Portuguesa Rio Branco-ES
Portuguesa-SP x Rio Branco-ES - Lusa vai em busca da reabilitação

Uma vitória em casa pode levar a Portuguesa à liderança, desde que o Água Santa não vença sua partida diante do Porto Vitória

Com a derrota na rodada passada para o Água Santa, em Diadema, por 2 a 1, a Lusa caiu para a quarta posição da chave, com quatro pontos

Portuguesa
Foto: Divulgação/Portuguesa

Por: Rivail Oliveira

São Paulo, SP , 09 (AFI) – Em busca da reabilitação no Campeonato Brasileiro da Série D, a Portuguesa enfrenta o líder Rio Branco-ES neste sábado, às 17h, no Estádio Oswaldo Teixeira Duarte (Canindé), pela quarta rodada do Grupo A6 do certame nacional.

Com a derrota na rodada passada para o Água Santa, em Diadema, por 2 a 1, a Lusa caiu para a quarta posição da chave, com quatro pontos — mesma pontuação do Maricá-RJ. O grupo é liderado pelo Rio Branco-ES, adversário da Lusa neste fim de semana. O Capa Preta soma seis pontos, mesma pontuação do Água Santa, mas leva vantagem no saldo de gols.

Uma vitória em casa pode levar a Portuguesa à liderança, desde que o Água Santa não vença sua partida diante do Porto Vitória. Por outro lado, um bom resultado pode manter o time capixaba na ponta do grupo.


Campanhas

A Portuguesa, comandada pelo técnico Cauan de Almeida, iniciou sua campanha com um empate fora de casa contra o Boavista (2 a 2), depois venceu o Maricá no Canindé por 2 a 1, e, na última rodada, foi derrotada pelo Água Santa, também por 2 a 1, em Diadema. Diego é o artilheiro da equipe, com dois gols, enquanto Rildo e Hericlis marcaram um gol cada.

Já o Rio Branco-ES estreou com derrota para o Maricá por 2 a 0, no Rio de Janeiro, mas se recuperou com duas vitórias: 2 a 0 sobre o Boavista e 2 a 0 contra o Porto Vitória — ambas em casa. Os artilheiros do time são Maranhão, Nenê Bonilha, Diego Fernandes e Vitor Leque, todos com um gol.


Como vem a Lusa

A Portuguesa não tem desfalques por suspensão para esta rodada. Os volantes Paulinho Curuá e Tauã seguem fora por lesão, mas já iniciaram a fase de transição do departamento médico para os treinos em campo.

O técnico Cauan de Almeida comentou sobre o trabalho mental desenvolvido com o elenco:

“Essa é uma questão que trabalhamos semanalmente. Estamos fazendo um trabalho psicológico muito forte, para que o time mantenha uma mentalidade sólida, independentemente do cenário da partida. Isso é um processo constante de evolução. Que essa derrota (para o Água Santa) sirva de aprendizado, para que possamos manter a concentração e saber lidar com situações adversas.”

Outra novidade para este jogo é o início da implantação do sistema de reconhecimento facial para entrada no Estádio do Canindé. Inicialmente, o procedimento será voltado aos sócios-torcedores, por meio do site https://sistema.ceosports.com.br/novoportal/sociotorcedorportuguesa.php, mas ainda não será obrigatório. Quem comprar ingressos online também poderá realizar o reconhecimento facial já a partir deste jogo. A partir de junho, o procedimento se tornará obrigatório para o acesso ao estádio.


E o Capa Preta…

No Rio Branco, o técnico Rodrigo Fonseca tem desfalques importantes. O zagueiro André Luiz passará por uma artroscopia no joelho esquerdo e tem previsão de retorno em 45 dias. O volante Carlinhos, também com lesão no joelho, está fora. A única novidade recente no elenco é o goleiro Cláudio Vitor, contratado há pouco mais de uma semana.

A equipe capixaba não tem jogadores suspensos, mas o lateral-esquerdo Theo Kruger está pendurado com dois cartões amarelos. Entre os destaques do elenco está o experiente volante Bruno Silva, de 38 anos, com passagens por Botafogo, Fluminense, Internacional, Cruzeiro e Avaí.

Outro nome importante é o meia Nenê Bonilha, de 33 anos, um dos principais reforços do Rio Branco para a Série D. Ele chegou após conquistar o Campeonato Capixaba de 2025 e tem passagens por Fortaleza, Corinthians e Avaí, com histórico de acessos no Campeonato Brasileiro.

FICHA TÉCNICA

Portuguesa
Portuguesa
Rio Branco-ES
Rio Branco-ES
Fase Fase:
Fase Rodada:
Fase Data:
10/05/2025
Fase Horário:
20:00
Fase Árbitro:
Daniel Alejandro Hidalgo Blanco (RR)
Fase Assistentes:
Henrique Perinelli Oliveira (SP) e Gabriel Rodrigues Santos (SP)
Fase Estádio:
Canindé
Fase Local:
São Paulo (SP)