Ponte Preta, além da Copa do Brasil, pode disputar Copa Sul-Sudeste
Ponte Preta e Guarani, que segundo o portal Futebol Interior, estão garantidos na Copa do Brasil em 2026.
Foram abertos espaços para mais cinco clubes paulistas na Copa do Brasil, sendo São Bernardo, Ponte Preta, Novorizontino, Guarani e Velo Clube.
Por ARIOVALDO IZAC
Campinas, SP, 1 (AFI) – Das mudanças anunciadas pela CBF, nesta quarta-feira, visando o calendário de competições nacionais em 2026, uma delas mexe direto com os interesses de Ponte Preta e Guarani, que segundo o portal Futebol Interior estão garantidos na Copa do Brasil em 2026.
A CBF comunicou que todas as agremiações que integram a Série A do Brasileiro já estariam asseguradas na citada competição, e assim abre-se espaços para mais cinco clubes paulistas, sendo São Bernardo, Ponte Preta, Novorizontino, Guarani e Velo Clube.
Como Ponte Preta e Guarani têm chances da conquista do título da Série C do Brasileiro, caso isso ocorra será aberta uma nova vaga de clubes paulista na Copa do Brasil.
Aquele dinheiro que o Guarani jogou fora, ao programar uma equipe alternativa para disputar a Copa Paulista, visando lograr êxito e assegurar vaga na Copa do Brasil, de repente, por outra via, o objetivo acaba alcançado.
MAIS DINHEIRO
E quem der adeus à Série C pode preparar os cofres, pois vai sair da irrisória cota de R$ 1,74 milhão para R$ 13,97 milhões na Série B.
Priorizadas essas principais informações ao futebol de Campinas, e não é que as informações do jornalista Roberto Nascimento, reproduzidas na postagem anterior do Blog do Ari, se confirmaram quase na totalidade.
Ele antecipou que nesta quarta-feira a CBF anunciaria uma reviravolta no calendário dos campeonatos brasileiros, nas diferentes divisões, fato plenamente confirmado.
As únicas ressalvas ficaram por conta da ampliação para 28 clubes na Série C já a partir de 2026, mas a CBF confirmou essa mudança apenas a partir de 2028.
PAULISTÃO ENCURTADO
E não é que o calendário do Paulistão será encurtado!
A CBF já avisou que o limite será de 13 rodadas, com início no dia 11 de janeiro e encerramento em oito de março.
Pensaram nos grande clubes e relegaram aqueles medianos e mais fracos.
Tudo porque vão alongar o Brasileirão quase todo ano.
Começará em 28 de janeiro, encavalado com fases derradeiras dos estaduais, e sequer levaram em conta que um campeonato extremamente longo pode provocar desinteresse.
Não se mexe naquilo que está consolidado.
Agora é ver pra crer.
COPA SUL-SUDESTE
Vem aí a Copa Sul-Sudeste de 25 de março a 7 de junho, com participação de 12 clubes.
O texto no site da CBF não é conclusivo e precisa-se buscar interpretação.
Cita que a Copa Sul-Sudeste terá o total de 12 clubes, sendo seis vagas decididas pelas federações (uma para cada) participantes: Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, a partir dos resultados nos estaduais de 2025.
As outras seis vagas, são através dos resultados nos estaduais ou em torneios seletivos de 2025.
Exceto Palmeiras e Corinthians, os finalistas do Paulistão deste ano, São Bernardo e Ponte Preta são os dois melhores clubes da competição, no ranking.
Confira também:
- Copa do Brasil 2026 terá Guarani e Ponte Preta entre os representantes paulistas
- CBF detalha mudanças no calendário do futebol brasileiro em 2026
- Com mudanças no calendário em 2026, CBF cria Copa Sul-Sudeste; entenda
- CBF reduz datas dos Estaduais a partir de 2026 e pressiona Paulistão
- CBF anuncia mudanças no calendário do futebol brasileiro 2026






































































































































