Portuguesa x Vila Nova - Depois de rebaixados, lanternas terão menor público da Série B?

Menos de 100 pessoas são esperadas no Estádio do Canindé nesta sexta-feira

Menos de 100 pessoas são esperadas no Estádio do Canindé nesta sexta-feira

0002050046014 img

São Paulo, SP – Com o rebaixamento confirmado, Portuguesa e Vila Nova cumprem tabela para terminar a competição de cabeça erguida nesta sexta-feira, às 19h30, no Estádio do Canindé, em São Paulo, pela última rodada (38ª) do Campeonato Brasileiro da Série B, em partida que pode marcar o pior público do torneio até agora.

A Portuguesa já está na lanterna da Série B com apenas 25 pontos, em 38 partidas, conquistados com quatro vitórias e 13 empates. A Lusa tem o pior ataque da competição com 27 gols e pela primeira vez em toda sua história jogará o Campeonato Brasileiro da Série C, sendo este o segundo rebaixamento seguido, já que em 2013 estava na elite. Uma vitória não acontece há três rodadas.

O Vila Nova, por sua vez, terminará a competição na penúltima colocação com 29 pontos, com nove vitórias e dois empates. O clube goiano é o time que mais perdeu, 26 vezes e é a defesa mais vazada com 68 gols sofridos. Nas últimas três rodadas, perdeu todas – para Oeste (1 a 0), Vasco (3 a 1) e ABC (5 a 3).

A 38ª rodada continuará neste sábado, com todos jogos marcados para as 16h20. A última rodada definirá o campeão da Série B, entre Ponte Preta e Joinville. O quatro clube à conquistar o acesso, Boa Esporte tem a vantagem, e o último rebaixado, que ficará entre Bragantino, América-RN e Oeste.

QUEM JOGA NA LUSA?
Na manhã desta quinta-feira, após o treinamento realizado no estádio do Canindé, o técnico José Augusto definiu os 21 jogadores que representarão a Portuguesa na última partida da equipe pela Série B do Campeonato Brasileiro, na partida contra o Vila Nova.

O treinador não pode contar com o goleiro Rafael Santos e o zagueiro Luciano Castán, suspensos pelo acúmulo de cartões amarelos. Em contrapartida, o volante Bruno Piñatares e o meia Gabriel Xavier, que cumpriram castigo no jogo com o Ceará, estão de volta às contas do técnico luso, que traz para a última apresentação da Lusa na temporada uma novidade de grande destaque: o retorno do zagueiro Valdomiro, recuperado da cirurgia de ligamento cruzado anterior que realizou no joelho.

Rafael Santos desfalca Portuguesa contra Vila Nova

Rafael Santos desfalca Portuguesa contra Vila Nova

“É muito ruim ficar tanto tempo fora, ainda mais quando queremos ajudar o clube num momento tão difícil. Mas são coisas do futebol e agora retorno para fazer o que mais gosto, que é jogar futebol”, disse o zagueiro, que já envergou o manto lusitano em 96 partidas. “É motivo de satisfação, um orgulho enorme vestir a camisa da Portuguesa. E depois desse período sem atuar, este jogo será para mim como uma verdadeira reestreia”, afirmou Valdomiro.

Outro fator que chama a atenção é o número de jogadores formados em casa entre os eleitos: ao todo, 11 atletas foram revelados nas categorias de base da Lusa: Tom e Douglas (goleiros); Bruno Ferreira, Jean Mota e Luan Peres (laterais); Renan (volante); Gabriel Xavier, Junior Alves, Matheus Santos (meia), Luan e Marcelinho (atacantes).

TIGRE VAI NA BASE DOS NOVATOS!
Rebaixada à Série C do Campeonato Brasileiro, o Vila Nova vai para a última rodada da Série B, diante da Portuguesa, apenas para cumprir tabela. Com isso, o Tigre acabou dispensando 13 jogadores, muitos eram titular do esquema tático do técnico Wladimir Araújo, e apostará em seus jogadores da base. Exemplo do goleiro Gabriel, que, com apenas 16 anos, foi promovido ao profissional.

Vila Nova tenta surpreender a Portuguesa

Vila Nova tenta surpreender a Portuguesa

O arqueiro foi campeão sub-17 diante do Goiás e é considerado uma das maiores revelações do Vila Nova nos últimos anos. A outra novidade para o jogo contra a Portuguesa será na lateral-esquerda. Hugo ficará como opção no banco de reservas. Com isso, Júlio Vinícius ganha uma oportunidade entre os titulares.Dos jogadores que entrarão em campo contra a Lusa, o mais velho é o meia Paulinho com 22 anos.

“Estamos aproveitando essas últimas rodadas para testar nossos jogadores de base. São bons profissionais e nos animaram sobre o futuro do Vila Nova. Ainda precisam evoluir, mas as apostas são grandes em cima deles. Esperamos fazer um grande jogo diante da Portuguesa para terminar a competição de cabeça erguida”, afirmou o técnico Wladimir Araújo.