Ponte Preta x Vélez Sarsfield-ARG - Sonho se tornou realidade!

Animada com o momento histórico, Macaca tenta abrir vantagem

0002048123922 img

Campinas, SP, 30 (AFI) – Um time respaldado por dez conquistas nacionais, uma da Libertadores e o status de gigantes da América do Sul, o outro, carregado pela apaixonada torcida tenta sobreviver em meio à selvageria futebolística do futebol brasileiro com calendários apertados, cotas minguadas, pouco apoio das federações e diversos outros problemas. Este é o retrato do duelo entre a sonhadora Ponte Preta e o temido Vélez Sarsfield, nesta quinta-feira, às 20h15, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pelo jogo de ida das quartas-de-final da Copa Sul-Americana.

0002048123922 img

A Macaca abriu mão de muita coisa para chegar a este momento. O time campineiro virou de costas para a Copa do Brasil ao ser eliminado pelo fraco Nacional-AM, ainda na terceira fase da competição. Tudo isto pelo sonho de disputar um torneio internacional. Na fase nacional da Sul-Americana, passou pelo Criciúma após vitória em solo catarinense por 2 a 1 e empates sem gols em Campinas. No confronto seguinte, veio o extase contra o Deportivo Pasto, da Colômbia.

Na primeira partida oficial contra um adversário internacional, a Ponte fez as pazes com a torcida, apenas da fraca campanha no Brasileirão, e venceu por 2 a 0, em Campinas. Na volta, uma verdadeira epopéia. Em meio a atrasos, turbulências e diversos outros problemas, a Macaca jogou com regulamento embaixo do braço, perdeu por 1 a 0, mas passou de fase e aumentou ainda mais o sonho do pontepretano.

Atual campeão argentino, o Vélez Sarsfield tenta a conquista inédita da Sul-Americana. O time argentino chega como um dos favoritos depois de ter passado por Belgrano, da Argentina, e La Equidad, da Colômbia, sem muita dificuldade.

0002048123925 img

Contra tudo e todos…
Embora esteja em meio a luta contra o rebaixamento no Brasileirão – tem 33 pontos, na 17.ª colocação -, a Ponte, pelo menos por enquanto, não dará prioridade a competição alguma. “Por enquanto não está atrapalhando (a maratona de jogos), porque um está correndo pelo outro”, afirmou o meia Fellipe Bastos.

Se a rotina de partidas desgasta fisicamente, os últimos bons resultados tem ajudado psicologicamente. A classificação nas oitavas da Sul-Americana sobre o Deportivo Pasto-COL foi um combustível para a vitória sobre o Vasco, por 2 a 1, no último domingo. “Este último jogo mostrou que o grupo está maduro e preparado para enfrentar uma grande equipe que o Vélez”, destacou o zagueiro Diego Sacoman.

0002048123927 img

Problemas…
Embora o elenco esteja otimista, Jorginho Campos terá muitos problemas para escalar a Ponte. A começar pelo ataque. O artilheiro William sofreu um estiramento na parte posterior da coxa direita e ficará fora por três jogos. Já Rildo sentiu dores no joelho e será poupado. Com isso, Leonardo deve ser mantido, enquanto Adaílton e Rafael Ratão disputam a outra vaga na frente.

Outras mudanças devem ser realizados pelo treinador. Na lateral direita, o Régis deve dar lugar para Artur ou até mesmo ao zagueiro César. Já o meia Fellipe Bastos, que ficou fora contra o Vasco por questões contratuais – ele pertence ao time carioca -, está de volta.

A primeira parte do trabalho desta quarta-feira foi com os portões fechados para a imprensa. Nele Jorginho realizou um trabalho mais de posicionamento e procurou conversar bastante com os jogadores, mas não revelou o time titular que vai entrar em campo.

Tudo pronto
Sem dúvidas, nem problemas, o treinador do Vélez Sarsfield, Ricardo Gareca, fez um único treinamento, na manhã desta quarta-feira, antes da viagem para o Brasil. O único contratempo aconteceu fora das quatro linhas. O voo da equipe argentina sofreu atraso e o reconhecimento do gramado do Estádio Moisés Lucarelli precisou ser cancelado.

“A medida que o semestre foi passando, encontramos o equilíbrio e esta partida contra a Ponte Preta é uma boa oportunidade de demonstrá-lo. Queremos sair com a vitória, mas seremos visitantes, temos que respeitar”, afirmou o goleiro Sosa.