Portuguesa 6 x 2 Barueri – Chocolate e um pé na elite
São Paulo, SP, 09 (AFI) – Mostrando um futebol envolvente, a Portuguesa venceu, convenceu e, agora, está com um pé na elite do futebol nacional. Nesta sexta-feira à noite, a Lusa goleou o Barueri, por 6 a 2, no Estádio do Canindé, em São Paulo, pela 35.ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Com o resultado, os anfitriões chegaram ao 59.º ponto e mantiveram a vice-liderança. Em contrapartida, os visitantes praticamente deram adeus as chances de acesso, ficando no nono lugar, com 48 pontos.
No primeiro tempo, a Portuguesa começou com tudo e marcou quatro gols. No segundo, contudo, o Grêmio reagiu, mas não foi o suficiente.
É doping
Horas antes do início da partida, a Portuguesa sofreu uma grande baixa. O atacante Vaguinho foi pego no exame antidoping por uso de maconha e, por isso, foi suspenso preventivamente pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O técnico Vágner Benazzi colocou Souza em seu lugar.
Lusa voa em campo e massacra
Empolgada pelo apoio de sua torcida, a Lusa começou com tudo e não deu tempo para o Barueri respirar. Logo com dois minutos, Diogo recebeu de Souza, driblou o adversário e acabou sendo travado por Edson Batatais.
À mil por hora, aos cinco, o Leão inaugurou seu novo placar eletrônico. Joãozinho recebeu lançamento de Bruno Rodrigo e deu para Souza. Ele, por sua vez, rolou para Leonardo marcar. Os donos da casa não pararam e, aos 12’, chegaram ao segundo gol. Na falha da defesa do Grêmio, Wilton Goiano não perdoou e soltou uma bomba no canto esquerdo de Gilvan.
A máquina lusitana estava em noite inspirada e não demorou muito para chegar ao terceiro. Pela esquerda, aos 23’, Joãozinho cobrou escanteio com açúcar no segundo pau e o jovem Diogo subiu para cabecear.
A iminente derrota deixou os visitantes nervosos, que passaram a fazer muitas faltas. Atento, o árbitro Luiz Flávio de Oliveira sacou dois cartões amarelos ao Barueri: Bilinha e Júlio.
Os paulistanos não diminuíram o ritmo e logo conseguiram chegar ao quarto gol. Aos 36’, Joãozinho foi à linha de fundo e cruzou para Souza cabecear. Gilvan salvou, mas, no rebote, Diogo não perdoou.
“Abram aspas”
Os jogadores lusitanos saíram de campo muito satisfeitos com o desempenho da primeira etapa. “Fizemos o melhor primeiro tempo nosso do campeonato. Agora, vamos ver se conseguimos manter assim”, avisou o goleiro Tiago.
O jovem atacante Diogo também compartilhou da mesma idéia. “Nosso time está brigando para subir. Vamos manter este ritmo”, completou.
Barueri reage, mas já era tarde
Na volta do intervalo, o técnico Gelson Silva fez uma mudança no Grêmio: sacou André Cunha e colocou Max. No começo, não surtiu efeito e a Portuguesa manteve o forte ritmo, até chegar ao quinto gol.
Em rápido contra-ataque, aos seis minutos, Souza avançou até a grande área e rolou para Joãozinho empurrar para as redes. A partir daí, o Barueri conseguiu reagir e Rodrigo Pontes marcou duas vezes. Aos oito, ele arriscou de fora da área e colocou no ângulo direito de Tiago. Aos 22’, Fernando cobrou escanteio no primeiro poste e o meia cabeceou.
Depois dos gols, os anfitriões retomaram as ações da partida e passaram a administrar. Aos 45′, Diogo aproveitou cruzamento de Leonardo e marcou o sexto gol.
Próximos Jogos
Os dois times voltam a campo na próxima terça-feira, às 20h30, pela 36.ª rodada. A Portuguesa irá até o Paraná encarar o Coritiba, no Estádio Couto Pereira. Enquanto isso, o Barueri recebe o Ceará, na Arena Barueri, na Grande São Paulo.
Ficha Técnica
Portuguesa 6 x 2 Barueri
Local: Estádio Canindé, em São Paulo – SP
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira – SP
Renda: R$ 56.080,00
Público: 4.244 pagantes
Cartões Amarelos: Joãozinho, Souza, Rai (Portuguesa); Bilinha, Júlio, Rodrigo Pontes, Edson Batais (Barueri)
Cartão Vermelho: Edson Batatais (Barueri)
Gols: PortuguesaLeonardo 5’/1T, Wilton Goiano 12’/1T, Diogo 23’/1T, 36’/1T e 6’/2T, Joãozinho 6’/2T (Portuguesa);
Rodrigo Pontes 8’/2T e 22’/2T (Barueri)
Tiago; Wilton Goiano, Bruno Rodrigo, Erick e Leonardo; Dias (Alexandre), Marco Aurélio, Joãozinho (Válber) e Preto (Rai); Diogo e Souza.
Técnico: Vágner Benazzi.
Barueri
Gilvan; André Cunha (Max), Edson Marques, Edson Batatais e Márcio Goiano (Fernando); Júlio, Rodrigo Pontes, Bilinha e Thiago Humberto; Pedrão (Leandro Dias) e Rodrigo Paulista.
Técnico: Gelson Silva.





































































































































