Ponte Preta Guarani
Ponte Preta x Guarani - Para ficar marcado na história!

A Macaca já tem o acesso garantido e um empate basta para se garantir na final, enquanto o Bugre precisa vencer para não correr risco de perder seu retorno à Série B e, de quebra, ir para a decisão.

O Dérbi 212 promete ser daqueles que podem entrar para a história do futebol campineiro.

Ponte Preta e Guarani farão mais um dérbi decisivo na Série C
Ponte Preta e Guarani farão mais um dérbi decisivo na Série C (Foto: Marcos Ribolli/PontePress)

Campinas, SP, 10 (AFI) – O Dérbi 212 promete ser daqueles que podem entrar para a história do futebol campineiro. Pela última rodada do Campeonato Brasileiro da Série C, Ponte Preta e Guarani medem forças às 17h, neste sábado, no estádio Moisés Lucarelli.

A Macaca já tem o acesso garantido e um empate basta para se garantir na final, enquanto o Bugre precisa vencer para não correr risco de perder seu retorno à Série B e, de quebra, ir para a decisão.
__________

DERBINHO ACABOU 2 A 0
__________

O Majestoso estará cheio, uma vez que a Ponte Preta divulgou que todos os ingressos estão esgotados para a decisão. Um total de 17 mil ingressos. Até a parte do fundo do estádio, normalmente destinado aos torcedores visitantes, será preenchida por pontepretanos. Afinal, o clássico será disputado com torcida única.

A torcida da Macaca ainda promete uma recepção jamais vista no futebol de Campinas, com mais de mil sinalizadores na chegada da delegação ao estádio, por volta das 15h30.

⚽ FAÇA SUA APOSTA NA SUPERBET!

REVANCHE OU REPETECO?

O clássico ganhou contornos dramáticos, que vem desde de 2024. No Dérbi 208, pela Série B, então lanterna, o Guarani venceu a Ponte no Majestoso e acabou levando junto o rival para a terceira divisão, e agora podem retornarem juntos, ou não.

A Ponte pode “se vingar”, com uma vitória, e torcer por Náutico ou Brusque vencem no outro confronto da chave, no mesmo horário, no Aflitos. Ou o Guarani poderá repetir o feito, tirar o rival da disputa do título e fazer a festa na casa do adversário.

Ou simplesmente, caso o resultado de Náutico e Brusque favoreça o Alviverde, ambos podem subir juntos à Série B e teremos mais dois dérbis garantidos em 2026.

A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e tem a cobertura completa do Portal FUTEBOL INTERIOR, que acompanha os jogos online no Placar ao Vivo e depois apresenta todos os comentários e noticiário completo.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

COMO CHEGAM

Líder do Grupo C com 10 pontos, a Ponte Preta conquistou o acesso com duas rodadas de antecedência, quando empatou com o Náutico, por 1 a 1, com gol salvador do jovem Miguel nos acréscimos, e o Brusque venceu o Guarani mais tarde, por 3 a 2. Na última rodada, com o time praticamente reserva, foi derrotado pelo Brusque, por 2 a 1, fora de casa.

Já o Guarani depende só de si. Vice-líder com sete pontos, vem de empate por 1 a 1 contra o Náutico, em casa. Uma vitória simples o deixa com 10 pontos. Com isso, carimba o acesso, vai ter vaga na final e ainda terá a chance de ser o único time do Brasil a ter os títulos da Série C, B e A. Um feito histórico.

Em caso de empate no Dérbi, terá que torcer por um resultado igual em Recife, ou que o Náutico não vença por três gols de diferença. Caso o Guarani seja derrotado, apenas um empate entre os concorrentes garante a promoção de divisão.

__________
GUIA DA SÉRIE C –
TUDO QUE PODE ACONTECER. VEJA!
__________

RÁDIO FI

O Dérbi Campineiro contará com a narração de Carlos Corsato, reportagens de Pedro Lino, que acompanhará tudo sobre a Ponte Preta direto do estádio Moisés Lucarelli, e de Vladimir Catarino, responsável pela cobertura do Guarani e pelo Placar ao Vivo. A mesa de som e o áudio ficarão sob responsabilidade de Felipe Marques.
O clássico será transmitido AO VIVO pela Rádio Futebol Interior, em parceria com a Valinhos 87,9 FM.
A abertura da jornada esportiva está marcada para as 15h30, com encerramento previsto para as 20h.
Com apoio publicitário de SIM VeiculosHiperCapDadá Pizzaria e Casa do Perfurador.

