Série C: Presidente e gerente de futebol do Amazonas-AM foram suspensos pelo STJD

A determinação do STJD foi conforme texto do artigo 35 do CBJD após agressões de ambos integrantes do clube manauara diante do Paysandu-PA

O Amazonas-AM segue na lanterna do Grupo C da competição e agora também tem que lidar com problemas administrativos

Amazonas-AM
Onça vê presidente ser suspenso por 105 dias e multa (Foto: Mauro Neto e Rudson Renan/Faar)

Manaus, AM, 15 (AFI) – O Amazonas-AM não só perdeu no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) a tentativa de reverter a derrota por 1 a 0 para o Paysandu-PA, do último final de semana, como também sofreu com outra punição da entidade. Conforme divulgado nesta quinta-feira (14), o presidente do clube, Wesley Couto, e o gerente de futebol, Frank Bernardo, foram suspensos por 30 dias.

Ambos estiveram envolvidos no episódio de agressão física que aconteceu durante a partida contra o Papão, na área próxima à entrada dos túneis de acesso aos vestiários. Em vídeo divulgado nas redes sociais, é possível ver Frank agredindo o preparador físico do Paysandu, enquanto Couto atingiu um atleta com um soco, causando inclusive fratura no nariz do jogador.

Naylhor Paysandu Amazonas
Defensor saiu de campo com rosto sangrando após levar soco de presidente do clube adversário (Foto: Reprodução)

A decisão foi tomada pelo presidente do STJD, José Perdiz: “A suspensão preventiva se fundamenta observando os autos acostados, principalmente a imagem de vídeo dos acontecimentos ocorridos no jogo. Neste sentido, restou-se evidente que as condutas do gerente de futebol e do presidente da equipe do Amazonas são de extrema gravidade e devem ser reprimidas.”

Como justificativa para a punição, serviu de base o texto do artigo 35 do CBJD: “Poderá haver suspensão preventiva quando a gravidade do ato ou fato infracional a justifique, ou em hipóteses de excepcional e fundada necessidade, desde que requerida pela Procuradoria, mediante despacho fundamentado do Presidente do Tribunal (STJD ou TJD), ou quando expressamente determinado por lei ou por este Código. (Redação dada pela Resolução CNE nº 29 de 2009).”

AMAZONAS COM PROBLEMAS

Com a decisão, os problemas no Amazonas passam a ser visíveis dentro e fora dos gramados. Os manauaras seguem na lanterna do segundo grupo da Série C, sem pontos conquistados, e vão para a terceira rodada em um verdadeiro tudo ou nada diante do Volta Redonda-RJ, neste sábado (16), às 18h, na Arena da Amazônia.

CONFIRA O VÍDEO DAS AGRESSÕES

Confira também: