Estádio da Ponte Preta, Majestoso completa 77 anos de muita história e gerações

O famoso 'Majestoso' como é carinhosamente chamado, completa nesta sexta-feira, 12 de setembro de 2025, 77 anos de muita história

Nessas quase oito décadas, a casa da Ponte Preta viu o amor pelo clube sendo passado de geração em geração

Estádio da Ponte Preta, Majestoso completa 77 anos de muita história e gerações
Estádio da Ponte Preta, Majestoso completa 77 anos de muita história e gerações

Campinas, SP, 12 (AFI) – Construído pela sua apaixonada torcida, o Estádio Moisés Lucarelli, o famoso ‘Majestoso’ como é carinhosamente chamado, completa nesta sexta-feira, 12 de setembro de 2025, 77 anos de muita história. Nessas quase oito décadas, a casa da Ponte Preta viu o amor pelo clube sendo passado de geração em geração.

“Parabéns Majestoso. Hoje celebramos mais um ano do nosso templo sagrado, o Estádio Moisés Lucarelli, palco de tantas emoções, histórias inesquecíveis e da paixão que une gerações há 77 anos.

Aqui já choramos, sorrimos, cantamos e vibramos. Aqui a Ponte Preta se transforma em gigante, empurrada pela #MaiorDoInterior. Vida longa ao nosso Majestoso, orgulho da Ponte Preta, orgulho de nossa terra!”, postou a Macaca em suas redes sociais.

HISTÓRIA MAJESTOSA AO LADO DA PONTE PRETA: OBRIGADO ESTÁDIO MOISÉS LUCARELLI

Inaugurado em 12 de setembro de 1948, a história do Majestoso começa anos antes, quando ainda na década de 1930, os amigos Olímpio Dias Porto, José Cantúsio e Moyses Lucarelli se juntaram para uma vaquinha com o objetivo de comprar um terreno para o time de coração, para contruir alí um estádio para a Ponte Preta.

Com 50 contos de réis, eles adquiririam a antiga chácara Maranhão, no bairro Ponte Preta. Na época, havia apenas uma casinha simples no terreno. Ela ficava exatamente onde acabou se determinando que seria o centro do campo.

moyses lucarelli jose cantusio e olimpio dias
Olímpio Dias Porto, José Cantúsio e Moyses Lucarelli

Negócio fechado, foram necessários quase dois anos de serviços de terraplanagem só para nivelar o terreno que tinha grandes desníveis e até pequenos córregos transpondo a área. O serviço foi executado com máquinas emprestadas pelo governo do Estado.

Com a terra arrumada, mas sem recursos para começar o sonho, o trio teve a ideia de convocar a Nação Pontepretana. Surgia, então, a famosa “Campanha do Tijolo”, que movimentou a cidade por quatro anos com doação de material de construção e mão de obra.

A Pedra Fundamental foi lançada em 13 de agosto de 1944. Os engenheiros responsáveis pelo projeto foram Alberto Jordano Ribeiro, Eduardo Badaró e Mário Ferraris.

Em dias normais da semana, caminhões da Companhia Vieira ficavam parados na rua Barão de Jaguara esperando doações de material. Ao mesmo tempo, eram feitos mutirões nos finais de semana em que a torcida e até jogadores trabalhavam na construção do estádio. Era uma saga que se tornaria marca registrada do clube.

moises5 768x441 1
Terraplanagem para construção do Majestoso

A inauguração oficial do estádio da Ponte Preta aconteceu no dia 12 de setembro de 1948, em partida com o XV de Piracicaba, valendo pelo Campeonato Paulista. O apelido de Majestoso veio do jornalista Fernando Pannattoni, que mantinha a coluna “Campinas Esportiva” no jornal Gazeta Esportiva.

Campinas tinha apenas 140 mil habitantes na década de 1940. E como o estádio previa abrigar 35 mil pessoas, o jornalista classificou o empreendimento como algo Majestoso.

Ao ser inaugurado, ainda sem as torres e toda parte frontal do estádio, o estádio tinha a terceira maior capacidade do Brasil, perdendo apenas para o Pacaembu, em São Paulo e para o São Januário, no Rio de Janeiro.

1MOISES1
Ponte Preta x Santos em 1970

O recorde de público estimado foi no jogo Ponte Preta 0x2 Santos, em 16 de agosto de 1970, quando 33.500 espectadores viram a vitória visitante por 1 a 0. Porém, segundo historiadores, havia cerca de 40 mil torcedores dentro e mais quatro mil pessoas do lado de fora.

Oficialmente, no entanto, o maior público é Ponte 1×3 São Paulo, em 1 de fevereiro de 1978: 37.274 torcedores, sendo 34.985 pagantes.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

A primeira vitória no Majestoso foi Ponte 5×1 Taubaté, no dia 24 de outubro de 1948. Os gols foram marcados por Gaspar (3), Armandinho e Vicente. Só para registrar, na estreia do estádio o placar 3 a 0 para o XV de Piracicaba.

Ponte
Torcida faz a festa em jogo no estádio Moisés Lucarelli

Nestes 77 anos de história do estádio Moisés Lucarelli, já foram disputadas mais de 2 mil partida oficiais no estádio. Em casa, ao lado de sua torcida fanática, a Ponte Preta já venceu mais de mil duelos.

Confira também: