São Paulo, 22 – O
Santos venceu o
São Paulo, dentro do Morumbi, por 3 a 1 e praticamente garantiu sua presença na grande final da
Copa do Brasil. Como ultimamente ninguém ganha do Peixe dentro da Vila, a expectativa para a próxima quarta feira é a de que o Santos confirme o resultado desta última quarta no segundo jogo a ser disputado no estádio santista.
Sob o comando do artilheiro Ricardo Oliveira, Santos está com vaga na final da Copa do Brasil
Foi um show de eficiência do ataque alvinegro que até não teve muitas oportunidades, mas das que teve, enfiou três para dentro do gol tricolor. Enquanto isso, o São Paulo teve maior posse de bola, teve pelo menos quatro chances claras de gol, mas seus atletas não conseguiram colocar a bola para dentro. Luis Fabiano e Alan Kardec, em especial, foram os que mais desperdiçaram oportunidades em favor do São Paulo.
Diante disso, vitória justa do time que foi mais eficiente e mais objetivo em campo. Não há como o Tricolor dar a volta por cima lá na Vila. Para tanto precisaria ganhar de 3 a 0, o que seu time não tem nenhuma condição de conseguir.
Já no outro jogo pelas semifinais da Copa do Brasil, o Fluminense ganhou do Palmeiras por 2 a 1 e saiu na frente. Só que bastará ao Verdão ganhar de 1 a 0 na Allianz Arena na próxima quarta e a vitória será sua. Aliás, eu quase aposto nisso. Acho que o Palmeiras ganha do FLu na semana que vem e disputa a grande final da Copa do Brasil com o Santos. Não acredito nem um pouco no futebol do Tricolor carioca.
C * U * R * T * A * S
* FICOU evidente no clássico do Morumbi que hoje em dia o Santos tem muito mais time do que o São Paulo. Lucas Lima, em grande forma, comanda o time, enquanto Renato, Gabigol, Ricardo Oliveira e Marquinhos fazem muito bem sua parte. É muito difícil segurar o time do competente Dorival Jr.
Doriva já está com cabeça a prêmio no São Paulo
* JÁ O SÃO PAULO de Doriva é um amontoado de jogadores, que até tocam bem a bola mas falham na hora das conclusões. Há buracos incríveis na defesa que os adversários costumam aproveitar. Doriva, por sinal, disputou três jogos como técnico do São Paulo e não conseguiu ganhar nenhum.
* HÁ QUEM DIGA QUE o atual técnico tricolor não ficar no cargo. Ele ficaria se ganhasse o titulo da Copa do Brasil. Como não vai ganhar, sua demissão é apenas questão de tempo. O futuro presidente Leco já deixou claro que tem na cabeça o nome de um outro técnico. Doriva pode sair em seguida.
* NUMA análise do time do São Paulo que enfrentou o Santos, diríamos que Lucão falhou muito. Luis Fabiano desperdiçou várias oportunidades de gol numa demonstração que já não é mais o artilheiro do passado e merece ser afastado. Alan Kardec está fora de forma e Centurión não evoluiu.
* FICA mais do que evidente que o São Paulo além de não ganhar a Copa do Brasil também não terá forças para ficar entre os quatro primeiros colocados do campeonato. Assim, seu sonho de disputar a Libertadores no ano que vem não deverá se realizar. Mais um ano perdido pelo clube.
* O PALMEIRAS teve em Zé Roberto seu principal jogador diante do Fluminense. Ele jogou muito. A defesa é que não produziu o esperado mais uma vez, mas o resultado final de 2 a 1 para o Flu permite ao Verdão ainda sonhar com vaga nas finais da Copa do Brasil. Alias, acho que ele vai conseguir.
* SÓ QUE ganhar o título já será muito para o atual time verde. O Santos está muito melhor e deverá ser dele esse titulo. Isso acontecendo, pode sobrar uma vaga para mais um clube brasileiro que, no caso, seria o quinto colocado do Brasileiro. Mas isso por enquanto é só uma suposição.
