Portuguesa 2 x 0 Marília - Enfim, Lusa acaba com jejum

São Paulo, SP, 12 (AFI) – A Portuguesa, enfim, reencontrou o caminho das vitórias no Campeonato Brasileiro da Série B. O time lusitano bateu o Marília por 2 a 0, na noite desta terça-feira, no Estádio Canindé, em São Paulo, na abertura da sexta rodada. Assim, a Lusa põe fim a uma série de três partidas sem vencer – a última vitória aconteceu em 15 de maio, quando ganhou do Santo André por 3 a 0, pela segunda rodada. Com o resultado, os donos da casa chegam aos seis pontos, no 14º lugar.

Já os visitantes caíram para 14º, com quatro pontos, uma vez perderam seis pontos no tapetão, após acusação de escalação irregular do zagueiro Leandro Camilo. Cuidado com as pontas!
Mesmo jogando fora de casa, o Marília começou tocando mais a bola e com maior posse de bola. Aos sete minutos, na primeira descida com perigo da Portuguesa, porém, saiu o gol. O meia Joãozinho cobrou escanteio pela direita e o zagueiro Halisson cabeceou com força, no canto esquerdo baixo do goleiro Júlio César.

O gol deu maior tranqüilidade à equipe rubroverde, que passou sair mais para o ataque explorando as laterais. Apesar disso, a Lusa praticamente não levou perigo a meta de Júlio César. A partir dos 20 minutos, o MAC passou a se arriscar mais no ataque.Aos 25, o atacante Wellington Amorim perdeu uma chance incrível de empatar. Após belo lançamento do meia Hernani, o jogador, sozinho na área, tocou por cima do gol de Tiago. Aos 27, no entanto, veio o troco lusitano. O atacante Vaguinho disparou em contra-ataque pela direita e bateu cruzado para bela defesa do arqueiro rival.

E caindo novamente pela direita, os donos da casa ampliaram com um belo gol do volante Marcos Paulo aos 29. Em grande triangulação, Joãozinho lançou Vaguinho que tocou de primeiro para o jogador que, na cara do gol, bateu cruzado no canto direito.Embora tivesse domínio territorial, a equipe alviceleste chegou com perigo em raras oportunidades. Já a Portuguesa atacou pelas pontas, com Joãozinho pela esquerda e Vaguinho na direita, e conseguiu abrir espaços na defesa adversária para construir a vitória parcial.

No final, por pouco o time do Canindé não marcou o terceiro. Aos 45, Joãozinho ajeitou para o lateral-direito Wilton Goiano, que soltou a bomba de fora da área. Júlio César, porém, espalmou para fora.

Na cobrança de escanteio, a bola sobrou para Vaguinho, que bateu de fora da área, mas o lateral Fernandinho tirou quase em cima da linha. No rebote, o atacante Rivaldo cabeceou e Fernandinho desviou antes de carimbar o travessão.

Poderia ser mais
Apesar das substituições, o Marília continuava com muitas dificuldades no setor de criação, enquanto a Portuguesa pressionava. Aos 10, o lateral Leonardo cruzou pelo lado esquerdo e Vaguinho pegou de primeira, mas a bola saiu para fora. Aos 13, foi a vez de Rai pegar forte de fora da área. Júlio César bateu roupa, a bola bateu na trave direita e o goleiro defendeu o rebote.

Após o primeiro tempo ruim, o técnico Paulo Comelli decidiu mudar. Tirou o atacante William e colocou outro: Wellington Silva. A Lusa voltou a mesma, apenas com alteração feita no final da etapa inicial, quando o volante Eric deixou o campo contundido para a entrada de Rai.

Na segunda etapa, o time paulistano voltou bem melhor e, mesmo com a vantagem no placar, buscando o ataque. Aos 20, o MAC criou sua primeira grande chance. Wellington Amorim fez bela jogada individual e bateu cruzado. Tiago espalmou no canto esquerdo, mas no rebote Fabiano Gadelha não conseguiu dominar. Aos 33, Tiago salvou a Lusa de sofrer o primeiro gol. Fernandinho alçou bola na área em cobrança de falta, o zagueiro Montoya desviou, mas o goleiro saiu de soco para tirar. Na seqüência, Leonardo recebeu em velocidade, invadiu a área, mas bateu por cima, desperdiçando o terceiro gol.

Os visitantes se arriscaram apenas no final, contudo, praticamente sem levar perigo à meta de Tiago. Dessa forma, a Portuguesa segurou a vitória com tranqüilidade até o final. Próximos Jogos
A Portuguesa volta a campo para enfrentar o São Caetano, no sábado (23/06), às 16 horas, no Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul. Já o Marília jogará contra o Vitória, na sexta-feira (22/06), às 20h30, no Estádio Barradão, em Salvador.

Ficha Técnica

Portuguesa 2 x 0 Marília

Local: Estádio do Canindé, em São Paulo-SP

Portuguesa
Tiago; Halisson (Bruno Soares), Samuel e Marco Aurélio; Wilton Goiano, Marcos Paulo, Eric (Rai), Joãozinho (Preto) e Leonardo; Vaguinho e Rivaldo.
Técnico: Vágner Benazzi

Data: 12/06/2007 (quarta-feira)
Árbitro: Eduardo César Coronado Coelho-SP
Público: 743 pagantes.
Renda: R$ 9.215,00.
Cartões Amarelos: Eric, Halisson, Joãozinho e Rivaldo (Portuguesa); Luciano Santos, Hernani e Deda (Marília)
Gols: Halisson aos 7’/1T e Marcos Paulo aos 29’/1T (Portuguesa)Marília
Júlio César; Max Carrasco (Claudemir), Montoya, Leandro Camilo (João Vítor) e Fernandinho; Deda, Hernani, Luciano Santos e Fabiano Gadelha; Wellington Amorim e William (Wellington Silva).
Técnico: Paulo Comelli