Presidente do Rio Preto saúda filiação do 'caçula' Riopretano
A novidade foi oficializada na última segunda-feira (9), quando dirigentes se reuniram com a cúpula da Federação Paulista de Futebol (FPF)
Com a filiação do Riopretano FC à FPF, São José do Rio Preto poderá ter ainda nesta temporada o primeiro clássico entre o novo clube e o América FC
Por: Oscar Silva
São José do Rio Preto, SP , 10 (AFI) – A cidade de São José do Rio Preto, com população superior a 500 mil habitantes e localizada no Noroeste do Estado de São Paulo, a cerca de 450 quilômetros da capital, ganhou mais um representante no futebol paulista.
A novidade foi oficializada na última segunda-feira (9), quando dirigentes se reuniram com a cúpula da Federação Paulista de Futebol (FPF). Trata-se do Riopretano Futebol Clube.
NOVO CLUBE
O novo clube foi fundado em 12 de janeiro de 2025 e tem como presidente Benjamin Castro Lima Ribeiro. A equipe adotará as cores da bandeira do município — vermelho, branco e preto.
Com isso, a cidade passará a contar com três agremiações filiadas: o Rio Preto Esporte Clube, que disputa o Campeonato Paulista da Série A3 Rivalo; o América Futebol Clube, na Quinta Divisão do futebol paulista; e agora o Riopretano FC, que também participará da Segundona Paulista.

DERBINHO NA CIDADE
Com a filiação do Riopretano FC à FPF, São José do Rio Preto poderá ter ainda nesta temporada o primeiro clássico entre o novo clube e o América FC. O América mandará seus jogos no Estádio Benedito Teixeira, o Teixeirão, enquanto o Riopretano deve atuar no Estádio Riopretão.
CONSELHO ARBITRAL
O Riopretano participará do Conselho Arbitral nesta quarta-feira (11), às 15h, na sede da Federação Paulista de Futebol, no Edifício Pelé. Na ocasião, serão definidos o número de clubes participantes e o regulamento da competição. A Segundona tem início previsto para 19 de abril, com a final marcada para 27 de setembro. Os dois finalistas garantirão vaga no Campeonato Paulista da Série A4 Rivalo de 2027.
RIOPRETÃO COMO CASA
Em um gesto de parceria, o presidente do Rio Preto Esporte Clube, José Eduardo Rodrigues, foi procurado pelos dirigentes do Riopretano e autorizou a utilização do Estádio Riopretão para que o novo clube mande seus jogos na Segundona Paulista. A princípio, o estádio será cedido por dois anos.
PRESIDENTE SE MANIFESTA
José Eduardo Rodrigues comentou a filiação do novo clube à FPF e desejou sucesso à nova agremiação.
“O Rio Preto Esporte Clube, que em abril completará 107 anos de atividades ininterruptas, saúda o nascimento do Riopretano. A cessão do nosso estádio, aprovada pelo Conselho Deliberativo, atende a uma necessidade da cidade, que deseja ter mais uma opção no futebol local. Não vemos a nova equipe como concorrência direta e apoiamos a iniciativa”, afirmou.
O dirigente também elogiou a atuação da Federação Paulista de Futebol e destacou a importância do surgimento de novos projetos esportivos na cidade.
“Reconhecemos a coragem e a determinação dos idealizadores. Desejamos ao Riopretano uma trajetória de sucesso e vida longa no futebol paulista”, concluiu.






































































































































