Portuguesa segue em ritmo acelerado de preparação para o Paulistão
Como parte das atividades, o time realizou um jogo-treino contra o Itaquá, em uma atividade voltada a simular situações reais de jogo
O treino, marcado pela intensidade, teve duração de 70 minutos e terminou com vitória rubro-verde por 2 a 0, com gols de Everton Messias e Kauê
São Paulo, SP , 28 (AFI) – Visando o Campeonato Paulista de 2026, a Portuguesa iniciou, nesta segunda-feira (27), mais uma semana de treinamentos no CT do Parque Ecológico do Tietê, na capital paulista. Na semana passada, a equipe comandada pelo técnico Fábio Matias concluiu a segunda semana de preparação para a próxima temporada.
Como parte das atividades, o time realizou um jogo-treino contra o Itaquá, em uma atividade voltada a simular situações reais de jogo. O treino, marcado pela intensidade, teve duração de 70 minutos e terminou com vitória rubro-verde por 2 a 0, com gols de Everton Messias e Kauê.
FALA, PROFESSOR
Segundo Fábio Matias, a ideia é aproveitar esse início de trabalhos — uma espécie de “pré” pré-temporada — para observar os atletas disponíveis e planejar o elenco para 2026.
“O objetivo principal agora é analisar individualmente os jogadores e fazê-los entender a forma como nós, da comissão técnica, conduzimos o processo. Além disso, queremos inserir nesse período os atletas que vão chegar ao grupo, como o Gabriel Pires, que na próxima semana poderá participar das atividades, por exemplo”, explicou o treinador.
PRÉ-TEMPORADA
A pré-temporada oficial para o Paulistão 2026, com foco no trabalho tático e na evolução coletiva, está prevista para começar em 18 de novembro.
“Agora é um momento de observação, de recondicionar alguns jogadores que consideramos interessantes e entender quem tem nível para disputar a temporada de 2026. A partir do dia 18 de novembro, daremos o nosso ‘start’ oficial na pré-temporada”, completou Fábio Matias.
GABRIEL PIRES ELOGIA ESTRUTURA DA PORTUGUESA
Primeiro reforço da Portuguesa para 2026, o meia Gabriel Pires, de 32 anos, revelou o que o motivou a escolher o projeto da Lusa e destacou seus próximos passos com a camisa rubro-verde.
“A ideia de reconstrução e renovação, aliada ao objetivo e à organização da Portuguesa, foram os pontos que mais levei em consideração na hora de escolher o projeto”, afirmou.
O novo reforço também falou sobre o foco na preparação visando o Paulistão da próxima temporada.
“Primeiro quero organizar toda a parte física e tática, para depois pensar no início do campeonato. Vou conseguir fazer isso nos primeiros contatos com o Fábio [Matias], quando vamos alinhar todos os pontos e ajustar o novo estilo de jogo. Assim, quando a competição chegar, estarei totalmente preparado”, completou o atleta.
Com vasta experiência no futebol europeu e passagens por clubes importantes do Brasil, Gabriel chegou a São Paulo na última quinta-feira (23) e já iniciou os trabalhos físicos com a comissão técnica.
“A impressão inicial é muito boa. Encontrei um ambiente familiar, aconchegante e leve — algo importante para trabalhar. Estou muito contente com o que vi”, finalizou.








































































































































