Ponte Preta x Guarani - Para ficar marcado na história!
A Macaca já tem o acesso garantido e um empate basta para se garantir na final, enquanto o Bugre precisa vencer para não correr risco de perder seu retorno à Série B e, de quebra, ir para a decisão.
O Dérbi 212 promete ser daqueles que podem entrar para a história do futebol campineiro.
Campinas, SP, 10 (AFI) – O Dérbi 212 promete ser daqueles que podem entrar para a história do futebol campineiro. Pela última rodada do Campeonato Brasileiro da Série C, Ponte Preta e Guarani medem forças às 17h, neste sábado, no estádio Moisés Lucarelli.
A Macaca já tem o acesso garantido e um empate basta para se garantir na final, enquanto o Bugre precisa vencer para não correr risco de perder seu retorno à Série B e, de quebra, ir para a decisão.
__________
DERBINHO ACABOU 2 A 0
__________
O Majestoso estará cheio, uma vez que a Ponte Preta divulgou que todos os ingressos estão esgotados para a decisão. Um total de 17 mil ingressos. Até a parte do fundo do estádio, normalmente destinado aos torcedores visitantes, será preenchida por pontepretanos. Afinal, o clássico será disputado com torcida única.
A torcida da Macaca ainda promete uma recepção jamais vista no futebol de Campinas, com mais de mil sinalizadores na chegada da delegação ao estádio, por volta das 15h30.
REVANCHE OU REPETECO?
O clássico ganhou contornos dramáticos, que vem desde de 2024. No Dérbi 208, pela Série B, então lanterna, o Guarani venceu a Ponte no Majestoso e acabou levando junto o rival para a terceira divisão, e agora podem retornarem juntos, ou não.
A Ponte pode “se vingar”, com uma vitória, e torcer por Náutico ou Brusque vencem no outro confronto da chave, no mesmo horário, no Aflitos. Ou o Guarani poderá repetir o feito, tirar o rival da disputa do título e fazer a festa na casa do adversário.
Ou simplesmente, caso o resultado de Náutico e Brusque favoreça o Alviverde, ambos podem subir juntos à Série B e teremos mais dois dérbis garantidos em 2026.
A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e tem a cobertura completa do Portal FUTEBOL INTERIOR, que acompanha os jogos online no Placar ao Vivo e depois apresenta todos os comentários e noticiário completo.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
COMO CHEGAM
Líder do Grupo C com 10 pontos, a Ponte Preta conquistou o acesso com duas rodadas de antecedência, quando empatou com o Náutico, por 1 a 1, com gol salvador do jovem Miguel nos acréscimos, e o Brusque venceu o Guarani mais tarde, por 3 a 2. Na última rodada, com o time praticamente reserva, foi derrotado pelo Brusque, por 2 a 1, fora de casa.
Já o Guarani depende só de si. Vice-líder com sete pontos, vem de empate por 1 a 1 contra o Náutico, em casa. Uma vitória simples o deixa com 10 pontos. Com isso, carimba o acesso, vai ter vaga na final e ainda terá a chance de ser o único time do Brasil a ter os títulos da Série C, B e A. Um feito histórico.
Em caso de empate no Dérbi, terá que torcer por um resultado igual em Recife, ou que o Náutico não vença por três gols de diferença. Caso o Guarani seja derrotado, apenas um empate entre os concorrentes garante a promoção de divisão.
__________
GUIA DA SÉRIE C –
TUDO QUE PODE ACONTECER. VEJA!
__________
RÁDIO FI
O Dérbi Campineiro contará com a narração de Carlos Corsato, reportagens de Pedro Lino, que acompanhará tudo sobre a Ponte Preta direto do estádio Moisés Lucarelli, e de Vladimir Catarino, responsável pela cobertura do Guarani e pelo Placar ao Vivo. A mesa de som e o áudio ficarão sob responsabilidade de Felipe Marques.
O clássico será transmitido AO VIVO pela Rádio Futebol Interior, em parceria com a Valinhos 87,9 FM.
A abertura da jornada esportiva está marcada para as 15h30, com encerramento previsto para as 20h.
Com apoio publicitário de SIM Veiculos, HiperCap, Dadá Pizzaria e Casa do Perfurador.

SEM MARCELO FERNANDES
O técnico Marcelo Fernandes desfalcará a Ponte Preta no clássico contra o Guarani, o Dérbi 212. O comandante foi julgado nesta sexta-feira pelo STJD devido a um episódio quando ainda estava no Bugre.
Marcelo pegou dois jogos de suspensão, mas já cumpriu um pelo Guarani. A Macaca entrou com um pedido de recurso, e espera decisão do tribunal. Caso a punição seja mantida, seu xará Marcelo Copertino assume sua vaga, com Edson Boaro de auxiliar.

PONTE PRETA
Além do treinador, a Macaca tem dois desfalques certos. Entregues ao Departamento Médico, o atacante Jeh e o volante Léo Oliveira estão fora do clássico. Por outro lado, o lateral esquerdo Artur volta de suspensão.
Na vaga do centroavante, Marcelo Fernandes testou Diego Tavares, para manter o esquema com três atacantes. Outra alternativa feita pelo técnico foi a entrada do volante Rodrigo Souza no meio de campo, assim como fez no duelo contra o Náutico. Já na vaga de Léo Oliveira, Lucas Cândido deve ser acionado.
A Ponte ainda tem outras preocupações. Pendurados, o meia Elvis e o goleiro Diogo Silva podem perder uma eventual jogo de ida caso cheguem a final.

“Sabemos da responsabilidade. A gente está pensando na nossa vitória, não no que vai acontecer do outro lado. Vamos trabalhar duro, forte, como a gente já vem fazendo e buscar a vaga na final. Eu, particularmente, quero título para coroar esse campeonato. O título tem uma importância muito grande”, disse o zagueiro Wanderson, um dos destaques da campanha da Ponte.

GUARANI
Do outro lado, o técnico Matheus Costa terá o desfalque do zagueiro e capitão Alan Santos, expulso diante do Náutico. David Braz é o mais cotado para assumir a posição, enquanto a braçadeira deve ser passada para o meia Diego Torres.
O treinador ainda carrega dúvidas para o Dérbi. Na lateral direita, Cicinho e Lucas Justen disputam a posição e resta saber se a equipe irá atuar com três atacantes ou reforçar o sistema defensivo com três zagueiros.
Caso opte por três zagueiros, Allysson entra na vaga do atacante Dentinho. Ou caso queira for reforçar o meio de campo, Kauã Jesus entra no time titular.

“Agora é realmente o último jogo, o último do quadrangular. A gente encara de forma diferente por tudo que o dérbi carrega e por ser a nossa saída. Não tem o próximo. A atenção precisa estar redobrada, focada em muitos detalhes, porque envolve o clube, a história, funcionários, famílias. É uma semana diferente, sim.”, disse o volante Kelvi.
ONDE ASSISTIR:
Band (TV aberta), DAZN (streaming) e SportyNet (YouTube).
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- Quadrangular Final
-
Rodada:
- 6ª
-
Data:
- 11/10/2025
-
Horário:
- 20:00
-
Árbitro:
- Anderson Daronco (RS)
-
Assistentes:
- Michael Stanislau (RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
-
VAR:
- Rodrigo Nunes de Sa (RJ)
-
Estádio:
- Moisés Lucarelli
-
Local:
- Campinas (SP)




































































































































