Portuguesa x Grêmio - Ei você aí, me dá um dinheiro aí?!

Os dois times entram em campo com problemas de atraso de pagamentos

Após uma semana conturbada, com greve de jogadores e eleição do novo presidente Ilídio Lico – que só assume em 2 de janeiro -, a Lusa se despede da temporada 2013 contra o Grêmio, neste domingo, às 17 horas, no Canindé, pela última rodada.

0002048137395 img

São Paulo, SP, 07 (AFI) – Dentro das quatro linhas o alívio é geral, mas os assuntos extra-campo ainda tumultuam a Portuguesa. Após uma semana conturbada, com greve de jogadores e eleição do novo presidente Ilídio Lico – que só assume em 2 de janeiro -, a Lusa se despede da temporada 2013 contra o Grêmio, neste domingo, às 17 horas, no Canindé, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Resta saber se os jogadores dos dois times farão algum tipo de protesto antes do jogo, já que o Tricolor também está com problemas de pagamento.

0002048137395 img

O começo de ano foi bom para a Portuguesa, que conquistou o acesso e foi campeã do Paulista da Série A2. Após isso, os torcedores sofreram com desempenhos ruins na Copa do Brasil e Sul-Americana, onde o time caiu ainda na primeira fase. No Brasileirão, o risco de queda só acabou na rodada passada, após a vitória sobre a Ponte Preta, por 2 a 0.

Com 47 pontos, na 13.ª colocação, os paulistas só caem com um desastre. Para isso acontecer, a Lusa teria de perder para o Grêmio em casa, enquanto Vasco precisaria bater o Atlético-PR, fora, e ainda tirar uma diferença de 11 gols no saldo (4 a -7). Não bastasse isso, Internacional e Criciúma precisariam, no mínimo, empatar com Ponte Preta e Botafogo, além do Coritiba precisar vencer o São Paulo.

Se na Lusa houve até greve por falta de pagamentos, no Grêmio a situação não é muito melhor. Durante a semana, o atacante Barcos também revelou que os direitos de imagem estão um mês atrasados. Mesmo assim, o time já entra em campo garantido na Libertadores 2014, com 64 pontos, na segunda posição.

Semana tensa
Após garantirem a permanência na elite, os jogadores resolveram cobrar a diretoria. Na quarta-feira, o grupo se recusou a treinar enquanto os quatro meses de direitos de imagens, premiações e nove meses de auxílio moradia atrasados não fossem quitados. O grupo só voltou a treinar na quinta, após receber garantias de Ilídio Lico, que assume o clube em 2 de janeiro.

Mesmo com todas estas turbulências, o técnico Guto Ferreira garante o foco dos jogadores na vitória sobre o Grêmio, para se despedir com festa da torcida. “Até agora, não tivemos problemas com falta de profissionalismo. E não será agora que isso vai acontecer”, avisou.

Para a partida, o treinador deve mandar a campo o que tem de melhor à disposição. O único desfalque será o volante Bruno Henrique, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. A vaga deve ficar com Willian Arão, que volta de suspensão. O zagueiro Moisés Moura e o atacante Diogo devem continuar fora por conta de lesão.

Para tentar aliviar o clima de tensão, a diretoria lusitana até realizou algumas ações para os torcedores. Os ingressos custarão apenas R$ 20 para quem vestir a camisa do clube, enquanto os sócio-torcedores concorrerão a um jogo de vídeo game. Além disso, o cantor português Roberto Leal fará uma participação especial no intervalo.

Polêmica
Após jogadores de Náutico e Portuguesa virem a público para admitir o atraso nos seus pagamentos, nesta semana foi a vez do atacante Barcos, usar os microfones para revelar que os atletas do clube gaúcho estão com seus pagamentos atrasados. Antes do treinamento aconteceu uma reunião entre os jogadores e a direção do clube, onde os dirigentes garantiram que acertarão o pagamento em breve.

“Tivemos uma reunião com os dirigentes sobre isso. Somos mais de 30 profissionais aqui e todos estão com esta situação. Sabemos que o Grêmio é um clube que em seu passado nunca teve esse tipo de problema, até por isso seria injusto da nossa parte fazer críticas, já está certo, o primeiro dinheiro que entrar irá para os funcionários e somente depois para os jogadores”, comentou.

Apesar da situação constrangedora, os jogadores e a comissão gremista prometem muito empenho para deixar o time na vice-liderança. Tanto que o técnico Renato Gaúcho escalará o que tem de melhor em campo. O único desfalque é o meia reserva Elano, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.