Ponte Preta melhora com nova postura

Mudança de postura da Ponte Preta já resulta em melhora dentro de campo. A Macaca abandonou esquema 'todo mundo fica atrás'

Pois a nova postura da Ponte Preta - ainda com vários dos conhecidos defeitos - incomodou ao Mirassol, e por isso o empate foi justo

mirassol joelho ponte 2022 e1645940029366
Mirassol é bem armado. foto: Marcos Freitas

Campinas, SP, 27 (AFI) – Ponte Preta diferente. Teria o estreante treinador da Macaca, Hélio dos Anjos, discursado aos comandados sobre o característico bordão do também treinador Vanderlei Luxemburgo, de que ‘o medo de perder tira a vontade de ganhar?’

O certo é que a orientação foi para que a sua equipe avançasse as linhas e propusesse atacar de forma organizada, diferentemente dos chutões sem rumo de outrora.

Pois a nova postura da Ponte Preta – ainda com vários dos conhecidos defeitos – incomodou ao Mirassol, e por isso o empate por 1 a 1, na noite deste sábado, se ajustou perfeitamente àquilo que ambos fizeram em campo.

mirassol aereo ponte preta 2022 e1645940281226
Defesa da Macaca melhorou

FABRÍCIO E JEAN CARLOS

Na impossibilidade de trocas por atacado, Hélio dos Anjos sacou o inseguro lateral-esquerdo Jean Carlos aos 18 minutos do segundo tempo, após a percepção que o Mirassol explorava com facilidade aquele corredor, com seguidas descidas do lateral-direito Rodrigo Ferreira.

Mesmo com correção parcial daquele setor vulnerável, quando o polivalente Léo Santos – que atuava de volante – encostou ali, a insegurança persistia e a Ponte foi bem sucedida quando Jean Carlos saiu para a entrada de Norberto, que em sua real posição de lateral-direito provocou o remanejamento de Kevin para o lado esquerdo.

Pois foi num passe de três dedos de Norberto que a bola chegou na cabeça do atacante Lucca, com testada indefensável, ocasionando o empate pontepretano aos 19 minutos do segundo tempo.

Isso, claro, quando a Ponte corria atrás do prejuízo, visto que o centroavante Zeca, do Mirassol, soube explorar vacilo do zagueiro Fabrício, sem o adequado tempo de bola, para testar de forma indefensável ao goleiro Ygor Vinhas, aos oito minutos do segundo tempo.


mirassol macaca paulistao 2022 e1645940347950
Ponte Preta não mostrou medo de jogar

OUTROS LANCES

De prático, afora esses dois lances capitais da partida, registro para outras três jogadas em que as metas de ambas equipes foram ameaçadas.

No Mirassol, primeiro em cruzamento rasteiro de Rodrigo Ferreira que Negueba chegou segundos atrasados para completar. Depois, quando a bola tocou nas costas do zagueiro pontepretano Fabrício e atingiu o travessão, na disputa com o zagueiro Lucão.

Também no primeiro tempo, cabeçada do meia Fessin contou com bola no travessão e Lucca desperdiçando o rebote.

MATHEUS ANJOS E RIBAMAR

Se claro está que cabe ao treinador Hélio dos Anjos buscar alternativas para os lugares de Kevin e Fabrício, tem-se que ressaltar acerto em duas mexidas.

Em vez do acúmulo de volantes, a opção foi escalar mais um meia – caso de Matheus Anjos – para que o time ganhasse evolução ao ataque.

Quem for mediano entendedor de futebol já sabe que não cabe o atacante Pedro Júnior entre os titulares do time pontepretano.

Logo, acerto ao se dar camisa para o batalhador Ribamar.



mirassol camilo paulistao 2022 e1645940416624
Camilo vestiu camisa 10 do Mirassol

OLHO NOS CONCORRENTES

Se o pontinho conquistado em Mirassol teve extrema validade à Ponte Preta, evidente que o seu torcedor continua secando concorrentes diretos no complemento desta nona rodada do Paulistão.

Problema que ao chegar aos oito pontos, ele vê o seu time suplantado pelo Santo André, que foi a dez pontos ao vencer o Guarani por 3 a 2.

Assim, a ‘figa’ agora é para que o Água Santa tropece diante do São Paulo, o mesmo ocorrendo com a Inter de Limeira no jogo com o Palmeiras.

Como Guarani e Ferroviária perderam, entram no bolo dos ameaçados, embora já estejam com dez pontos.


Confira também: