Presidente do Santos revela formato do Mundial de Clubes

Santos, SP, 21 (AFI) – Primeiro dirigente de um clube brasileiro a participar da Comissão Permanente da FIFA que organiza o Mundial Interclubes, o presidente do Santos Futebol Clube, Marcelo Pirilo Teixeira (foto), acaba de retornar de Zurique (Suíça), onde foi empossado na comissão e participou da primeira reunião deste comitê neste ano.

Em entrevista ao site oficial do Santos, o mandatário santista revelou o sistema de premiação e o formato do Mundial Interclubes de dezembro, que será disputado em dezembro.

O Mundial de Clubes da FIFA é o campeonato que todos os clubes do mundo sonham em participar. Como é a divisão de prêmios do torneio?
Este ano a FIFA e os patrocinadores do Mundial estão dando um prêmio de 16 milhões de dólares. O campeão leva para casa cinco milhões de dólares. O segundo colocado fica com um prêmio de quatro milhões de dólares. O terceiro fica com dois milhões e 500 mil dólares. O quarto colocado fica com dois milhões de dólares. O quinto e sexto-lugares levam um milhão de dólares. o sétimo colocado leva 500 mil dólares, além dos direitos de publicidades e outras receitas do torneio. Desta forma estamos contemplando todos os clubes participantes. Uma ótima premiação por desempenho.

Este torneio desperta um grande interesse da imprensa mundial. Como ficam os direitos de transmissão do torneio?
A FIFA e a Federação Japonesa, como organizadoras do evento, contrataram a empresa DENTSU, do Japão, para cuidar de diversos assuntos da organização, inclusive dos direitos de transmissão. Para o Mundial de 2007, 219 países já adquiriram direitos de transmissão ao vivo. É um número significativo.

E 2008? O Mundial tem contrato com o Japão até 2007. Como se definirá o país sede do torneio nos anos seguintes?

Os direitos do Mundial no Japão acabaram em 2007. Contudo, decidimos na reunião confirmar o torneio de 2008 em território japonês. Mas, até o dia 01 de novembro, através de licitação, nossa comissão analisará as possíveis propostas apresentadas pelos países interessados em sediar o torneio a partir de 2009 e em 05 de dezembro, na sede da FIFA, em Tóquio (Japão) indicaremos a melhor candidatura para sediar o Mundial de Clubes e encaminharemos ao Comitê Executivo da FIFA, que fará a deliberação final.

E o presidente Ricardo Teixeira já indicou ao senhor se o Brasil vai se candidatar a sede do Mundial de Clubes de 2009?

Ainda não conversei com o presidente Ricardo Teixeira sobre o assunto. A nossa prioridade atual é a Copa do Mundo de Seleções de 2014, mas consultaremos a CBF sobre o evento.

E quando será a próxima reunião da comissão?
Será no dia 15 de outubro, na sede da FIFA no Japão. Lá iremos promover o sorteio dos jogos do Mundial.