Ponte Preta x São Paulo - Após polêmica de 2013, reencontro no Majestoso!

Em 2013, o embate entre Ponte e Tricolor ganhou muita polêmica, após o Sampa conseguir vetar o Majestoso

Ao contrário do que ocorreu naquele dia 27 de novembro, a Macaca poderá contar com a força de sua casa, o Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, para o confronto deste domingo, às 17 horas.

0002048156336 img

Campinas, SP, 08 (AFI) – Dois meses após a polêmica semifinal da Copa Sul-Americana, Ponte Preta e São Paulo voltam a se enfrentar pela sétima rodada do Campeonato Paulista Chevrolet. Ao contrário do que ocorreu naquele dia 27 de novembro, a Macaca poderá contar com a força de sua casa, o Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, para o confronto deste domingo, às 17 horas.

Em 2013, o embate entre Ponte e Tricolor ganhou muita polêmica, após o time do Morumbi conseguir vetar o Majestoso para a semifinal. Para tanto, o time do Morumbi se valeu do regulamento para que o jogo saísse de Campinas. É que a Conmebol exigia que os estádios das semifinais possuíssem capacidade acima de 20 mil lugares.

0002048156336 imgTorcida da Ponte invadiu Mogi

O tiro, contudo, acabou saindo pela culatra. Isso porque a perda do direito de jogar em casa motivou ainda mais os jogadores pontepretanos e inflamou ainda mais a torcida. Tanto que cerca de 15 mil alvinegros se deslocaram até Mogi Mirim para ver o empate por 1 a 1, que classificou a Macaca à semifinal – na ida os campineiros venceram por 3 a 1, no Morumbi.

Números
Depois de um péssimo início, que culminou na saída do técnico Sidney Moraes, a Ponte está em franca recuperação. Com Vadão, o time campineiro mantém 100% de aproveitamento, com vitórias sobre Corinthians (2 x 1) e Comercial (1 x 0). Agora, ocupa a terceira posição do Grupo C, com nove pontos, a apenas um do vice São Bernardo e com um jogo a menos.

Por outro lado, o São Paulo ainda não conseguiu empolgar seus torcedores. Em meio à polêmica troca envolvendo o atacante Alexandre Pato e o meia Jadson com o Corinthians, o Tricolor tenta provar que tem futebol para ser campeão. A derrota para o Palmeiras, por 2 a 0, foi um choque de realidade no clube, que lidera o Grupo A, com 12 pontos, após a vitória sobre o Paulista, por 2 a 0, na quinta.

Se em 2013, o Sampa amargou a eliminação na Sul-Americana, ao menos pode se gabar de ter um retrospecto altamente positivo contra a Macaca. Até hoje, os dois times já se enfrentaram em 133 oportunidades, com 70 vitórias são-paulinas, 42 empates e 21 vitórias pontepretanas. O time da Capital marcou 235 gols e os campineiros 127.

Promoção
Para aproveitar o bom momento e trazer de volta o torcedor para perto do clube, a diretoria resolveu fazer promoção de ingresso. O valor inteiro custa 40 reais, mas quem estiver com a camiseta da Macaca pagará apenas 20 para o setor das arquibancadas.

As entradas já estão disponíveis para os torcedores. Nas cadeiras sociais, o valor é de 80 (inteira), 40 (meia). Para os visitantes, o valor custará 40 reais (inteira) e 20 reais (meia). Ao todo, foram disponibilizados 3.500 entradas para os Tricolores.

0002048156338 imgSilvinho está motivadoFoto: Ponte Press

Mudança no esquema?
A Ponte Preta pode ter uma baixa importante contra o São Paulo. O volante Bruno Silva sentiu o joelho direito e precisou deixar o treinamento desta sexta-feira mais cedo. Logo no início do coletivo, Bruno Silva reclamou de dores no joelho, que é o mesmo local que o tirou da estreia diante do Botafogo. O volante desceu para os vestiários do Majestoso para iniciar o processo de recuperação e passou a ser dúvida. Caso ele seja vetado pelo departamento médico, Vadão vai escalar o jovem Alef.

Outra mudança que pode ser realizada pelo treinador é no esquema tático, abandonando o esquema com três atacantes. Assim, Ademir ficaria no banco de reservas e seria substituído pelo lateral-direito Júnior. O volante Ferrugem, que vinha atuando improvisado no setor, voltaria para sua posição de origem, compondo o meio-campo com Bruno Silva ou Alef, Fernando Bob e Adrianinho.

Liberado pelo São Paulo, o atacante Silvinho está confirmado no ataque. E o jogador não esconde a motivação extra contra o ex-clube. “Sou o grato ao São Paulo. Não tive as oportunidades necessárias, mas isso é passado e estou na Ponte Preta porque eu passei pelo São Paulo. Mas gratidão não entra em campo: o pensamento é só em ajudar a Ponte e conseguir o objetivo que é a vitória”, afirmou.

0002048156340 imgSouza já deve estrear

Reforços em campo
Contratado por empréstimo de uma temporada, o volante Souza finalmente está regularizado na CBF e já treinou com os demais companheiros do São Paulo. O jogador foi testado em um jogo-treino com atletas das categorias de base e deve ser inclusive titular para o confronto contra a Ponte Preta.

Souza chega com status de titular absoluto graças ao desempenho instável do setor de marcação no meio-campo: Wellington segue em baixa e Maicon oscila bons e maus momentos. Apesar da festa da torcida, ele pede calma para poder se entrosar com os companheiros.

“A adaptação está sendo fácil porque conheço o Douglas e o Ganso da seleção (de base), joguei com o Alvaro (Pereira) no Porto dois anos. Isso me dá tranquilidade para me adaptar bem ao clube. Essa semana não dormi querendo treinar, jogar e estar com o grupo. Eu não chego para resolver a situação, vou precisar da ajuda de todos. Sabemos que o meio é uma função muito importante para a equipe. Juntos temos que chegar no objetivo”, afirmou.

O técnico Muricy Ramalho deve escalar ainda outro reforço. Recém-contratado, o atacante colombiano Pabon deve ganhar uma chance entre os titulares. Neste caso, a tendência é de que ele entre na vaga de Osvaldo ou Ademilson. No entanto, Luís Fabiano também pode ser poupado.