Ponte Preta x Grêmio - Macaca tenta apagar má impressão em confronto direto
Separados por apenas dois pontos, paulistas e gaúchos não querem perder o G4 de vista
Separados por apenas dois pontos, paulistas e gaúchos não querem perder o G4 de vista
Campinas, SP, 13 (AFI) – O empate com o América-MG, por 1 a 1, no último domingo, em Campinas, deixou a torcida da Ponte Preta desconfiada. Até onde o time comandado por Eduardo Baptista pode chegar? A pergunta vai começar a ser respondida nesta quarta-feira, quando a Macaca recebe o Grêmio, às 21 horas, no Estádio Moisés Lucarelli, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Uma vitória coloca a Ponte Preta novamente na briga por uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem. Já um tropeço pode fazer a diferença para a zona de rebaixamento diminuir para cinco pontos.
Apesar de ter ganho os últimos dois jogos, a Macaca defende um tabu de quase três meses sem perder no Moisés Lucarelli. A última derrota foi no dia 22 de junho, quando o Cruzeiro aplicou 4 a 0. De lá para cá, foram oito partidas – seis pelo Brasileirão e uma pela Copa do Brasil -, com seis vitórias e dois empates.
Separados por dois pontos, Ponte Preta e Grêmio não querem perder de vista os quatro primeiros colocados. Hoje, o Corinthians está em quarto lugar, com 40 pontos. Já a Macaca despencou para a décima posição, com 35 pontos, enquanto o Imortal, que não ganha há quatro jogos, tem 37 e é o sexto colocado. Por conta dos resultados ruins, o técnico Roger Machado começa a ter seu trabalho questionado.
TABU
Nesta quarta-feira, quando entrar em campo, a Ponte Preta vai defender um tabu de 35 anos sem perder para o Grêmio no Majestoso. A última derrota foi pelas semifinais do Brasileirão, quando o Imortal ganhou por 3 a 2. De lá para cá, foram mais 11 jogos em Campinas, com cinco vitórias da Macaca e seis empates.
Na história do Brasileirão, os dois times se enfrentam em 28 oportunidades e os números são bastante equilibrados, com 11 vitórias do Grêmio, oito da Ponte e nove empates. No primeiro turno deste ano, o Imortal ganhou da Macaca, por 1 a 0, na Arena do Grêmio, pela sexta rodada. O gol da vitória foi marcado por Luan aos 49 minutos do segundo tempo.
TREINO FECHADO E MISTÉRIO
Mesmo faltando menos de um dia para o jogo, Eduardo Baptista ainda não sabe qual time vai mandar a campo. Nesta terça-feira, o treinador realizou a última atividade com os portões fechados para a imprensa e não deu dicas sobre os 11 tiulares. Os únicos desfalques certos são o volante Wendel e o meia Thiago Galhardo, que já não enfrentaram o América-MG e continuam no departamento médico.
O atacante Rhayner, que deixou o gramado diante do Coelho com o tornozelo inchado e sem conseguir pisar direito no chão após uma dividida, realizou tratamento intensivo e participou da atividade nesta terça. A tendência é que ele seja escalado, mas, caso não reúna condições, será substituído por Roger. Assim, William Pottker atuaria mais aberto.
Outra dúvida que Eduardo Baptista vai carregar até horas antes do jogo é no meio-campo. O volante Abuda não fez uma boa partida no último domingo e vai deixar o time titular. Seu substituto será Matheus Jesus ou Elton, mas o primeiro leva uma pequena vantagem. Criticado pela torcida, Maycon foi bancado pelo treinador.
“O Maycon é um jogador que fez boas partidas, foi convocado (para a Seleção Brasileira Sub-20). Tem qualidade, mas foi mal. As pessoas, às vezes, criticam demais. Tem de olhar o histórico, porque é natural que um jogador ou outro caia de rendimento. O Maycon tem a nossa confiança. A torcida do Corinthians queria o jogador lá”, comentou Baptista, se referindo ao volante emprestado pelo Timão até o fim do ano.
QUEM ENTRA NA VAGA?
A chuva na manhã desta terça-feira em Porto Alegre atrapalhou a preparação do Grêmio para o duelo desta quarta-feira com a Ponte Preta, mantendo o mistério sobre quem será o substituto do meia Douglas, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Como os campos do CT estavam encharcados, o técnico Roger Machado levou o grupo de jogadores para treinar academia. A exceção foram os goleiros, que realizaram uma atividade no gramado. Assim, o Grêmio não fez sequer um trabalho técnico ou tático na sua preparação para o confronto com a Ponte.
Sem Douglas, Roger deve optar pela escalação de Negueba, que se recuperou de uma lesão na panturrilha, treinou na última segunda-feira e foi relacionado para o duelo em Campinas. As outras opções à disposição do treinador são Lincoln e Henrique Almeida.
Já o volante Walace, que chegou a preocupar a comissão técnica após deixar o jogo com o Palmeiras por causa de dores no quadril, foi relacionado para o confronto e deverá atuar normalmente.





































































































































