Ponte Preta 2 x 1 Vasco - Uma vitória com a cara da Macaca

A Ponte saiu atrás, mas Uendel marcou o gol da virada aos 44 minutos do segundo tempo

0002048122448 img

Campinas, SP, 27 (AFI) – “Um jogo para ficar marcado na carreira”. Essa foi a frase usada por Uendel e Diego Sacoman – principais protagonistas na tarde deste domingo – para explicar a vitória da Ponte Preta sobre o Vasco da Gama, por 2 a 1, de virada, no Estádio Moisés Lucarelli, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O zagueiro marcou contra, mas o lateral-esquerdo garantiu o resultado positivo aos 44 minutos do segundo tempo.

Sem perder há três jogos – duas vitórias e um empate -, a Ponte Preta finalmente deixou a penúltima colocação e subiu para o 17º lugar, continuando na zona de rebaixamento, com os mesmos três pontos que o Vasco da Gama, 18º colocado. O time campineiro está na frente por causa do número de vitórias – 9 contra 8.

Vasco conta com falha de Sacoman
Nem parecia que a partida era em Campinas. Apesar da Ponte Preta ter dado o primeiro chute ao gol com Adrianinho, quem dominou os minutos iniciais foi o Vasco da Gama, que chegou a ter três escanteios seguidos. E, contando com mais uma atuação desastrosa de Diego Sacomán, o Gigante da Colina abriu o placar aos 16. Yotún, em posição irregular, cruzou rasteiro e o zagueiro desviou contra o próprio gol.

0002048122448 imgRodrigo Villalba

A situação piorou ainda mais quando William sentiu uma contusão e deixou o campo chorando, sendo substituído por Leonardo. O time pontepretano parecia nervoso e não conseguia acertar mais de dois passes. Poucos lances de perigo eram criados. O Vasco procurava aproveitar a posse de bola para deixar o tempo passar, enquanto a Macaca fazia uma etapa inicial muito fraca. Nem parecia decisão.

A Ponte Preta apostava nas jogadas pela lateral-direita, mesmo com a fragilidade técnica de Régis, que pouco produzia. Apesar da derrota parcial, a torcida alvinegra incentiva o time, que estava muito apático em campo. Aos 43 minutos, Thalles ajeitou para Francismar, que chegou batendo de primeira, pela linha de fundo. A melhor, e única, oportunidade da Macaca veio na sequência.

Alessandro soltou a bola nos pés de Rildo e conseguiu se recuperar no chute do atacante. No rebote, Uendel chutou em cima de Cris. E por muito pouco o Vasco não ampliou aos 45. Francismar recebeu na entrada da área e tocou na saída de Roberto. A bola, porém, passou raspando a trave. Aos 48, Diego Sacoman cabeceou e Alessandro fez linda defesa, esplamando para escanteio.

Macaca guerreira
A Ponte voltou do intervalo querendo a virada, mas quase levou o segundo logo aos três minutos. Marlone cobrou falta e Thalles desviou pela linha de fundo. O goleiro Roberto já estava batido no lance e apenas olhou. A resposta veio aos 12. Uendel cruzou, Leonardo tocou de cabeça e Jomar quase marcou gol contra. A situação ficou ainda mais complicada quando Ferron deu uma peitada em Yotún e foi expulso pelo árbitro.

Aos 22, Leonardo dominou de fora da área e soltou a bomba, exigindo boa defesa de Alessandro, que voltaria a salvar o Vasco depois da cabeçada de Rildo. O time cruzmaltino teve duas chances de ampliar na sequência. Thalles passou por Roberto e cruzou rasteiro, mas Willie furou e desperdiçou uma oportunidade. Depois, Francismar soltou a bomba na entrada da área e acertou a trave de Roberto.

Na base da vontade e contando com a técnica de Adrianinho, a Ponte Preta empatou aos 34. O meia fez boa jogada individual e chutou no canto de Alessandro. E quase a Macaca diminuiu quatro minutos depois. Leonardo ganhou divida do zagueiro e chutou por cima fo gol. Logo depois, Nei recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso pelo árbitro. Embalado o time campineiro virou aos 44.

Uendel dominou de fora da área e bateu rasteiro. Alessandro falhou e deixou a bola entrar. Festa nas arquibancadas do Majestoso. O Vasco da Gama tentou nos minutos finais, mas não conseguiu chegar ao empate.

Próximos jogos
Os dois times voltam a campo no próximo domingo, pela 32ª rodada. A Ponte Preta tem mais um confronto diro contra o Criciúma, às 19h30, no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma. Já o Vasco recebe o Coritiba, às 17 horas, em São Januário, no Rio de Janeiro.