Portuguesa entra de férias pensando na temporada de 2026
A reapresentação está marcada para outubro, dando início à pré-temporada com foco no Paulistão de 2026
Com o encerramento da janela de transferências, o Departamento de Futebol da Lusa optou por antecipar a parada, já projetando o próximo ano
Por: Rivail Oliveira
São Paulo, SP , 06 (AFI) – A Portuguesa está oficialmente de férias e retorna às atividades apenas em outubro, quando começará a planejar a temporada de 2026. Nesta quinta-feira (4), após o treinamento, o elenco rubro-verde foi liberado para o recesso, que vai até o dia 8 de outubro.
Com o encerramento da janela de transferências, o Departamento de Futebol da Lusa optou por antecipar a parada, já projetando o próximo ano.
CALENDÁRIO 2026
A decisão, segundo o clube, leva em consideração o calendário de 2026, que será mais curto devido à antecipação dos campeonatos estaduais e à pausa programada para a Copa do Mundo.
O planejamento da comissão técnica e da SAF também considerou esse cenário. A reapresentação está marcada para outubro, dando início à pré-temporada com foco no Paulistão de 2026.
CAMPANHA EM 2025
Em 2025, a Portuguesa ficou de fora da fase decisiva do Campeonato Paulista e terminou na quarta colocação do Grupo 2, com 13 pontos em 12 jogos: foram apenas duas vitórias, sete empates e três derrotas, com 15 gols marcados e 16 sofridos.
Na Série D do Campeonato Brasileiro, a Lusa chegou a empolgar o torcedor: foi líder do Grupo A6 na primeira fase, com 30 pontos em 14 jogos — nove vitórias, três empates e duas derrotas, 22 gols a favor e 13 contra.
No entanto, a decepção veio nos mata-matas, com a eliminação precoce para o Mixto. Após derrota por 1 a 0 em Cuiabá, a Lusa venceu no Canindé pelo mesmo placar, mas foi eliminada nos pênaltis por 4 a 3. Na Copa do Brasil, mais frustração: queda também no Canindé, em fevereiro, diante do Botafogo-PB, novamente nos pênaltis (4 a 3), após empate por 1 a 1 no tempo normal.
Ao todo, a Portuguesa disputou 29 partidas na temporada: 12 vitórias, 11 empates e 6 derrotas, com 39 gols marcados e 31 sofridos. O time somou 47 pontos em 87 possíveis, com aproveitamento de 54%.
RENOVAÇÕES NA BASE
A diretoria da Portuguesa anunciou a renovação de contrato com alguns dos principais destaques das categorias de base. Um deles é o atacante Freire, que marcou oito gols no Campeonato Paulista da categoria e teve seu vínculo estendido até janeiro de 2027. Freire é o artilheiro da Lusa na atual edição do Paulista Sub-20, com 13 partidas disputadas.
O jogador de 18 anos também deu uma assistência no Estadual da categoria e chegou a ser integrado ao elenco principal durante a disputa da última Série D.
“Freire é um jogador que rapidamente entendeu a nossa filosofia e está rendendo muito bem. Vem se destacando no Paulista Sub-20 e chegou a ter a oportunidade de ser relacionado pela equipe principal. É um atleta que vemos com bons olhos e acreditamos no potencial”, afirmou Sérgio Guerrero, diretor de futebol de base da SAF lusitana.
Outro nome que renovou contrato foi o volante Rômulo. O “Cria da Lusa” agora tem vínculo com o clube até janeiro de 2027. Destaque do time Sub-20 no Paulista, Rômulo vem mostrando evolução e regularidade, o que lhe rendeu espaço no time principal. Em 2025, o meio-campista estreou pelo profissional na Série D, entrando em campo contra o Boavista.






































































































































