Presidente da CBF quer punição em pontos em casos de racismo
"Eu defendo que as punições têm de ser desportivas. As multas, muitas vezes, são derrubadas ou diminuídas", disse Ednaldo Rodrigues
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, planeja punições desportivas mais severas em casos de racismo no Campeonato Brasileiro
A CBF irá propor aos clubes das quatro divisões nacionais que casos de racismo sejam punidos com a perda de pontos a partir do próximo ano. A proposta será apresentada nesta quarta-feira, durante o Seminário de Combate ao Racismo e à Violência no Futebol, que acontecerá na sede da entidade, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio.
A proposta será apresentada pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, em um de seus discursos no evento – ele irá falar na abertura e no encerramento do seminário. Para a medida passar a valer, contudo, será necessária a aprovação dos clubes nos congressos técnicos que antecedem as competições.
O QUE SÃO OS CONGRESSOS TÉCNICOS?
Os congressos técnicos são realizados semanas antes do início do Brasileirão com representantes de todos os clubes que integram cada uma das divisões. São através deles, por exemplo, que os clubes aprovam ou não o uso do VAR no certame ou a permissão para mandar jogos em outras praças que não sejam seus próprios estádios. Se houver a aprovação da maioria, a determinação é incluída no Regulamento Específico da competição.
PALAVRAS DO PRESIDENTE DA CBF
“Eu defendo que as punições têm de ser desportivas. As multas, muitas vezes, são derrubadas ou diminuídas”, disse Ednaldo Rodrigues. “Administrativamente, no dia seguinte que qualquer ação dessas acontecesse, a CBF ou qualquer outra entidade que administra o futebol poderia tirar os pontos do clube.”
CONMEBOL DE OLHO

O Seminário de Combate ao Racismo e à Violência no Futebol contará com a presença do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, de representantes da Fifa, do Observatório da Discriminação Racial do Futebol e do Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQs, entre outros. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), também deverá estar presente.
Confira também:
- Pacheco vai levar propostas contra o racismo ao Congresso
- Copa Verde será realizada em 2022! Veja os times confirmados
- América do Sul quer manter o seu formato das eliminatórias
- Áudio do VAR mostra que Palmeiras x Fla recomeçou antes do fim da checagem
- Coordenador de base da seleção, Branco vê Santos x Palmeiras no sub-14 com Lisca
Noticias Relacionadas
-
Seleção Brasileira
Rivais do Brasil consideram 'um presente' o confronto na Copa do Mundo
05/12/2025 -
Seleção Brasileira
Ancelotti dispara sobre Neymar na Copa do Mundo: 'Não tenho dívida com ninguém'
05/12/2025 -
Seleção Brasileira
A incrível coincidência do grupo do Brasil na Copa do Mundo de 2026
05/12/2025 -
Seleção Brasileira
Veja os caminhos do Brasil para conquistar o hexa na Copa 2026
05/12/2025






































































































































