Portuguesa trabalha forte de olho na estreia do Paulistão contra o Palmeiras
As sessões de treino também têm contado com séries de enfrentamentos e rotinas de finalização, elevando a competitividade natural do elenco
O elenco rubro-verde realiza diversas atividades de pré-temporada no CT do Parque Ecológico do Tietê, com direito ao retorno do atacante Maceió
São Paulo, SP , 06 (AFI) – A cerca de 40 dias da estreia no Paulistão, a Portuguesa entra em ritmo intenso de preparação. A Lusa estreia no Estadual no dia 11 de janeiro, contra o Palmeiras, possivelmente no estádio do Canindé, e os dias de trabalho têm sido bastante puxados.
O elenco rubro-verde realiza diversas atividades de pré-temporada no CT do Parque Ecológico do Tietê, com direito ao retorno do atacante Maceió.
Em clima de total concentração e foco absoluto no planejamento traçado pela comissão técnica, o grupo segue firme na construção dos primeiros passos rumo à próxima temporada.
TREINAMENTOS
As sessões de treino também têm contado com séries de enfrentamentos e rotinas de finalização, elevando a competitividade natural do elenco e mantendo o ritmo exigido neste início de preparação.
A principal novidade do dia foi justamente a participação normal de Maceió nas atividades. Após período de empréstimo ao Mirassol, o cria da Lusa retorna motivado e já integrado ao processo liderado pelo técnico Fábio Matias.
RETORNO
De volta à Portuguesa, o atacante destacou a felicidade de vestir novamente a camisa rubro-verde. “Estou muito feliz por voltar; aqui foi a minha casa nos últimos anos. Vivenciei grandes experiências no Mirassol, aprendi bastante, evoluí, e a torcida pode esperar um novo Maceió, mais experiente e mais inteligente”, afirmou.
Nem mesmo o forte calor tem feito o técnico Fábio Matias diminuir a intensidade dos trabalhos, realizados em campo inteiro, com prioridade para movimentações coletivas, ajustes de pressão pós-perda, posicionamento defensivo e transições rápidas.
DESLIGAMENTO
A Portuguesa informou oficialmente o desligamento do auxiliar técnico Leonardo Cherede e do preparador físico Leonardo Almeida da equipe de futebol profissional. A decisão foi tomada em comum acordo, atendendo a uma solicitação dos próprios profissionais.
“Agradecemos a dedicação e a contribuição de Leonardo Cherede e Leonardo Almeida e desejamos sucesso no prosseguimento de suas carreiras”, diz a nota da Lusa.
PALESTRA ANTIDOPING
Nesta semana (1º), o elenco profissional da Portuguesa participou de uma palestra promovida pela Comissão Antidoping da Federação Paulista de Futebol (FPF), realizada no CT do Parque Ecológico do Tietê. A atividade é mais uma iniciativa da entidade voltada à conscientização sobre a antidopagem dos atletas que disputarão o Paulistão 2026.
A apresentação foi conduzida pelo Dr. Fernando Soléra, médico e coordenador da Comissão Antidoping da CBF e da FPF, e pelo Dr. Lucas Berard, dentista e DCO (Oficial de Controle de Doping), também das duas entidades. Ambos detalharam procedimentos, leis, substâncias proibidas e os cuidados necessários no dia a dia dos atletas.
O vice-presidente de Saúde e Performance da Portuguesa SAF, Dr. Turíbio Leite, esteve presente durante todo o encontro e destacou a importância da atividade.
“A palestra foi extremamente importante para alertar e prevenir sobre um assunto que hoje é prioridade absoluta no esporte de alto rendimento. Com todas as informações e orientações recebidas, a possibilidade de surgir uma substância considerada doping no organismo dos atletas é inadmissível, sendo de total responsabilidade dos mesmos”, afirmou.
Após a palestra da comissão antidoping, o elenco luso retomou os treinos, dando início à primeira semana de trabalho do mês de dezembro.






































































































































