Ponte Preta inaugura monumento em homenagem aos 125 anos

Feito inteiramente em aço, o Gorila, criado e confeccionado pelo empreendedor artístico Rodrigo Zingoni, ficará exposto permanentemente

A Ponte Preta completa 125 anos de história e, para coroar este marco histórico, agora exibe uma nova escultura em homenagem ao torcedor

Ponte Preta Gorila
Clube inaugurou monumento de gorila (Foto: Divulgação / AAPP)

Campinas, SP, 11 (AFI) – A Ponte Preta completa 125 anos de história e, para coroar este marco histórico, uma nova escultura em homenagem ao torcedor foi inaugurada com a presença da imprensa, torcedores, convidados e funcionários, na tarde desta segunda-feira (11).

Feito inteiramente em aço, o Gorila, criado e confeccionado pelo empreendedor artístico Rodrigo Zingoni, ficará exposto permanentemente em frente ao estádio Moisés Lucarelli.

“Minha expectativa é de que esse monumento se torne um ponto de identificação e orgulho para a torcida, e valorize o espaço público como um local de arte acessível para todos”, afirma Zingoni.

A peça foi produzida em chapas de aço de 1,5 milímetro. O monumento tem 1,57 metro de altura, 1,47 metro de comprimento e pesa 73 quilos.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora

PONTE PRETA PRESENTEIA TORCIDA

A peça, que faz parte do acervo de Zingoni, chamou a atenção do time de Marketing do clube, que demonstrou interesse em exibi-la de forma pública e permanente. Um dos clubes mais antigos em atividade no país, a Ponte Preta tem a Macaca como sua primeira mascote. O Gorila, adotado nos anos 2000, representa a força da torcida alvinegra.

Na oficina de Zingoni, em Hortolândia (SP), o Gorila foi inicialmente modelado no computador. A partir do desenho digital, foram preparados os arquivos para corte das chapas, que passaram pelas etapas de dobra, montagem, solda, acabamento e pintura.

“O maior desafio foi montar a estrutura com precisão e acabamento 100% em solda, sem uso de massa. Também era essencial garantir resistência e segurança para uma peça de uso público”, destaca Zingoni.

TRES MESES PARA PRODUÇÃO

O monumento levou três meses para ser produzido e contou com o apoio de um auxiliar. Diferentemente de outras obras, que em geral são feitas em fibra, o Gorila da Ponte Preta foi desenvolvido em aço maciço, garantindo resistência ao tempo e interação com o público.

“A maioria das esculturas figurativas é feita de materiais frágeis. O Gorila foi construído para durar e ser parte viva da experiência do torcedor”, afirma.

Também em homenagem à torcida, Zingoni está produzindo uma réplica em miniatura do Gorila, com 28 centímetros de altura e pintura em aerografia, técnica que marcou o início de sua trajetória artística. A peça será sorteada entre torcedores, e uma edição limitada estará disponível para venda.

“Agora, o torcedor terá a chance de levar para casa um fragmento simbólico do estádio, uma miniatura do monumento que passa a fazer parte da história da Ponte Preta”, diz.

“A Ponte Preta representa muito mais do que futebol, é família, é amor. E ver a materialização deste presente permanente a torcida é muito gratificante”, completou, Diego Almeida, coordenador de marketing.