Ponte escolhe mascote da torcida para o novo projeto

Campinas, SP, 11 (AFI) – O Gorila foi escolhido como animal símbolo da Torcida Camisa 10. “A mascote mais identificada com a Ponte é a Macaca, mas o torcedor, no estádio, constantemente usa a imagem do gorila, inclusive em máscaras. Assim a macaca continua a representar a Ponte, mas a Torcida Camisa 10 terá o Gorila como mascote. Para chegarmos a esse mascote fizemos inclusive várias enquetes e o torcedor realmente afirma gostar do gorila, que passa uma imagem mais forte”, explica Amaral.

O gorila vai, inclusive, “ganhar vida” nos jogos da Ponte. “Um artista plástico desenvolveu um modelo tridimensional a partir de fotos de gorilas reais e esse mascote irá animar a torcida nos jogos. A previsão é de que ele estará no estádio já nos primeiros jogos”, diz.

O gorila também ganhou uma versão gráfica, desenhada pelo cartunista Djota Carvalho, autor das tiras “Só Dando Gizada”, publicadas diariamente no jornal Correio Popular de Campinas. “O desenho foi feito tendo como base as mesmas fotos utilizadas para a criação da mascote que animará os torcedores em campo”, explica o cartunista que também é coordenador do departamento de assessoria de imprensa da Ponte Preta.

O personagem aparecerá no logo do Torcedor Camisa 10 de maneira móvel, ou seja, poderá mudar sua posição no logotipo, não estar nele às vezes ou reaparecer um pouco diferente em ocasiões especiais.

E não é só isso: quando a Ponte derrotar seus adversários, o gorila aparecerá em charges publicadas no site nas quais vence ou amedronta os mascotes dos times adversários. “A idéia da charge é brincar de maneira bem-humorada com os mascotes dos times mediante bons resultados da Ponte, mas sempre explorando o humor e nunca a agressividade nem incitando a violência”, afirma DJota.

O cartunista acrescenta que o gorila também terá flexibilidade de traço: depois de algum tempo e em ocasiões especiais, é possível que ele apareça desenhado em estilo mangá, infantil ou underground, por exemplo. “E nada impede o torcedor de fazer suas versões e mandar para a Ponte no concurso MacacArte, o que ainda pode dar a ele ingressos grátis para partidas caso seja eleito melhor pelos internautas”, finaliza DJota

Manual de Identidade Visual
A Ponte Preta também está atualizando, junto com Torcedor Camisa 10: o coração da macaca, o Manual de Identidade Visual do clube. “A idéia é promover uma padronização do logotipo, do símbolo, das cores do time para todas as mídias, evitando distorções. O logotipo, por exemplo, agora inclui oficialmente a data da fundação”, explica Amaral. Todos os órgãos de imprensa de Campinas receberão uma cópia do Manual.