* DEPOIS dos jogos pela Copa do Brasil disputados no meio de semana, o Brasileirão volta a ter jogos sábado e domingo que vem. No sábado jogam Fluminense x Atlético Paranaense. Jogo sem favorito. O Inter recebe o Joinville e deve vencer e o Figueirense enfrenta o Santos e pode surpreender.
Gabriel, o Gabigol, está evoluindo jogo após jogo
* NO DOMINGO o Corinthians recebe o Flamengo com Guerrero e Edson Sheik. Jogo interessante. Em Itaquera o Timão leva vantagem mas pode ser surpreendido. O Vasco encara o Grêmio que é favorito. O Coritiba enfrenta o São Paulo num jogo equilibrado. Qualquer dos dois pode ganhar o jogo.
* A CHAPECOENSE que tem conseguido bons resultados encara o Avai como favorito. O Goiás que está muito mal recebe o Cruzeiro. Time de Minas tem mais chance de vitória. E em BH, o Atlético mineiro encara a Ponte Preta. Jogo muito difícil para o Galo. Macaca pode até ficar com os três pontos.
* NO MOMENTO, o G4 conta com o Corinthians em primeiro com 67 pontos, o Atlético Mineiro tem 59, o Grêmio, 55 e o Santos 49. Os quatro estão quase classificados para a Libertadores. No Z4 estão Coritiba com 33, Goiás com 31, Joinville com 30 e Vasco com 29 (tem tudo para cair).
* ATÉ agora não se sabe o que será feito de Carlos Miguel Aidar, ex-presidente do São Paulo. Há quem diga que a atual diretoria vai levantar todos os dados sobre ele e depois decidir se é o caso de afastá-lo definitivamente do quadro associativo do clube. A decisão virá no mês de novembro.
Aidar entre Leco, às esquerda, e Juvenal Juvêncio
* CONHECI Aidar quando ele se candidatou pela primeira vez à presidência do São Paulo. Advogado, bem articulado, boa imagem entre associados e conselheiros, ele não teve dificuldades em ser eleito. Foi um bom presidente. E foi o criador do famoso Clube dos 13, além de uma liga independente.
* ESSA Liga promoveu um Campeonato Brasileiro sem se preocupar com a CBF. Algo que há muito os clubes brasileiros queriam. Deu certo. Mas depois, com aval de todos, o campeonato voltou a ser organizado pela CBF. De qualquer forma foi uma inovação, e Aidar foi o cabeça daquele movimento.
* OS ANOS se passaram, Aidar envelheceu e se distanciou do São Paulo. Quase não ia ao Morumbi. Também não assistia a jogos do clube. Ficava distante, praticamente desinteressado das atividades do clube. Ainda assim, foi convidado por Juvenal Juvêncio para substituí-lo na presidência.
* ELE VOLTOU cheio de pose. E em curto espaço de tempo detonou a imagem do clube que era considerado um dos mais bem organizados do País. Mentiu em relação a real divida do clube neste momento. Criou caso com Paulo Nobre, presidente do Palmeiras que passou a ser seu inimigo mortal.
* DEPOIS ironizou o Itaquerão. Em seguida teve atrito com a diretoria do Santos. Em pouco tempo, passou a ser inimigo de todos os presidentes dos outros grandes clubes. Ficou isolado. Ainda assim, se achou o rei da cocada preta e imaginou que como presidente pudesse fazer tudo sozinho.
* NÃO respeitou o contrato com a Armour, empresa norte-americana de material esportivo. Inventou um intermediário que ganharia dezoito milhões de comissão por ter trazido a Armour para o clube. Colocou sua namorada em todos os contratos, para que ela ganhasse comissões bastante gordas.
São Paulo não pagou ao Orlando City valor de empréstimo de kaká
* DENUNCIADO, afastou a namorada que, ainda assim, continuou a dar palpite nos negócios do São Paulo. Fez um acordo com o Orlando, clube de futebol norte americano, e pouco depois não quis pagar o empréstimo de Kaká que havia feito junto àquele clube. Imagem tricolor foi para o lixo.
