Portuguesa 1 x 2 Ceará - Lusa sofre terceira derrota
São Paulo, SP, 02 (AFI) – A Portuguesa recebeu o Ceará na tarde deste sábado e tropeçou mais uma vez. O clube da capital foi derrotado, por 2 a 1, e já tem três derrotas no Campeonato Brasileiro da Série B. O time nordestino se recuperou do tropeço na última rodada, quando perdeu em casa para o Vitória, por 3 a 0.
Com mais essa derrota, a Lusa continua com apenas três pontos, na 17ª colocação e assombrada pelo fantasma do rebaixamento. O erro, talvez, seja ter se empolgado com o título paulista da Série A-2 (Segunda Divisão). Já o Ceará chegou aos sete pontos e assumiu a nona colocação da tabela.
Parecia que a vitória viria
Portuguesa e Ceará entraram em campo com situações semelhantes. Ambos os clubes vinham de derrotas e precisavam da vitória para começar a construir uma regularidade dentro da competição. A Lusa já foi para cima desde o começo e logo aos 4 minutos, Leonardo recebeu de Diogo e cruzou, a defesa rebateu e o próprio Leonardo chutou na rede pelo lado de fora.
O jogo continuou muito truncado no meio-campo com forte marcação por ambas as equipes e poucas chances de gol. Aos 16 minutos, Leonardo cruzou da esquerda, a defesa cortou parcialmente, Vaguinho pegou o rebote e tocou errado. Logo em seguida, aos 18 minutos, Leonardo foi derrubado por Edmilson e o árbitro marcou pênalti. O goleiro artilheiro Tiago vai para cobrança e faz 1 a 0 para a Portuguesa.
Depois do gol, o Ceará até que tentou uma reação, mas esbarrava sempre na marcação lusitana. Aos 30 minutos, a primeira chance da equipe nordestina, com Niel, que toca para Romildo na grande área e chuta na rede pelo lado de fora.
Virada no 1º tempo
Aos 33 minutos, em um lance de bobeira da defesa da Portuguesa, Ciel recebeu na entrada da área, girou sobre o marcador e bateu na saída do goleiro Tiago, empatando a partida e marcando seu primeiro gol na competição. Aos 40 minutos, Vaguinho cobrou escanteio e quase marcou um gol olímpico.
Aos 45 minutos, quando todos já estavam conformados com o empate na primeira etapa, Mazinho Lima levantou a bola na intermediária, Ciel, de primeira ajeitou para Niel, que também de primeira, de fora da área, acertou um chute colocado e virou o jogo.
Pressão sem resultado
A Lusa mudou para a etapa final e foi com tudo para cima desde o primeiro minuto. Logo aos três, Vaguinho recebeu na entrada da área pela direita e chutou por cima do gol. Logo em seguida, Wilton Goiano fez jogada de linha de fundo pela direita e cruzou nas mãos de Adilson.
A Portuguesa continuava a pressão e aos 13 minutos, Preto recebeu na esquerda, fez o giro e chutou, a bola tocou na defesa e saiu. Na cobrança de escanteio, Diogo cabeceia com perigo. Aos 16 minutos, Bruno cobrou falta rasteira e Adilson agarrou com segurança no meio do gol.
O Ceará voltou assustar somente aos 22 minutos, quando Mazinho Lima cruzou da esquerda, a bola sobra para Niel, ele dominou e chutou para defesa de Tiago. A Portuguesa continuou pressionando, mas de forma desordenada e sem objetivo. Tiago ainda teve uma chance na cobrança de falta, aos 44 minutos, mas a bola foi por cima do gol. Era querer demais.
Próximos Jogos
Na quinta rodada, a Portuguesa volta a campo para enfrentar o Ituano, em Itu, na próxima sexta-feira, às 20h30. Já o Ceará faz o clássico contra o Fortaleza, no mesmo dia e horário.
Ficha Técnica
Portuguesa 1 x 2 Ceará
Local: Estádio Canindé, em São Paulo-SP
Público: 1.318 pagantes
Renda: R$ 17.240,00
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro-MG
Cartões amarelos: Preto, Bruno Soares e Wilton Goiano (Portuguesa) Edmilson e Tiago Almeida (Ceará).
Gols: Tiago aos 20’/1T (Portuguesa); Ciel aos 33’/1T e Niel aos 45’/1T (Ceará)
Portuguesa
Tiago; Wilton Goiano, Bruno, Luis Henrique e Leonardo; Rogério (Clayton), Pedro Ayub, Alexandre e Preto (Bruno Soares); Vaguinho (Joãozinho) e Diogo.
Técnico: Vágner Benazzi
Ceará
Adilson; Niel, Romildo, Luís Carlos e Mazinho Lima; Felipe, Edmilson, Tiago Almeida e Barbieri (Daniel); Ciel (Cauê) e Isac (Flávio).
Técnico: Marcelo Vilar





































































































































