Ponte Preta 0 x 2 Portuguesa - Há um passo de cumprir o objetivo

Lusa vence e praticamente se livra do rebaixamento do Brasileirão

0002048135113 img

Campinas, SP, 01 (AFI) – A Portuguesa está um ponto de escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo, a Lusa derrotou a rebaixada Ponte Preta, por 2 a 0, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela penúltima rodada do Brasileirão e ficou muito perto de confirmar a presença por mais um ano na elite.

Com o resultado, a Portuguesa chegou aos 47 pontos, em 13º lugar, mas ainda não está matematicamente livre. Apesar da possibilidade, a Lusa só cai em uma combinação trágica de resultados com derrota para o Grêmio no Estádio do Canindé e vitórias três rivais (Vasco, Criciúma e Coritiba) contra a degola.

Rebaixada, em penúltimo lugar com 36 pontos, a Ponte Preta encerra sua participação na elite contra o Inter, no próximo domingo, às 17 horas, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul.

0002048135113 imgRodrigo Villalba

O jogo
Rebaixada, a Ponte Preta entrou recheada de reservas. Sendo assim, a Portuguesa aproveitou para tomar conta da partida desde o início. Precisando apenas uma vitória para se garantir na elite em 2014, a Lusa foi para cima e quase abriu o placar aos sete minutos.

Após lançamento longo, Gilberto ficou de frente para o gol, mas demorou para bater e foi travado. No rebote, Henrique apareceu para finalizar. Praticamente em cima da linha, Betão apareceu para afastar o perigo e salvar a Macaca, que só conseguia chegar na base dos chutões, explorando William.

Pressionando, a Lusa conseguiu abrir o placar aos 15 minutps. Após cobrança de escanteio de Souza, Henrique apareceu no segundo pau e desviou de cabeça para o fundo do gol, a bola ainda bateu no travessão antes de entrar.

A Ponte era uma time dispenso, com grande espaço entre o meio-campo e o atacante. Com isto, levou pouco perigo ao lado, apenas em chute fraco do atacante William. Do restante, só deu Portuguesa. Antes do intervalo, o lateral Luis Ricardo carimbou a trave de Daniel, depois de passar por quatro jogadores da Macaca.

0002048135130 imgRodrigo Villalba

Segundo tempo
Após a volta aos vestiários, Guto Ferreira voltou com Wanderson na vaga de Souza, mas a Lusa não mudou seu padrão de jogo. Aos três minutos, mesmo tendo acabado de entrar, o meia arriscou de longe e Daniel teve que se virar para mandar para escanteio.

O lance assustou a Ponte, que soube se controlar e voltar à partida. Sempre pelo lado esquerdo da defesa da Lusa, Régis e Magal apareceram pelo setor, mas a defesa adversária conseguiu neutralizar as jogadas quando foi preciso. Tranquila no jogo, a Portuguesa encaixou uma boa sequência de passes e ampliou.

Henrique recebe lançamento de Bruno Henrique, domina e rola para Wanderson. Com o gol vazio, o meia só tem o trabalho de empurrar para o fundo das redes aos 19 minutos.

Mesmo com o final resolvido, os times ainda tiveram boas oportunidades de marcar. Pelo lado da Lusa, Bruno Henrique acertou o pé em cobrança de falta central, que Daniel caiu bem para fazer a defesa. No setor pontepretano, Ratão fez tudo certo, cortou a marcação dentro da área, mas na hora de finalizar errou o alvo.