Portuguesa confirma contratação de zagueiro que atuava na Holanda

Referência técnica e de liderança, Botteghin foi capitão do Feyenoord em parte de sua trajetória

Natural de São Paulo, Botteghin construiu uma carreira vitoriosa no exterior. Entre 2007 e 2021, defendeu clubes da Holanda, como Zwolle, NAC Breda, Groningen e Feyenoord

Portuguesa
Foto: Reprodução

São Paulo, SP , 24 (AFI) – A Portuguesa confirmou nesta semana a contratação do zagueiro Eric Botteghin para a temporada 2026. O experiente defensor retorna ao futebol brasileiro após quase duas décadas atuando na Europa e assinou contrato com o clube até o final do próximo ano.

Natural de São Paulo, Botteghin construiu uma carreira vitoriosa no exterior. Entre 2007 e 2021, defendeu clubes da Holanda, como Zwolle, NAC Breda, Groningen e Feyenoord.

No país, conquistou a Copa da Holanda em três oportunidades — 2014/15 (Groningen), 2015/16 e 2016/17 (Feyenoord) — além do Campeonato Holandês de 2016/17, título que encerrou um jejum de 18 anos do clube de Roterdã. Na mesma temporada, levantou também a Supercopa da Holanda.

kmzNn0Qq image
Foto: Divulgação/Portuguesa

LIDERANÇA

Referência técnica e de liderança, Botteghin foi capitão do Feyenoord em parte de sua trajetória, somando mais de uma década de destaque no futebol holandês.

Após 14 temporadas no país, o zagueiro se transferiu para a Itália, onde defendeu Ascoli e Modena, seu último clube. Agora, após 18 anos, ele retorna ao Brasil motivado pelo projeto rubro-verde.

“Foram muitos anos vivendo o futebol europeu e aprendendo em alto nível, mas sempre mantive o desejo de voltar ao meu país. A Portuguesa me apresentou um projeto muito sério, com uma estrutura sólida e ambição de crescimento. Estou feliz e motivado para fazer parte dessa caminhada e contribuir com toda a minha experiência dentro e fora de campo”, declarou Botteghin.

O coordenador de futebol Marco Antonio celebrou a chegada do novo reforço e destacou sua importância para o elenco.

“O Botteghin é um atleta com histórico de liderança e conquistas. Foi capitão em grandes clubes, tem leitura de jogo, qualidade técnica e uma carreira marcada pela regularidade. Chega para agregar ao grupo e ajudar na busca pelos nossos objetivos na temporada”, afirmou.

O defensor de 38 anos já passou por exames médicos e iniciou os trabalhos com o restante do elenco rubro-verde. Eric é o quarto reforço da Lusa para 2026 — antes dele chegaram o lateral-esquerdo Gustavo Salomão e os meio-campistas Gabriel Pires e Zé Vitor.


VOLTA DE BERTINATO

A Portuguesa também oficializou um acordo com o Mirassol Futebol Clube para antecipar o fim do empréstimo do goleiro Bruno Bertinato. O atleta, de 27 anos, se apresentará na tarde desta segunda-feira (24) no CT do Parque Ecológico do Tietê, onde se juntará ao elenco lusitano para a pré-temporada do Paulistão 2026.

Bertinato chegou ao Canindé no início desta temporada e foi titular em 15 partidas do último Campeonato Brasileiro.


LUCAS HIPÓLITO

Na reapresentação do elenco, na semana passada, uma boa notícia para a comissão técnica de Fábio Matias: após nove meses afastado, o lateral-esquerdo Lucas Hipólito voltou a treinar com a equipe.

O jogador sofreu uma lesão no ligamento colateral lateral e no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo na última rodada do Paulistão deste ano, em 23 de fevereiro. Em março, passou por cirurgia com o médico da Lusa, Francisco Dada, e seguiu um rigoroso processo de reabilitação com a equipe de fisioterapia comandada por Fernando Augusto.

“O Lucas está hoje na fase final de recuperação, já integrando o grupo e realizando atividades adaptadas. Em pouco tempo, ele poderá desempenhar plenamente seu papel dentro do elenco”, afirmou o médico Francisco Dada.

O jogador celebrou o retorno:
“O sentimento é de felicidade imensa. Não sei descrever o que passei com essa lesão. Foi um período muito complicado, mas contei com o apoio de muitas pessoas e consegui superar com a ajuda de cada uma delas. Agora vou me preparar da melhor forma nesta pré-temporada para que 2026 seja um excelente ano para a Portuguesa. O clube me deu todo o suporte e quero retribuir isso em campo.”

Diante da evolução positiva, o Departamento Médico da Lusa seguirá monitorando a condição física do lateral durante toda a pré-temporada.