Presidente da FPF destaca crescimento do Feminino e os desafios do futuro

Logo no início de sua fala, Reinaldo comentou sobre o aprendizado contínuo proporcionado pelo futebol feminino

Em um evento que marcou o título do Palmeiras e o vice-campeonato do Corinthians, o dirigente ressaltou o papel dos clubes, da Federação e dos parceiros

FPF
Foto: Diego Soares/Ag. Paulistão

São Paulo, SP , 17 (AFI) – Durante a cerimônia de premiação do Campeonato Paulista Feminino de 2025, o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, destacou o crescimento consistente da modalidade no estado de São Paulo.

Em um evento que marcou o título do Palmeiras e o vice-campeonato do Corinthians, o dirigente ressaltou o papel dos clubes, da Federação e dos parceiros na consolidação do futebol feminino como uma das principais forças do esporte paulista.

73Noz3yD image
Foto: Rebeca Reis/Ag. Paulistão

FALA, PRESIDENTE

Logo no início de sua fala, Reinaldo comentou sobre o aprendizado contínuo proporcionado pelo futebol feminino e pelas pessoas envolvidas na modalidade.

“Amigos e amigas, chegamos ao fim de mais uma edição do Paulistão. É um aprendizado diário com o futebol e com as pessoas que me cercam”, afirmou.

Um dos momentos mais marcantes do discurso foi o reconhecimento à presença integral das atletas na cerimônia, algo inédito em sua trajetória como dirigente e que simboliza pertencimento e valorização.

“Na minha história como dirigente, nunca participei de uma festa de premiação em que 100% das atletas estivessem presentes. Sou muito grato a todas vocês por estarem conosco nesta festa, que é de vocês. Foi uma emoção diferente ter aqui o time completo”, destacou.

ARBITRAGEM FEMININA E O PAPEL DA FEDERAÇÃO

O dirigente também valorizou o trabalho da arbitragem feminina e da equipe da Federação Paulista de Futebol, reconhecendo os avanços alcançados, mas reforçando que o processo de evolução é contínuo.

“Muito obrigado a esse time fantástico da arbitragem feminina de São Paulo, do Brasil e do mundo. Vocês foram muito importantes na construção desta competição. A toda a equipe da Federação Paulista de Futebol, ainda temos uma caminhada pela frente para fazer mais e fazer melhor”, afirmou.

6ukWv15f image
Foto: Diego Soares/Ag. Paulistão

IMPACTO NAS NOVAS GERAÇÕES E OCUPAÇÃO DE ESPAÇOS

Reinaldo destacou o impacto social do futebol feminino e a ampliação dos espaços ocupados pelas mulheres no esporte, especialmente como referência para crianças e jovens.

“Vim pensando no caminho até aqui. A alegria é imaginar que meus netos, crianças e jovens, poderão assistir cada vez mais mulheres jogando futebol nos estádios, na televisão, no quintal, na quadra, no condomínio e no bairro. Estamos, cada vez mais, ocupando espaços que vocês merecem ocupar”, declarou.

TRABALHO DE EXCELÊNCIA DE PALMEIRAS E CORINTHIANS

Ao abordar o desempenho dos clubes, o presidente da FPF ressaltou que o título do Palmeiras é fruto de um projeto sólido, assim como o histórico trabalho do Corinthians, que ajudou a elevar o nível da competição.

“Chegamos a esta competição com o Palmeiras campeão, e isso não acontece por acaso. Assim como no futebol masculino, o Palmeiras construiu um projeto forte no futebol feminino. Da mesma forma, o trabalho brilhante do Corinthians, que por muito tempo reinou na modalidade, fez com que outras equipes também passassem a investir e evoluir”, analisou.

RPl6mb4j image
Foto> Rebeca Reis/Ag. Paulistão

A BASE DO FUTEBOL PAULISTA

Apesar dos avanços, Reinaldo fez um alerta sobre a formação de atletas no estado, destacando a necessidade de fortalecer as categorias de base do futebol feminino paulista.

“Tenho um alerta na cabeça: o que está acontecendo com a base do futebol paulista? Tivemos dificuldade de ver equipes paulistas nas finais da Copinha Feminina. Esse é um alerta que cabe a nós, da Federação Paulista de Futebol, discutir com os clubes para entender como podemos mudar esse cenário. Precisamos olhar para o todo e trabalhar em todos os sentidos”, afirmou.

1zd26DEW image
Foto> Rebeca Reis/Ag. Paulistão

COPA DO MUNDO, PARCERIAS E CRESCIMENTO DO ESPORTE

O dirigente também ressaltou a importância do momento vivido pelo futebol feminino, a proximidade de uma Copa do Mundo e o apoio de parceiros estratégicos para o desenvolvimento da modalidade.

“É muito emocionante estar envolvido com o futebol feminino. Isso me faz bem e me ajuda a crescer como pessoa. Não é na velocidade que eu gostaria, mas precisamos seguir caminhando. Temos uma Copa do Mundo pela frente e contamos com parceiros fundamentais, como a Petrobras, representada por pessoas como a Léa e a Cris, que ajudam a fomentar e fortalecer o futebol feminino. Sou muito grato a vocês”, disse.

UNIÃO E CONSTRUÇÃO COLETIVA

Em tom de convocação, o presidente defendeu união, diálogo e maturidade para superar desafios e construir um futuro sólido para a modalidade.

“Precisamos de entendimento e união. Deixar de lado os conflitos é fundamental. Nem sempre tudo acontece como gostaríamos, mas, se o que está sendo feito for bom para construir algo no futuro, vamos dar as mãos, caminhar juntos, respirar fundo e lutar para que isso aconteça”, reforçou.

3PNGD3EF image
Foto: Diego Soares/Ag. Paulistão

HOMENAGEM E VISÃO DE FUTURO

O discurso foi encerrado com uma homenagem à treinadora Rosana e às atletas da Seleção Brasileira, reforçando a confiança em um futuro cada vez mais forte para o futebol feminino.

“A Rosana, nossa treinadora, é uma pessoa por quem tenho um carinho especial. Foi difícil vê-la deixar o estado de São Paulo, mas voltar campeã é motivo de orgulho e honra. Você sabe da admiração que tenho por você e pelo seu trabalho. Às atletas da Seleção, muito obrigado. Vocês foram fantásticas. Tenho certeza de que o futuro do futebol no nosso país será ainda mais forte, porque ele será feminino”, concluiu o dirigente.

5it2Rzt0 image
Foto> Rebeca Reis/Ag. Paulistão