* CONTRATOU Juan Carlos Osorio a quem fez um monte de promessas. Não cumpriu nenhuma e ainda torpedeou o trabalho do técnico. Osorio acabou deixando o clube para dirigir a Seleção Mexicana. Para substituí-lo Aidar trouxe o ainda inexperiente Doriva, que estava na Ponte.
* PARALELAMENTE arrumou várias brigas com conselheiros do clube. A que mais repercutiu foi com o vice de futebol Ataíde, que acabou por acerta-lo com um soco que o atirou no chão num reservado do Hotel Radisson. Ataíde tentou esgana-lo e só não o fez por intervenção de outros diretores.
* PARA Ataíde, Aidar confessou que ganhava mesmo em cima de toda transação. Percentuais cada vez mais altos. Sua administração, que prometia recuperar os desmandos de Juvenal Juvêncio foi, em poucos meses, ainda pior do que a de seu antecessor. Por isso sua diretoria desmoronou.
* SOZINHO, Aidar não teve outra alternativa senão pedir demissão. Mas o estrago que ele fez ao clube não tem retorno. Ele maculou a imagem do São Paulo como clube e, como consequência, precisa ser banido do São Paulo e levado a Justiça Comum para julgamento. Aidar virou um marginal.
*EM RAZÃO de tudo o que fez em tão pouco tempo, Aidar deve ser considerado o pior presidente da história do clube. Seu pai, Henri Aidar (já morreu), que já foi presidente do São Paulo, se fosse vivo certamente estaria estarrecido com o comportamento do filho que além de tudo desonrou seu nome.
*AIDAR tem um escritório de advocacia. Os respingos desta sua ação no comando do São Paulo certamente também vai respingar sobre esse escritório. Não será surpresa se ele perder clientes e o negócio ir à falência. Seria um castigo terrível, mas, pelo que fez, Aidar merecia essa punição.
*E JÁ que falamos da administração do São Paulo, é bom não esquecer Juvenal Juvêncio, que se eternizou na presidência e transformou o clube num feudo. Ele pagava carros com motoristas para familiares e amigos, mandava colocar gasolina no filho de Laudo Natel que faturava em cima do clube.
* QUANDO Aidar assumiu, ele chegou a denunciar alguns exageros de seu antecessor. Disse inclusive que o São Paulo tinha mais de novecentos funcionários, um absurdo. Agora outros desmandos que JJ fazia sem dar satisfação à ninguém. Ele imaginava que o clube era seu e ponto final.
* JUVENAL, que eu saiba, nunca prestou contas de tudo isso. Sua gestão também mereceria uma auditoria bem séria. A venda de Lucas por 105 milhões de reais nunca foi muito bem explicada. Um monte de dinheiro que desapareceu nas contas e na contabilidade do clube. Abuso de poder.
* SERÁ que ninguém vai ver isso de perto? Vão deixar JJ livre de questionamentos? Em algum momento ele até fez uma boa gestão, mas o final dela foi desastrosa. Endividou o clube, fez empréstimos bancários com juros altíssimos e deixou de pagar atletas. Um desastre. Deviam colocar isso à limpo.
* E SE FALO de administrações de clubes devo elogiar a do Flamengo que na semana passada conseguiu pagar 190 milhões de reais de suas dívidas. Um marco na historia do clube. Em compensação, no Corinthians, alguns jogadores foram vendidos e nunca ninguém soube onde o dinheiro foi parar.
Itaquerão é um sonho realizado, mas com pesadelo garantido por 20 anos pelas suas dívidas
* MARQUINHOS, que atualmente defende o PSG, é um deles. E há na folha de pagamento, o filho de André Negão, um dos vices do clube, que com mais de vinte e quatro anos estava na folha de pagamento do clube. Agora mandaram uma revelação para o City da Inglaterra e ninguém explica porque.
