Portuguesa x Ituano - Estreia de Júnior Lopes, volta ao Canindé... Nova ou velha Lusa?

Quem passar pelo duelo paulista, enfrenta o vencedor do confronto entre Independente-PA e Goiás

Portuguesa recebe o Ituano, no retorno ao Canindé, que foi liberado após passar todo o Paulistão interditado, pela segunda fase da Copa do Brasil.

0002050075349 img scaled

São Paulo, SP, 27 (AFI) – Estreia de um técnico promissor, Júnior Lopes, início do projeto do Brasileiro da Série C, novos dirigentes no comando… Não faltam motivos para o torcedor crer que a Portuguesa começa, nesta terça-feira, uma vida nova. Para tanto, a Lusa precisa carimbar vaga à terceira fase Copa do Brasil. A partir das 21h50, o time recebe o Ituano, no retorno ao Canindé, que foi liberado após passar todo o Paulistão interditado.

A última partida da Portuguesa em sua velha casa aconteceu há exatos cinco meses. No dia 28 de novembro de 2014, o time paulista despediu-se de forma melancólica da Série B ao perder para o Vila Nova, por 3 a 2, perante 300 torcedores. Àquela altura, a Lusa já estava rebaixada à Série C.

Agora, a chance de classificação na Copa do Brasil é real. Como empatou por 1 a 1 no jogo da ida, em Itu, basta um empate sem gols para que a Portuguesa avance à terceira fase da competição. Um novo 0 a 0 leva a disputa aos pênaltis, enquanto o Ituano passa com uma vitória ou qualquer empate com gols. Quem passar pelo duelo paulista, enfrenta o vencedor do confronto entre Independente-PA e Goiás.

O fato curioso é que há cinco anos não acontece um placar de vitória entre Ituano e Portuguesa. A última foi justamente no Canindé por 3 a 2, na despedida do ex-meia e, hoje, presidente Juninho Paulista em abril 2010. De lá para cá foram cinco empates. No retrospecto, são 15 jogos. O Galo de Itu tem a vantagem. São nove vitórias contra apenas quatro da Lusa e dois empates.

NOVA CARA?

Júnior Lopes faz sua estreia pela Portuguesa: Começo com pé-direito? - Dorival Rosa/Portuguesa

Júnior Lopes faz sua estreia pela Portuguesa: Começo com pé-direito?

A nova Portuguesa começa a mostrar, depois do trágico rebaixamento no Paulistão. Após o grande trabalho à frente do Tombense-MG, o técnico Júnior Lopes faz sua estreia na Lusa e espera já iniciar com uma vaga à terceira fase do torneio. Ele assume a vaga de Aílton Silva, demitido no final do Estadual. Desde então, o time foi dirigido interinamente pelo técnico do Sub-20 Zé Augusto e pelo auxiliar Gerson Sodré.

Com menos de uma semana à frente do time rubro-verde, Júnior Lopes aposta na base que entrou em campo no jogo de ida. A única mudança é a saída do jovem meia Matheus Santos. A tendência é de que a vaga seja ocupada pelos atacantes Michel ou Matheus Ortigoza.

“É muito bom poder chegar e já ter um grande jogo deste pela frente. Nossa vida é feita de desafios e tenho convicção de que nós estamos prontos para isso. Agora, o time precisa entender que o Paulistão acabou e estamos começando uma nova vida”, destacou Júnior Lopes.

REFORÇOS NO GALO!

Tarcísio Pugliese acredita em uma Portuguesa cautelosa contra Ituano

Tarcísio Pugliese acredita em uma Portuguesa cautelosa contra Ituano

O técnico Tarcísio Pugliese poderá contar com dois importantes reforços para a partida. O volante Jonatan Lima e o meia Claudinho, que ficaram fora do jogo de volta contra o Joinville após serem expulsos, retornam. A tendência é de que Ewerton e Djavan voltem para o banco.

Apesar da necessidade de fazer gols, Tarcísio Pugliese mostrou-se otimista para o duelo desta terça-feira. O treinador espera uma Portuguesa mais cautelosa e, por isso, espera ver o Galo assumindo o controle do jogo e buscando jogadas em velocidade.

“No momento eles têm a classificação e por isso imagino que vão jogar com o regulamento na mão. Temos que reverter essa situação”, afirmou o treinador. “Fizemos um jogo bom aqui. Mas podemos melhorar. Temos que imprimir uma velocidade maior e buscar esta vitória”, completou.