Ponte Preta 1 x 3 Ituano - Sonolenta, Macaca perde a primeira com Vadão

O Galo dominou a partida do início ao fim e mereceu a vitória

0002048157725 img

Campinas, SP, 12 (AFI) – Em uma das piores apresentações da Ponte Preta no Campeonato Paulista, Vadão conheceu sua primeira derrota desde que foi contratado para substituir Sidney Moraes. Na noite desta quarta-feira, o Ituano dominou a partida do início ao fim e mereceu a vitória de virada, por 3 a 1, no Estádio Moisés Lucarelli, em duelo atrasado da primeira rodada.

Após as três vitórias seguidas – Corinthians, Comercial e São Paulo -, a Ponte Preta voltou a perder e estacionou nos 12 pontos, perdendo a chance de retomar a vice-liderança do Grupo B que ficou com o São Bernardo. Já o Ituano tem a mesma pontuação que o time campineiro e está na segunda colocação do Grupo B, aumentando a vantagem sobre Osasco Audax, XV de Piracicaba e Corinthians.

Só deu Ituano, mas Ponte sai na frente
Para congestionar o meio-campo e dificultar as ações da Ponte Preta, o técnico Doriva escalou o meio-campo com cinco jogadores e apenas um atacante. E a primeira finalização foi justamente do Ituano, quando Jackson Caucaia arriscou sem ângulo e mandou para fora. Os visitantes eram melhores e quase abriram o placar aos sete minutos. Paulinho recebeu na entrada da área e soltou a bomba para defesa de Daniel.

A Macaca, porém, foi quem balançou as redes logo em sua primeira subida ao ataque. Ademir recebeu grande lançamento e acabou sendo derrubado por Anderson Salles dentro da área. Alemão cobrou pênalti rasteiro no canto esquerdo e apenas deslocou o goleiro Vágner, aos 14 minutos. Mais tranquila depois de abrir o placar, a Ponte passou a controlar o jogo, mas quase levou o empate em chute de Jackson Caucaia, que foi para fora.

0002048157725 img

Aos 21, Anderson Salles cobrou falta por cima da barreira e a bola passou raspando o travessão de Daniel. O goleiro pontepretano, no entanto, estava no lance. Apesar da vantagem no placar, a Macaca não apresentava um bom futebol e era dominada territorialmente pelo Ituano, sem conseguir chegar com perigo ao gol de Vágner. O Galo continuava superior, mas errava muitos passes perto da área.

Cristian carregou livre e arriscou rasteiro, assustando o goleiro Daniel. A Ponte Preta continuava sem produzir nada e sentia falta de Adrianinho, principalmente porque Tchô era um jogador nulo dentro de campo. Toda vez que o camisa 10 pegava na bola era uma jogada desperdiçada pelos donos da casa. No último lance de perigo, aos 45, Paulinho bateu de longe e a bola passou assustando a trave.

Galo arrasador
O segundo tempo começou assim como terminou a etapa inicial, com a Ponte Preta recuada e o Ituano dominando a posse de bola. Logo aos dois minutos, Esquerdinha recebeu dentro da área e, quase na marca do pênalti, bateu rasteiro. Bem posicionado, Daniel não deu rebote. Na sequência, quem assustou foi a Ponte. Após bate e rebate, Alemão pegou de primeira e a zaga aliviou antes que a bola chegasse ao goleiro Vágner.

Aos seis minutos, Dener aproveitou rebote após cobrança de escanteio e soltou a bomba. A bola tinha endereço certo, mas Diego Sacoman colocou a cabeça na bola e desviou pela linha de fundo. O futebol faria justiça na sequência. Anderson Salles cobrou falta com perfeição e deixou tudo igual, aos oito. Dois minutos depois, Rafael Silva aproveitou falha do sistema defensivo pontepretano, invadiu a área e chutou na saída de Daniel.

Dominando totalmente o jogo, o Ituano quase marcou o terceiro na sequência. Diego Sacoman falhou bisonhamente e a bola sobrou nos pés de Rafael Silva, que soltou a bomba. Daniel espalmou para escanteio. O atacante perderia outra oportunidade aos 15. Sem paciência com o péssimo futebol apresentado, a torcida vaiava o time campineiro. Aos 38, Bida aproveitou cruzamento, dominou no peito e soltou a bomba, exigindo boa defesa de Vágner.

O desespero bateu nos jogadores pontepretanos nos minutos finais e muitos passes eram errados. E uma falha bisonha do sistema defensivo jogou um balde de água fria na torcida. Aos 40, César e Fernando Bob se atrapalharam e a bola sobrou nos pés de Rafael Silva, que chutou no cantinho de Daniel.

Próximos jogos
Os dois times voltam a campo no próximo sábado, pela oitava rodada. A Ponte Preta enfrenta o Atlético Sorocaba, às 19h30, no Walter Ribeiro, em Sorocaba, enquanto o Ituano recebe o Bragantino, às 17 horas, no Novelli Júnior, em Itu.