Por racismo a árbitro, Esportivo é rebaixado no Campeonato Gaúcho

TJD-RS decidiu tirar nove pontos do time por susposta atitude racista contra juiz

0002048176749 img

Porto Alegre, RS, 10 (AFI) – O Esportivo acabou pagando um preço alto pelas atitudes racista de sua torcida ao árbitro Márcio Chagas da Silva. Na noite desta quinta-feira, em julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva, em Porto Alegre, o time perdeu nove pontos, seis mandos de campo e ainda foi multado em R$ 30 mil pelo caso de racismo em duelo contra o Veranópolis, válido pelo Campeonato Gaúcho deste ano.

0002048176749 img

Em primeira instância, o caso de racismo gerou uma pena branda ao Esportivo. Em março, o clube acabou perdendo cinco mandos e recebendo uma multa de R$ 30 mil. Indignado com o resultado, Márcio Chagas da Silva recorreu. O Esportivo ainda pode apelar ao caso e tentar evitar o rebaixamento no STJD, no Rio de Janero.

“Não estava com um pensamento muito positivo sobre isso, fiquei bem triste com o primeiro (julgamento). Mas serviu de alguma forma para dar um basta nessas covardias que vêm acontecendo com o povo negro. (O TJD) Está fazendo história com a decisão, está de parabéns, é uma resposta para a sociedade que estava aguardando a justiça”, afirmou o árbitro logo após o julgamento.

Com a perda de nove pontos, quem escapou do rebaixamento foi o Passo Fundo. Pela determinação do TJD-RS, o Esportivo caiu para os sete pontos, enquanto o adversário ficou com onze e deixou a zona de rebaixamento. Ainda foram rebaixamento, São Luiz e Pelotas.

Márcio Chagas da Silva sofreu injúrias racistas feitas por torcedores do Esportivo durante a partida contra o Veranópolis na semana passada. Além dos xingamentos antes, no intervalo e após o jogo do dia 5 de março, pelo Gauchão, o árbitro encontrou o seu carro amassado, arranhado e ornado com bananas sobre o capô e o teto, com um agravante: segundo a promotoria, o carro do árbitro estava em local de acesso restrito determinado pelo clube.