Portuguesa 1 x 0 Guarani - Reabilitação e sétima derrota
São José dos Campos, SP, 24 (AFI) – A Portuguesa conseguiu sua reabilitação dentro do Campeonato Paulista ao vencer o Guarani, por 1 a 0, neste domingo à noite, pela 11.ª rodada. Este jogo foi realizado no Estádio Martins Pereira, onde a Lusa manda seus jogos até que o Canindé seja liberado pela Federação Paulista de Futebol.
A vitória deixou a Lusa com 16 pontos, em 10.º lugar. O Guarani, que sofreu sua sétima derrota, continua na zona do rebaixamento, com apenas 10 pontos. Só outros dois times perderam tanto: Rio Claro e Rio Preto.
Gol muito rápido
Atrás da reabilitação, a Portuguesa, armada no esquema 3-5-2, logo partiu para o ataque e, com facilidade, chegou ao seu primeiro gol. Preto ajeitou a bola pelo lado direito da área, fez o giro em cima do marcador e cruzou. Do outro lado, Bruno Recife (foto) entrou sozinho e, meio sem jeito, entrou de perna esquerda para mandar a bola para as redes: 1 a 0, aos cinco minutos.
Demorou um pouco para o Guarani se equilibrar em campo, mas aos poucos o time foi melhorando. E até criou duas boas chances para empatar. Aos 25 minutos, após triangulação, Marcinho apareceu na frente do goleiro André Luiz, que dividiu de forma corajosa e aliviou a bola.
Um minuto depois, Marcinho chutou de fora da área, exigindo que André Luiz se esticasse todo para mandar a escanteio. Marcinho, aos 26 e 34 minutos, apareceu de novo na frente de André Luiz, o melhor em campo até então.
Mais aplicação
O segundo tempo começou com uma mudança no ataque bugrino. Saiu Juliano, machucado, para a entrada de Henrique. Além disso, o zagueiro Danilo Silva se queixava de uma indisposição estomacal, mesmo assim voltou para o campo.
E o jogo começou quente, com André Luiz defendendo uma falta, aos quatro e, em seguida, Catatau exigindo boa defesa de Gisiel. Aos 11 minutos, Henrique entrou na área pelo lado direito e chutou cruzado, mas André Luiz se esticou e mandou para fora.
O Guarani melhorou, criou boas chances de gols, mas mostrou muitas deficiências nas finalizações. Certamente por falta de qualidade técnica mesmo. A Portuguesa passou apenas a esperar o contra-ataque, mas sem muita força, não tentou ir ao ataque. Assim, ficou mais fácil segurar o resultado.
Próximos jogos
Pela 12.ª rodada, o Guarani voltará a atuar dentro do Brinco de Ouro, dia 1.º de março, sábado, às 20h30, contra o São Caetano, humilhado nesta semana pelo Barueri, ao ser goleado por 6 a 1. A Portuguesa vai pegar a vice-líder Ponte Preta, domingo à tarde, no Majestoso, em Campinas.
Ficha Técnica
Portuguesa 1 x 0 Guarani
Local: Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos – SP
Data: 24/02/2008
Renda: R$ 4.130,00
Público: 289 pagantes.
Árbitro: Paulo César de Oliveira
Cartões amarelos: Bruno Rodrigo e Marco Aurélio (Portuguesa). Juliano, Jonathas e Diego (Guarani)
Gol: Bruno Recife aos 5 minutos do 1.º tempo.
Portuguesa
André Luiz; Bruno Rodrigo, Marco Aurélio e Eric; Zé Maria, Dias, Carlos Alberto, Preto (Miltinho) e Bruno Recife; Catatau (Marcelo de Faria) e Christian (Ramon).
Técnico: Vágner Benazzi
Guarani
Gisiel; Maranhão, Danilo Silva, Diego (Jonathas) e Roque (Andrezinho); João Paulo, Fabinho, Marcinho e Paulo Santos; Cris e Juliano (Henrique).
Técnico: Jair Picerni.





































































































