* DIZEM que a dívida normal do Corinthians é de 350 milhões de reais. É mesmo? E o débito com a Oderbrecht a quem o Corinthians deve mais de um bilhão e duzentos milhões de reais pela construção do estádio, não conta? E ainda lembramos que o terreno onde está o estádio não é do clube.
* COMO percebem há muito mistério e muita mutreta nos bastidores do futebol. O clube que me parece melhor, no momento, entre os paulistas, é o Palmeiras. Paulo Nobre investiu dinheiro seu no clube e não fez como outros que “tiram dinheiro do clube”. Pagamentos no Verdão estão em dia.
* NO SANTOS há o escândalo da venda de Neymar. Até agora ninguém esclareceu a forma como o jogador deixou o Santos. Dizem que o clube deveria ter recebido muito mais, mas quem recebeu foi o pai de Neymar. Agora o Santos entrou com ação na Justiça para esclarecer o caso. Vamos aguardar.
*COMO vocês sabem, estou em São José do Rio Preto. Aqui, o América sumiu. Estádio abandonado, atividades paralisadas, nenhum dinheiro no cofre. E o que é pior. Ninguém interessado em reerguer o clube. O Rio Preto por sua vez trocou de mãos. O eterno Dallapria foi colocado prá fora da direção.
* OS NOVOS dirigentes reformularam o estádio que está bem bonito. Começaram a montar um bom time e o futuro promete. Parece que os novos dirigentes não estão pensando em si, mas no bem do clube. Muito bom. Vamos acompanhando. Num futuro daremos uma opinião mais detalhada.
* FPF conseguiu vender bem o Paulistão. Pelo menos até 2018 haverá campeonato. Só não sei se será bom para os grandes clubes. Esse campeonato é deficitário. Há clubes que prometem colocar time reserva. Em minha opinião, não vejo saída.
* NA CBF seria necessário coragem para Marco Polo Del Nero criar uma Liga como a inglesa. Bem organizada, com numero definido de clubes, com patrocínio de primeira linha, arbitragem de qualidade e um tribunal especial que julgaria os indisciplinados seguindo rigidamente as leis do jogo.
*TRIBUNAIS como os que existem agora deveriam ser fechados. Não é preciso contar com eles. Eles dão despesas e são viciados. Seus julgamentos não são parciais. Aí está o atacante Dudu, do Palmeiras, que agrediu um juiz, a tv mostrou e ele só pegou sete jogos de suspensão. Um absurdo.
* LAMENTEI profundamente a desclassificação da Portuguesa que não conseguiu atingir seu objetivo de subir para a série B. Uma pena, porque o trabalho foi bem feito. Mas que diretoria e torcida não desanimem. Que continuem na batalha. Em 2016 acredito na volta da Lusa ao Brasileirão B.
Abílio Diniz já disse que quer ajudar a reorganizar o São Paulo
* BOA NOTICIA para a torcida do São Paulo. Leco, atual e futuro presidente (ele vai ser eleito oficialmente na semana que vem) já adiantou que vai aproveitar Abílio Diniz na sua diretoria. Excelente. Diniz é multimilionário, quer ajudar o São Paulo mas não quer jogar dinheiro fora para fazer isso.
* ELE vai contratar uma empresa de auditoria para vasculhar as contas do São Paulo. Aí todos vamos ficar sabendo quanto Juvenal Juvêncio e Carlos Miguel Aidar desviaram dos cofres sãopaulinos. Diniz vai pagar caro por essa empresa, mas vai valer à pena. E ele vai colaborar também em outra área.
* SEGUNDO dizem, se Leco o prestigiar e o deixar acompanhar onde seu dinheiro estará sendo investido, Diniz vai até investir no clube e pagar parte de suas contas. Agora só falta Leco recuar e não aceitar a proposta do Diniz. Espero que ele tenha o bom senso de aceitar a ajuda deste empresário.