Potiguar: América-RN recupera pontos e vai ao mata-mata
Decisão foi tomada por maioria e considerou princípio da razoabilidade na análise do caso
Pleno reverte punições, altera classificação e define confrontos do mata-mata estadual
Natal, RN, 19 (AFI) – O América-RN obteve decisão favorável no Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte e recuperou os 18 pontos que haviam sido retirados no Campeonato Potiguar. O Potyguar Seridoense também teve seu recurso acolhido. O julgamento terminou com sete votos favoráveis às equipes e um contrário.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
Com a decisão, o Pleno do TJD-RN determinou a retomada do Campeonato Potiguar e reclassificou a infração do artigo 214 para o artigo 191 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. As punições foram convertidas em multa, no valor de R$ 15 mil ao América-RN e R$ 2 mil ao Potyguar Seridoense. Os auditores destacaram a razoabilidade na aplicação da pena, considerando que os atletas envolvidos não chegaram a atuar nas partidas.

ENTENDA O CASO
As duas equipes haviam sido denunciadas por relacionar atletas acima de 20 anos que ainda possuíam contrato amador em jogos do Estadual. No caso do América-RN, a situação envolveu o lateral-direito Elias, cujo contrato profissional foi oficializado apenas no fim de janeiro. Apesar da devolução dos pontos, o Potyguar Seridoense, conhecido como Dragão, garantiu vaga no mata-mata, mas acabou rebaixado mesmo com a revisão da pontuação.
Com os 18 pontos restituídos, o América-RN terminou a primeira fase na liderança, com 17 pontos. O ABC Futebol Clube ficou em segundo, com 15, seguido por QFC em terceiro, com 14, e Potiguar de Mossoró em quarto, também com 14 pontos. Laguna e Santa Cruz de Natal, ambos com cinco pontos, fecharam a zona de classificação.
A nova configuração também resultou no rebaixamento do Globo FC. Nas quartas de final, os confrontos serão entre QFC x Santa Cruz de Natal e Potiguar x Laguna. América-RN e ABC avançaram diretamente às semifinais, com o Mecão aguardando o vencedor de Potiguar e Laguna, enquanto o ABC enfrentará quem passar de QFC e Santa Cruz de Natal.
Nota oficial do América-RN
O América Futebol Clube SAF se manifesta sobre a decisão proferida pelo Pleno do TJD-RN, na noite desta quinta-feira (19), que acolheu os fundamentos apresentados por nossa defesa e restabeleceu os pontos retirados em primeira instância, refletindo na tabela a campanha construída dentro de campo.
Desde o início, conduzimos o tema com responsabilidade, transparência e absoluto respeito às instâncias da Justiça Desportiva, defendendo a aplicação proporcional e técnica das normas. E seguiremos atuando com serenidade e segurança jurídica, confiantes na consistência do trabalho realizado.
Esse episódio reafirma o compromisso da nossa gestão com austeridade e dedicação permanente ao clube. O América permanece unido e totalmente focado na sequência da temporada. Direção, comissão técnica, atletas e torcida seguem alinhados, defendendo o clube dentro e fora de campo. Seguimos trabalhando.





































































































































