Portuguesa x Botafogo - De volta à elite, Lusa estreia diante do Pantera
O Paulistão começa neste sábado, com muitos duelos interessantes
São Paulo, SP, 13 (AFI) – De volta à elite do futebol de São Paulo, a Portuguesa tem o Botafogo como primeiro desafio no Paulistão 2023. O duelo acontecerá neste sábado, às 15h30, no estádio do Canindé. Enquanto a Lusa tem como objetivo a manutenção na divisão, o clube de Ribeirão Preto sonha em chegar nas fases finais do torneio.
A Portuguesa entra no Paulistão após ter conquistado o título da Série A2. No ano passado, a Lusa chegou também a disputar a Copa Paulista, mas caiu na semifinal, diante do Marília.
O Botafogo, no ano passado, ficou em terceiro lugar em um grupo com Palmeiras e Ituano. O time de Ribeirão Preto disputou o Troféu do Interior, mas acabou perdendo na decisão para o Ituano.
COMO VEM O PANTERA?
Para a estreia, o técnico Paulo Baier tem alguns desfalques. O lateral David Luís e o meia Gustavo Xuxa se lesionaram durante a pré-temporada e são desfalques certo. Nesta sexta-feira, o time perdeu o atacante Gustavo Nescau, vendido pelo Cuiabá, dono dos direitos do atleta, ao Albirex Niigata, do Japão.

O Botafogo já disputou o Campeonato Paulista 57 vezes e está na elite desde 2009. A melhor campanha foi em 2001, quando acabou com o vice-campeonato. O campeão foi o Corinthians.
“Estamos estudando, até porque a gente não tem muita informação também da Portuguesa, e a gente sabe que a dificuldade no primeiro jogo é muito grande em relação a tirar informação. Peço desculpa aí para todos que eu não vou também poder passar essa relação do nosso esquema para o adversário”, disse Paulo Baier.
E A LUSA?
A Portuguesa, por outro lado, apostou em nomes renomados para surpreender na competição. O técnico Mazola Júnior terá na temporada jogadores como Pará, ex-Santos, e Victor Ramos, ex-Palmeiras. O treinador, no entanto, escondeu a equipe que irá iniciar o embate.
A Lusa voltou para a elite do futebol paulista depois de oito anos de ausência. A Portuguesa já conquistou o torneio em três oportunidades: 1935, 1936 e 1973.
“Tivemos um bom tempo para trabalhar. Estou satisfeito com o que eu vi até aqui. Temos a esperança que isso seja transferido também para o Paulistão. Traçamos uma meta e vamos em busca dela”, afirmou Mazola Júnior.
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- Única
-
Rodada:
- 1ª rodada
-
Data:
- 14/01/2023
-
Horário:
- 18:30
-
Árbitro:
- Thiago Luis Scarascati
-
Estádio:
- Canindé
-
Local:
- São Paulo (SP)



































































































































