto 2013 foi Treinador de Futebol no Macabi, comandando a Seleção Brasileira Macabi de Futebol de Campo, onde foi Campeão da Macabiada Australiana 2010.
Em 2012, ganhou o título de Campeão Pan-Americano Macabi, título que o Brasil não conquistava há 27 anos.
Em 2012, conquistou o Campeonato Paulista de Interclubes. Em julho de 2013, dirigiu a Seleção Brasileira na Macabiada Mundial de Israel ficando em 6º lugar. No comando do técnico Fernando Marchiori , foi a primeira vez que uma equipe brasileira venceu a equipe de Israel.
Foi Assistente Técnico do Luverdense Esporte Clube, e em seu primeiro ano como auxiliar junto com o técnico Junior Rocha e o preparador físico Hamilton Faria, conquistou o acesso do campeonato brasileiro da série C para a Serie B.
Fernando Marchiori foi Técnico do Cuiaba Esporte Clube até Julho de 2015 com um aproveitamento de mais de 60%.
Fernando foi Técnico do Maringá FC do Paraná, invicto com 6 vitórias e 3 empates, conquistando a Copa Paraná 2015 que dá o direito de disputar a Série D do Campeonato Brasileiro de 2016 e 2017.
Fernando Marchiori voltou a ser Técnico do Maringá FC do Paraná em agosto de 2016 ficando até dezembro de 2018, quando foi contratado pelo Santo André como objetivo do time em voltar a principal série do futebol paulista. Fernando foi dos principais responsáveis pelo título da série A2 do Paulista, uma competição acirradamente disputada.
Após a conquista da série A2 do Paulista, Fernando despertou interesse do Água Santa (vice campeão), onde foi contratado (em Jul de 2019).
A partir de Fev 2020, Fernando foi contratado para dirigir a AA Portuguesa de Desportos, um time tradicional da capital paulista, com o objetivo de trazer o time de volta à principal série do Campeonato Paulista.






































































































