54841749398 c511e120e4 o
Marcelo Fernandes aguarda recurso no STJD para saber se irá para o Dérbi 212 (Foto: Marcos Ribolli-PontePress)

SEM MARCELO FERNANDES

O técnico Marcelo Fernandes desfalcará a Ponte Preta no clássico contra o Guarani, o Dérbi 212. O comandante foi julgado nesta sexta-feira pelo STJD devido a um episódio quando ainda estava no Bugre.

Marcelo pegou dois jogos de suspensão, mas já cumpriu um pelo Guarani. A Macaca entrou com um pedido de recurso, e espera decisão do tribunal. Caso a punição seja mantida, seu xará Marcelo Copertino assume sua vaga, com Edson Boaro de auxiliar.

54813090132 bf0dffdf32 o
Ponte Preta terá desfaques e um retorno pro Dérbi 212 (Foto: Marcos Ribolli/PontePress)

PONTE PRETA

Além do treinador, a Macaca tem dois desfalques certos. Entregues ao Departamento Médico, o atacante Jeh e o volante Léo Oliveira estão fora do clássico. Por outro lado, o lateral esquerdo Artur volta de suspensão.

Na vaga do centroavante, Marcelo Fernandes testou Diego Tavares, para manter o esquema com três atacantes. Outra alternativa feita pelo técnico foi a entrada do volante Rodrigo Souza no meio de campo, assim como fez no duelo contra o Náutico. Já na vaga de Léo Oliveira, Lucas Cândido deve ser acionado.

A Ponte ainda tem outras preocupações. Pendurados, o meia Elvis e o goleiro Diogo Silva podem perder uma eventual jogo de ida caso cheguem a final.

54841824910 7c9db5b11b o
Wanderson durante treino da Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli-PontePress)

“Sabemos da responsabilidade. A gente está pensando na nossa vitória, não no que vai acontecer do outro lado. Vamos trabalhar duro, forte, como a gente já vem fazendo e buscar a vaga na final. Eu, particularmente, quero título para coroar esse campeonato. O título tem uma importância muito grande”, disse o zagueiro Wanderson, um dos destaques da campanha da Ponte.

54843118229 564349f098 o
Matheus Costa tem dúvidas no Guarani (Foto: Raphael Silvestre/Guarani)

GUARANI

Do outro lado, o técnico Matheus Costa terá o desfalque do zagueiro e capitão Alan Santos, expulso diante do Náutico. David Braz é o mais cotado para assumir a posição, enquanto a braçadeira deve ser passada para o meia Diego Torres.

O treinador ainda carrega dúvidas para o Dérbi. Na lateral direita, Cicinho e Lucas Justen disputam a posição e resta saber se a equipe irá atuar com três atacantes ou reforçar o sistema defensivo com três zagueiros.

Caso opte por três zagueiros, Allysson entra na vaga do atacante Dentinho. Ou caso queira for reforçar o meio de campo, Kauã Jesus entra no time titular.

F5UXNFgF 54843117894 7d7b848de0 o
Volante Kelvi durante treino do Guarani (Foto: Raphael Silvestre/Guarani)

“Agora é realmente o último jogo, o último do quadrangular. A gente encara de forma diferente por tudo que o dérbi carrega e por ser a nossa saída. Não tem o próximo. A atenção precisa estar redobrada, focada em muitos detalhes, porque envolve o clube, a história, funcionários, famílias. É uma semana diferente, sim.”, disse o volante Kelvi.

ONDE ASSISTIR:
Band (TV aberta), DAZN (streaming) e SportyNet (YouTube).

FICHA TÉCNICA

Ponte Preta
Ponte Preta
Guarani
Guarani
Fase Fase:
Quadrangular Final
Fase Rodada:
Fase Data:
11/10/2025
Fase Horário:
20:00
Fase Árbitro:
Anderson Daronco (RS)
Fase Assistentes:
Michael Stanislau (RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
Fase VAR:
Rodrigo Nunes de Sa (RJ)
Fase Estádio:
Moisés Lucarelli
Fase Local:
Campinas (SP)