Piada! Santa Cruz apresenta dossiê sobre extorsão

edson 0001 250O presidente da FPF, Carlos Alberto Oliveira, confirmou também que recebeu documentação extensa do Clube do Remo e manteve contato com os presidentes do Gama e do Ceará, que também haveriam sido prejudicados pelo mesmo esquema.

Recife, PE, 19 (AFI) – Depois de ser rebaixado dentro de campo, o Santa Cruz tenta se manter no Campeonato Brasileiro da Série B no tapetão. O presidente do clube, Édson Nogueira (foto), apresentou nesta segunda-feira na Federação Pernambucana de Futebol (FPF) um dossiê com diversos e-mails em nome de Paulo Jorge Alves, “personagem” que supostamente teria tentado extorquir o clube em troca de ajuda dos árbitros.

Foram disponibilizadas à imprensa ao todo cópias de dez páginas do dossiê, uma com um comunicado da FPF sobre o assunto e as outras noves contendo os emails trocados. Neles são identificados telefones e números de contas bancárias.Segundo o vice-presidente jurídico da Federação, Evandro Carvalho, será enviada uma solicitação ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) solicitando a abertura de inquérito solicitando e a suspensão da aclamação do campeão, do vice, dos rebaixados para, posteriormente, acontecer a anulação da competição.

Ainda segundo Evandro, a FPF também entrará com um recurso perante o Ministério Público para apuração dos desvios no âmbito do código penal, já que houve crime de extorsão.Outra medida do departamento jurídico da Federação será entrar com um pedido administrativo junto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na pessoa de Ricardo Teixeira, solicitando o afastamento preventivo da comissão de arbitragem da entidade.

“A Federação irá cobrir todas as instâncias possíveis, vai instigar tanto o poder jurídico como o próprio poder administrativo da CBF, de modo a pugnar pela lisura da competição e caso seja apurada fraude ou crime que a mesma seja anulada, já que uma competição que resultou de vício não poderá gerar resultados jurídicos perfeitos. Os resultados terão que ser anulados”, falou Evandro Carvalho.

Opinião Futebol Interior
As revelações do presidente do Santa Cruz são ridículas e servem apenas para mostrar o quanto o mesmo é ingênuo. Não é de hoje que os clubes são assediados por “supostos” experts em arrumar e fabricar resultados. E não seria diferente nesta reta final da Série B. Ao invês de dossiê, o presidente do Santa Cruz deveria elaborar uma extensa lista de erros cometidos nesta temporada que culminaram com a queda do seu time para a Série C. Mas a choradeira faz parte do espetáculo.