Ponte Preta quer vencer o XV de Piracicaba para empatar histórico no clássico

A partida acontecerá neste sábado, 21, às 11h, em Piracicaba, pela terceira rodada da Série A2 do Paulistão

Ponte Preta Sub 20 x XV de Piracicaba Sub 20 e1660152182541
Ponte Preta quer vencer o XV de Piracicaba para empatar histórico no clássico. (Reprodução)

Campinas, SP, 20 (AFI) – Ponte Preta e XV de Piracicaba são adversários históricos e protagonizam um dos clássicos mais tradicionais do Interior de São Paulo.

O clássico é tão disputado que a torcida da Macaca já comprou todos os 1500 ingressos que foram liberados para os visitantes na partida que acontecerá entre os clubes neste sábado, 21, às 11h, no Estádio Barão da Serra Negra, em Piracicaba.

Ponte Preta Sub 20 x XV de Piracicaba Sub 20 e1660152182541
Ponte Preta quer vencer o XV de Piracicaba para empatar histórico no clássico. (Reprodução)

Vale lembrar que a cidade do Nhô Quim fica a apenas 72 quilômetros de Campinas, cerca de uma hora de viagem. Por conta da pouca distância, o jogo parecerá que é em casa para os campinenses, pois como é uma cidade grande, tem bairros que ficam há 35 minutos do estádio Majestoso, da Ponte Preta.

CLÁSSICO CENTENÁRIO

Um duelo que começou há um século, mais precisamente no dia 8 de julho de 1923, em Campinas, no extinto campo do hipódromo, em Campinas, quando a Macaca foi superada pelo Nhô Quim, por 5 a 2, valendo pelo Campeonato Paulista do Interior, organizado pela Apea (Associação Paulista de Esportes Atléticos), que posteriormente deu origem á Federação Paulista de Futebol.

Aquele era apenas o 109º jogo da história do clube campineiro. No mesmo ano, houve outro jogo, dia 21 de outubro, mas o resultado é desconhecido. A primeira vitória aconteceu em 14 de fevereiro de 1926, por 3 a 0 com gols de Perez, Tuca e Zeca, em amistoso na cidade de Campinas. O último duelo, se deu no dia 5 de março de 2016, com vitória do rival por 1 a 0, pelo Campeonato Paulista.

“A gente sabe da importância deste clássico e da enorme rivalidade que existe. Estamos nos preparando para buscar a vitória e sabemos do quanto vale para nossa torcida e também para nossos objetivos na competição”, disse o volante Fraga, que passou seis anos no XV e está em sua segunda temporada na Ponte.

Já são 123 jogos com 44 vitórias da Macaca, 34 empates e 45 resultados negativos. Foram 155 gols marcados e 159 gols sofridos.

Confira também: