Pesquisa revela que torcedores paulistas preferem o Paulistão à Libertadores
O estudo foi encomendado pela FPF para a Datafolha, e mapeia o perfil e preferências das pessoas que vão ao estádio
O estudo foi encomendado pela FPF para a Datafolha, e mapeia o perfil e preferências das pessoas que vão ao estádio
São Paulo, SP, 28 (AFI) – Durante o evento de lançamento da Copa Paulista, realizada nessa terça-feira na sede da Federação Paulista de Futebol em São Paulo, a entidade representada por diretor de comunicação – Bernardo Itri, aproveitou para analisar e mostrar para os presentes uma pesquisa realizada pela Datalholha que mapeia o perfil torcedor paulista. Entre elas, a preferência dos paulistanos pela Paulistão é maior do que a da Libertadores da América.
O Instituto realizou a pesquisa sob encomenda da FPF, nas rodadas finais da Série A1 e A2 do Campeonato Paulista desse ano. Foram entrevistados cerca de 1.800 torcedores dentro dos estádios, com residentes em 142 cidades paulistas.
O PERFIL
O resultado apontou que o torcedor paulista tem, em média, 38 anos de idade. Mas o fato que não mudou é que os homens ainda são ampla maioria dentro dos estádio, com 84% contra 16% de mulheres.
Desses o índice de escolaridade é de 46% de pessoas que têm ensino superior, superando a média nacional.
Outro fato que ficou claro na pesquisa é que a maioria dos torcedores vai ao estádio de carro, cerca de 65% do total, sendo que 31% vão acompanhados dos amigos, 27% vão sozinhos e 39% vão com filhos, mulher ou namorada. Já a qualidade dos confrontos foi apontada como maior atrativo no Paulistão, seguidos de qualidade das equipes, emoção da torcida e tradição.
Porém o fato mais marcante é que os torcedores paulistas preferem o Paulistão do que a Libertadores. Apesar do Campeonato Brasileiro liderar a pesquisa com 58% dos votos, o estadual vem logo atrás com 19% e a Libertadores com 17%. E segundo esse estudo, algumas atrações ajudam a puxar o interesse das pessoas para irem ao estádio como: o sorteio de prêmio, os jogos preliminares, shows antes do jogos e a venda de Cerveja.
NOTAS PARA OS ESTÁDIOS
Além disso, os torcedores atribuíram notas a vários quesitos nos estádios. Os itens banheiros e produtos alimentícios obtiveram os índices mais baixos, com nota média de 6,6 e 6,8, respectivamente. Completam a lista Conforto (7,6), Segurança no Entorno (7,9), Limpeza (8), Iluminação (8), Segurança dentro do Estádio (8,4) e Visibilidade (9).





































































































































