Ponte Preta 2 x 1 Santo André - Virada espetacular aos 49
O Ramalhão entrou em campo uma proposta clara: se defender e sair nos contra-ataques. Perante uma Ponte sem qualidade na armação, o time marcou seu gol ainda no primeiro tempo. Nos acréscimos, entretanto, os donos da casa jogaram na base do coração e chegaram a vitória.
Campinas, SP, 14 (AFI) – Os pouco mais de 2.500 torcedores pontepretanos que compareceram ao Estádio Moisés Lucarelli, na noite desta sexta-feira, tiveram que esperar quase 95 minutos para respirarem aliviados. Com gols de João Paulo aos 44 e Alex Terra, de pênalti, aos 49 minutos do segundo tempo, a Ponte Preta venceu o Santo André por 2 a 1, de virada, em Campinas, pela 25.ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Com o resultado, o time campineiro pulou para a oitava colocação, com 37 pontos. Já os visitantes seguem da zona de rebaixamento, em 18.º com 28. Méritos para o Ramalhão
Precisando vencer para acabar com a crise instalada no Majestoso, a Ponte tomou as rédeas da partida no início. Perante um Santo André completamente recuado – com três zagueiro e dois laterais defensivos -, o time campineiro começou o jogo tocando a bola pacientemente na tentativa de encontrar espaços para a finalização.
Apesar do domínio territorial, a Macaca sentia dificuldades em concluir à gol. Tanto que a única oportunidade clara nos primeiros minutos aconteceu aos 12. O atacante Léo Mineiro escapou em velocidade pela esquerda e lançou Alex Terra na área, que acabou batendo mal à direita da meta de Neneca.Aos poucos, o Ramalhão, mesmo sem muita qualidade, passou a se soltar em campo e buscar mais o ataque. E logo na primeira oportunidade clara, a equipe visitante não perdoou. Aos 27, o zagueiro Dedimar cobrou falta próxima à área com perfeição. O goleiro Denis espalmou bem no ângulo direito, mas no rebote o volante Fernando completou.
Aos 30, os donos da casa quase chegaram ao empate. O lateral André tentou cruzar pela esquerda, mas a bola acabou pegando efeito, encobriu o goleiro e acertou a trave esquerda. O gol deixou os alvinegros em “maus lençóis”. Isso porque, sem velocidade na criação e abusando no erro de passes, o time acabou refém da forte marcação adversária.Virada na raça
Precisando da vitória para seguir viva na briga pelo acesso, a Ponte voltou do intervalo com uma mudança. O técnico Nelsinho Batista tirou o volante Pingo e colocou o meia Márcio Guerreiro. Com as modificações, a equipe voltou com uma nova postura. Tanto que em um minuto chegou com perigo por duas vezes em finalizações de Alê e Chumbinho.
Assim como aconteceu no primeiro tempo, a Ponte pressionou o adversário, mas novamente encontrou dificuldade para superar a retranca armada pelo técnico Sérgio Soares. Quando a bola passava, o goleiro Neneca evitou o gol. O Ramalhão voltou claramente para segurar a vitória e quase não passou do meio-campo nos minutos iniciais.A partir dos 20 minutos o desespero tomou conta do time pontepretano e o ritmo do jogo caiu consideravelmente. Melhor para o time do ABC paulista, que tinha como proposta apenas se defender. Aos 25, Léo Mineiro perdeu grande chance. Ele pegou sobra na área, mas bateu fraco para defesa de Neneca. No lance seguinte, Alex Terra finalizou da entrada da área, mas o goleiro salvou os andreenses de novo.
Aos 28, Neneca apareceu novamente com uma defesa espetacular. Márcio Guerreiro de canhota de fora da área, mas o arqueiro espalmou. Apesar da tentativa de reação, a Ponte pregou no final e, mesmo com alterações realizadas por Nelsinho, pouco criou.Quando tudo levava a crer que a Macaca caminharia para sua primeira derrota em casa veio o último suspiro. Aos 44 minutos, o zagueiro João Paulo aproveitou escanteio da esquerda e cabeceou firme, no canto esquerdo para empatar.
E aos 47 veio a virada. Após bate-rebate a bola pegou na mão de um zagueiro andreense. Pênalti assinalado pelo árbitro Paulo Roberto Ferreira. Dois minutos depois, Alex Terra bateu bem e anotou seu 12º gol na competição.Próximos Jogos
No próximo dia 22/09 (sábado), às 16 horas, a Ponte Preta volta a campo para enfrentar o Ituano, no Estádio Novelli Júnior, em Itu. Enquanto isso, o Santo André receberá o Barueri, nos mesmos dia e horário, no Estádio Bruno José Daniel.
Ficha Técnica
Ponte Preta 2 x 1 Santo André
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas – SPPonte Preta
Dênis; Alex Silva, Alexandre Black, João Paulo e André; Pingo (Márcio Guerreiro), João Marcos, Alê (Michael) e Chumbinho; Alex Terra e Léo Mineiro (Beto).
Técnico: Nelsinho Batista
Árbitro: Paulo Roberto Ferreira – SP
Renda: R$ 25.166,00.
Público: 2.626 pagantes.
Cartões Amarelos: Alê (Ponte Preta); Luciano Bebê, Neneca, Cesinha e Fernando (Santo André)
Gols: João Paulo aos 44’/2T e Alex Terra aos 49’/2T (Ponte Preta); Fernando aos 27’/1T (Santo André)
Santo André
Neneca; Cesinha, Douglas e Dedimar; Alexandre, Fernando, Ramalho, Fernando Diniz (Leandrinho) e André Luis; Márcio Mixirica (Fábio Luís) e Luciano Bebê (Bruno).
Técnico: Sérgio Soares.





































































































































