Ponte Preta x Ferroviária - Macaca estreia tentando quebrar tabu de 9 anos
O time campineiro não ganha na primeira partida do Paulistão desde 2008, quando bateu o Ituano
O time campineiro não ganha na primeira partida do Paulistão desde 2008, quando bateu o Ituano
Campinas, SP, 05 (AFI) – As férias acabaram e 2017 começa oficialmente para a Ponte Preta neste domingo, às 19 horas, quando o clube de Campinas recebe a Ferroviária no Moisés Lucarelli pela primeira rodada do Campeonato Paulista. Os mandantes tentam quebrar um tabu que já dura nove anos sem vitória na estreia do estadual.
A última vez em que a Macaca venceu a primeira partida do Paulistão foi em 2008, quando bateu o Ituano por 4 a 2. Desde lá para cá, o time alvinegro empatou com Oeste em 2009, Santo André em 2010 e Mogi Mirim em 2013, e perdeu as outras cinco partidas de estreia: para Mirassol em 2011, São Caetano em 2012, Botafogo em 2014, Portuguesa em 2015 e Oeste no ano passado.
A Ferroviária, por sua vez, busca se assegurar como um dos mais regulares times do interior paulista. A tradicional equipe e Araraquara voltou para a primeira divisão de São Paulo em 2015, quando se sagrou campeã da Série A2 e, no ano passado, terminou o Campeonato Paulista como 14ª colocada na classificação geral, apenas um ponto e uma posição acima da zona do rebaixamento. No segundo semestre voltou a se destacar o vice-campeonato da Copa Paulista.

NOVIDADES NA MACACA
A Ponte Preta terá novidades para a primeira partida do ano. O técnico Felipe Moreira vai alterar o esquema do 4-1-4-1 para um 4-3-3 com o recém chegado Ramon entrando no time como atacante centralizado na vaga de Clayson. Aberto pela direita joga Lucca, que veio de empréstimo do Corinthians, e na esquerda Willian Pottker.
Outra mudança é na lateral-esquerda. Com a saída de Reinaldo, um dos destaques do último Brasileirão que acertou com a Chapecoense, Jeferson ganha uma oportunidade, já que Artur ainda não foi inscrito e Breno Lopes se recupera de lesão. Na zaga, Marllon, campeão da Série B com o Atlético-GO, poderia aparecer como novidade, mas a dupla Kadu e Fábio Ferreira segue mantida.
BASE MANTIDA
O técnico Antônio Picolli deve manter o time titular que jogou contra o Corinthians na última quarta-feira, em Itaquera, em amistoso preparatório para o início da temporada. A equipe se saiu bem e segurou o empate sem gols com o time da casa, que só venceu com um gol marcado por Marquinhos Gabriel no último minuto, quando os dois times já atuavam inteiramente com reservas.
Para o treinador, a partida contra o Corinthians deu uma mostra de como a Ferroviária deve se portar ao longo da competição e que o time tem condições de bater de frente com qualquer adversário no Campeonato Paulista.
“Dentro da ideia de que um jogo contra o Corinthians nos daria parâmetros, foi bem proveitoso. Hoje nós entendemos bem o grupo que temos em mãos e que teve coragem para se expor contra um time forte como o Corinthians e conseguiu buscar o jogo, mesmo que ainda não da forma mais coordenada ou ordenada que desejamos. Mas para um início de trabalho, penso que estamos o caminho certo”, analisou.





































































































































