Preparador de goleiros encerra ciclo vitorioso no Ituano

Rinaldo Ferreira realizou um grande trabalho no Galo de Itu durante mais de dez anos

Rinaldo Ferreira estava há quase dez anos no Ituano e tem em seu currículo conquistas importantes

rinaldo ferreira
Rinaldo Ferreira conversa com Jefferson Paulino (Foto: Divulgação)

Itu, SP, 28 (AFI) – Chegou ao fim a passagem de Rinaldo Ferreira no Ituano. No início desta semana, o clube anunciou a saída do preparador de goleiros depois de quase dez anos.

Durante esse período, o Galo de Itu viu muitos goleiros se destacarem, como Vagner (campeão paulista de 2014), Pegorari (campeão brasileiro da Série C de 2021) e Jefferson Paulino (segundo melhor goleiro do Paulistão deste ano).

Esses goleiros citados acima tiveram uma média de passarem sem sofrer gol a cada três jogos. Jefferson Paulino, inclusive, foi o responsável por colocar o Ituano nas semifinais do Paulistão ao brilhar nas cobranças de pênaltis contra o Corinthians.

“Ferreira contribuiu para os sucessos e conquistas do Paulista de 2014, a campanha das oitavas na Copa do Brasil de 2015, o bi do Troféu do Interior de 2017 e 2022, o acesso para a Série C em 2019 e o campeonato da Série C de 2021. O Ituano Futebol Clube agradece o empenho no seu trabalho diário durante esses quase 10 anos”, diz parte da nota do Ituano.

AS CONQUISTAS DE RINALDO FERREIRA

Além do Ituano, o preparador de goleiros foi ex-atleta profissional e jogou em Oeste, Matonense, Anapolina, Anápolis e Apucarana.

Já na função fora das quatro linhas, trabalhou em Grêmio Barueri, Francana, Internacional de Limeira, Roma de Apucarana, Roma Barueri, São José, Ferroviária, Atlético Goianiense e Olimpia.

Em oito anos de Grêmio Barueri, conquistou acesso da Segunda Divisão à Série A3 e, na sequência, foi campeão, com acesso à Série A2 – o mesmo roteiro foi desenhado até ir à elite estadual, sendo coroado com a taça do Troféu do Interior.

Em nível nacional, foram mais dois acessos: da C para B, com Renê eleito o melhor da posição, e da B para A.

Em 2000, foi vice-campeão paulista da Série A2 e acesso.

No Roma de Apucarana, subiu à primeira divisão do Campeonato Paranaense, além de ter sido campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, de forma invicta, pelo Roma de Barueri – o goleiro Gleidson foi o menos vazado na competição de base.

NETWORKING

O preparador de goleiros trabalhou com vários treinadores do país, tais como como Vinícius Bergantin, atualmente no Ituano, além de Tarcísio Pugliesi, Doriva, Mauro Fernandes, Estevam Soares, Marcelo Villar, Sérgio Soares, Wagner Benazzi, Márcio Araújo e René Simões.

Profissional registrado no Conselho Regional de Educação Física, Ferreira concluiu a Licença A Curso da CBF Academy em 2018.

Confira também: