Portuguesa 1 x 0 Guarani – Com um pé na elite paulista

São Paulo, SP, 21 (AFI) – A Portuguesa deu um largo passo para voltar à elite estadual na próxima temporada ao vencer o Guarani, por 1 a 0, neste sábado à noite, no Canindé, em São Paulo.

Com este resultado, a Lusa disparou na liderança do Grupo 2, com 10 pontos, deixando o time campineiro com três pontos, em terceiro lugar. Ainda nesta quarta rodada da segunda fase a Lusa pode garantir o acesso, desde que o Bandeirante não vença o São José, neste domingo à tarde, em Birigüi.

Situação no Grupo 2
Neste momento, o São José é vice-líder, com quatro pontos, enquanto o Bandeirante é o lanterna, com apenas um ponto. A situação do Guarani também ficou delicada. O time perdeu uma invencibilidade de 11 jogos, mas precisará vencer seus dois últimos jogos e contar com alguns resultados para ficar com a segunda vaga.

Para o técnico Vágner Benazzi, estas contas devem ser desconsideradas. “Estamos dentro do nosso planejamento. Estamos bem perto do acesso, mas ele virá naturalmente. Ainda temos dois jogos para nos garantir sem depender de nenhum concorrente”, resumiu.

Lusa com pressão total
Como tinha prometido Benazzi, a Portuguesa entrou em campo para buscar a vitória desde os primeiros minutos. Com os laterais Wilton e Goiano e Leonardo liberados para atacar, a usa sufocou o adversário em seu campo defensivo. Assim criou várias chances para abrir o placar, o que não aconteceu graças às boas defesas do goleiro Buzetto.

A situação ficou pior ainda para o time campineiro a partir dos 27 minutos, quando o volante Macaé cometeu falta violenta sobre Diogo e acabou expulso. Ele já tinha recebido antes o cartão amarelo. Carbone ainda esperou um pouco para mudar, mas fez a troca entre o atacante Lê pelo volante Felipe, com a disposição de recompor seus sistema de marcação. Pelo menos suportou a pressão até o final do primeiro tempo.

Mudança certa e gol
A Portuguesa voltou mudada no intervalo, com a saída de Alexandre, que já tinha amarelo, para a entrada de Bruno Soares. Foi uma troca preventiva, para evitar que o juiz usasse a “lei da compensação”. Aos 16 minutos, o Guarani, enfim, criou sua primeira chance num chute de Rogério, de fora da área, que passou perto da trave esquerda de Tiago.

No banco de reservas, Benazzi soltou um palavrão e mandou o atacante Joãozinho aquecer. Aos 20 minutos, ele já estava em campo no lugar do volante Raí. E coube ao próprio Joãozinho marcar o gol da vitória. Aos 25 minutos ele recebeu na frente da área, tabelou com Vaguinho e soltou a bomba no ângulo no alto de Buzetto.

Não havia como o Guarani reagir e não houve interesse da Lusa em forçar a marcação de mais gols, preferindo garantir a importante vitória. Carbone ainda tentou o “tudo ou nada” com as entradas dos atacantes Éder e Talles, respectivamente, nos lugares do alas Robinho e Rogério. Não passaram de meras tentativas.

Próximos Jogos
Na quarta-feira à noite, os dois times voltam a campo pela quinta e penúltima rodada da segunda fase. A Portuguesa vai enfrentar o São José, no Vale do Paraíba, enquanto o Guarani pegará o Bandeirante, em Birigüi.

Ficha Técnica

Portuguesa 1 x 0 Guarani

Local: Estádio do Canindé, em São Paulo-SP.úblico: 2.572 pagantes (perto de 8 mil torcedores)
Árbitro: Eduardo César Coronado Coelho
Cartões amarelos: Raí e Alexandre (Portuguesa); Dimas, Robinho e Macaé (Guarani).
Cartão vermelho – Macaé (Guarani)
Gol: Joãozinho, aos 25 minutos do 2.º tempo.
Renda: R$ 37.260,00
P

Portuguesa
Tiago; Wilton Goiano, Bruno, Samuel e Leonardo; Erick, Raí (Joãozinho), Alexandre (Bruno Soares) e Diogo; Vaguinho e Rivaldo (Dias).
Técnico: Vágner Benazzi.

Guarani
Buzetto; Xandão, Lino e Danilo Silva; Robinho (Éder), Macaé, Lucas, Dimas e Rogério (Talles); Lê (Felipe) e Deyvid.
Técnico: José Luiz Carbone.