Portuguesa deixa escapar meta de SAF, mas crê em aporte milionário para cumprir expectativa

Com isso, a equipe deixou de alcançar a primeira meta da SAF que assumiu o controle do futebol no clube, a de disputar a Série C em 2026

A Portuguesa disputará a primeira divisão do Campeonato Paulista e novamente a Série D em 2026, por causa da campanha no Estadual deste ano

Portuguesa deixa escapar meta de SAF, mas crê em aporte milionário para cumprir expectativa
Portuguesa deixa escapar meta de SAF, mas crê em aporte milionário para cumprir expectativa

São Paulo, SP, 10 – A Portuguesa foi eliminada da Série D do Campeonato Brasileiro neste sábado, 9, ao perder para o Mixto-MT nos pênaltis. Com isso, a equipe deixou de alcançar a primeira meta da SAF que assumiu o controle do futebol no clube, a de disputar a Série C em 2026.

Contudo, o cenário não é tão ruim para o time do Canindé pensando em outros objetivos. A Portuguesa disputará a primeira divisão do Campeonato Paulista e novamente a Série D em 2026, por causa da campanha no Estadual deste ano, e, por isso, pode concretizar ainda a meta final de voltar à Série A do Brasileirão em 2029.

A SAF da Portuguesa foi vendida para o consórcio formado por Tauá Partners, XP Investimentos e Revee, com a promessa de aporte de R$ 1,4 bilhão, considerando pagamento da dívida, investimento no futebol e também na modernização do complexo do Canindé, que custará R$ 700 milhões, como mostrou o Estadão.

A Portuguesa se tornou SAF oficialmente em novembro de 2024, mas a mudança foi homologada pela CBF apenas em março de 2025. Em junho, o plano de recuperação judicial do clube foi aprovado pelos sócios.

Em 2025, a Portuguesa ficou em último lugar no Grupo B do Paulistão, atrás de Santos, Red Bull Bragantino e Guarani, e na 12ª colocação da classificação geral. Se não brilhou, foi suficiente para garantir a permanência na primeira divisão e a disputa de calendário nacional em 2026.

Na Série D, a campanha foi melhor: a Lusa terminou a primeira fase como líder do grupo F, com 30 pontos em 14 jogos. Na fase de 16-avos-de-final, o confronto foi com o Mixto, do Mato Grosso. Após perder de 1 a 0 fora e vencer por 1 a 0 no Canindé, o time rubro-verde acabou eliminado com uma derrota por 4 a 3 nos pênaltis, e voltará a jogar futebol profissional apenas em 2026.

PORTUGUESA FOCA EM 2026

Para o próximo ano, a torcida da Portuguesa espera evolução da equipe. Segundo Alex Bourgeois, sócio-investidor e presidente da SAF da Portuguesa, a situação já foi diferente para o clube na montagem do elenco para a Série D após o Paulistão neste ano.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora

“Fomos montar o elenco para o Paulistão e ninguém queria jogar na Portuguesa”, afirmou, na época, dizendo que para a Série D o telefone dele tocava todo dia. Bourgeois apontou três razões para ser “menos difícil” montar hoje um elenco competitivo: a melhora na estrutura, com reformas no CT – academia, refeitório, espaço para recuperação -, salários pagos em dias e o ambiente de trabalho que considera profissional e “direto, olho no olho”.

Agora, os fãs rubro-verdes torcem para que o time seja melhor no Paulistão e Série D de 2026, para conseguir os acessos necessários e voltar à elite do futebol brasileiro.