Ponte Preta 2 x 2 Barueri - Empate heróico aos 47 do segundo

Apesar de perder dois pontos em casa, o empate pode ser considerado um bom resultado pelas circunstâncias do jogo. Após dois erros grotescos do atacante Anderson Luiz e do volante João Marcos, os visitantes saíram na frente por 2 a 0. A Macaca, porém, na base da raça chegou ao empate.

Campinas, SP, 05 (AFI) – Com um gol do meia Michael aos 47 minutos do segundo tempo, a Ponte Preta arrancou um empate heróico com o Barueri por 2 a 2, na noite desta terça-feira, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, na abertura da quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

O resultado manteve os donos da casa no quarto lugar provisoriamente, com oito pontos. Já o time da Grande São Paulo estão em sexto, também com oito, mas três gols a menos de saldo (2 a -1).O que é isso Anderson Luiz?
Precisando da vitória para se reabilitar, a Ponte começou a partida pressionando o Barueri no campo de defesa e explorando as jogadas de velocidade. A primeira grande chance alvinegra aconteceu aos 16 minutos. O meia Héverton fez jogada individual e bateu com força de fora da área, mas o goleiro Deola voou no canto esquerdo para espalmar pela linha de fundo.

No decorrer do jogo, a Macaca continuou dominando, mas sem muita objetividade. O time abusava das jogadas aéreas. Aos 20, o meia Everton chegou a marcar para a equipe da Grande São Paulo, mas o árbitro Luís Flávio de Oliveira assinalou corretamente impedimento. Aos poucos, o Barueri começou a colocar a bola no chão e equilibrou as ações, principalmente aproveitando os contra-ataques. Aos 29, o técnico Nelsinho Batista se viu obrigado a fazer a alteração. O atacante Beto sentiu uma lesão muscular na coxa esquerda e foi substituído por Wanderley.

Na base dos contra-golpes, os visitantes começaram a chegar com perigo. E aos 31, por pouco não abriram o placar. O lateral Bosco levantou pela direita, zaga pontepretana falhou e o meia Giuliano desviou na segunda trave, mas para fora. Abusando nos erros de passes, a Ponte passou a abrir espaços para o adversário. E foi em um desses lances que o Grêmio marcou o primeiro. O atacante Anderson Luiz teve um pane e tentou recuar uma bola longa, mas jogou nos pés do atacante Leandro. Este bateu de fora da área e acertou o canto esquerdo do goleiro Denis.

O gol atordoou a equipe campineira, que saiu para o ataque de forma desorganizada para tentar o empate. E aos “trancos-e-barrancos”, por pouco a Ponte não balançou as redes. Héverton recebeu na entrada da área e bateu cruzado, exigindo defesa em dois tempos de Deola. Michael salvador aos 47
Depois de um primeiro tempo desastroso, Nelsinho Batista decidiu mudar no intervalo. Sacou o zagueiro João Paulo para a entrada do meia Michael, para deixar a Macaca mais ofensiva. “Eles só têm um atacante (Leandro). Não adianta eu continuar com três zagueiros”, justificou o treinador.

A mudança na frente, porém, nada adiantou, pois o sistema defensivo pontepretano continuava em uma noite trágica. Aos quatro minutos, o volante João Marcos tentou dar um chutão para tirar a bola da área, mas entregou de presento nos pés de Giuliano que, livre na área, só bateu no canto esquerdo de Denis. Sem outra alternativa, a Ponte saiu para o ataque e conseguiu diminuir, após uma bela jogada de Héverton. Ele recebeu na área, passou pelo marcador e deu passe açucarado para Anderson Luiz só completar para as redes. O gol deu novo ânimo à equipe e Michael quase empatou ao chutar por cima aos 13.

Apesar domínio na metade final da segunda etapa, os donos da casa continuavam com muitas dificuldades no setor de criação. Aos 29, Deola fez um verdadeiro milagre. Júlio César cruzou da direita e o pequenino Michael cabeceou e o goleiro espalmou para fora. Na seqüência do escanteio, Júlio César levantou novamente e o zagueiro Émerson cabeceou por cima do gol.Toda no ataque, a Alvinegra se abriu toda na defesa e nos minutos finais por muito pouco não levou o terceiro através de Gustavo e Thiago Humberto aos 42 e aos 45, respectivamente. Mas quando tudo indicava que a Ponte amargaria sua primeira derrota em casa na competição veio a surpresa. Aos 47, o meia Alê alçou bola na área e Michael apareceu livre na segunda trave para cabecear no canto esquerdo do goleiro adversário. Festa da torcida alvinegra.

Ficha Técnica


Próximos Jogos
Agora, Ponte Preta e Barueri ficarão um período de 11 dias sem jogar. A equipe campineira volta a campo somente no próximo dia 16 (sábado), às 16 horas, para enfrentar o Santo André, no Estádio Bruno José Daniel, no ABC paulista. Já o time da Grande São Paulo enfrenta, nos mesmos dia e horário, o Paulista, em casa.

Ponte Preta 2 x 2 Barueri
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Árbitro: Luís Flávio de Oliveira (SP)
Renda – R$ 18.901,00
Público – 2.147 pagantes
Cartões Amarelos: Júlio César (Ponte Preta); Júlio e Rodrigo Pontes (Barueri)
Gols: Anderson Luiz aos 10’/2T e Michael aos 47 (Ponte Preta); Leandro aos 38’/1T e Giuliano aos 4’/2T (Barueri)

Ponte Preta
Barueri
Deola; Bosco, Paulão, Dão e Roque; Júlio, Rodrigo Pontes, André Bilinha, Everton (Gustavo) e Giuliano (Paulo Santos); Leandro (Thiago Humberto).
Técnico: Ruy Scarpino.Denis; Anderson, Emerson e João Paulo (Michael); Júlio César, Pingo (Alê), João Marcos, Héverton e André; Anderson Luiz e Beto (Wanderley).
Técnico: Nelsinho Batista.